Alexandre,
Pois é cara, mas pra maquetes, o Maya não oferece tantos recursos e em menos de dois anos (desde que comecei a aprender a fazer maquetes) mudar de software, me levaria a aprender praticamente tudo de novo. E isso é um saco, não tenho mais tanta paciência para começar praticamente do zero de novo. Um amigo meu no trabalho dele tem um Mac Pro com dual Xeon com o Windows instalado, mas ele só usa o Photoshop e o Illustrator, então, não tenho como comparar com um aplicativo 3D que precisa de todos os núcleos renderizando.
Bruno, valeu pela resposta. Estou bem inclinado a partir para o Mac, porém um amigo meu que é técnico em informática e está testando o Windows 7, diz que o OS está rodando lisinho. Consumindo memória igual ao XP e que apesar de ser uma versão de testes quase não deu problemas, aí eu fico me perguntando, será que fico mais dois anos com a plataforma PC e se dessa vez não melhorar mesmo, parto pro Mac Pro ou mando ver agora?
Eu estou inclinado para a o PC pelo custo e as possibilidades de upgrade. Este mesmo amigo meu me disse que pode ser que o i7 tenha um desempenho parecido com o dois Xeon da geração anterior, apesar de ele achar que o Xeon ganharia pela força bruta de processamento em relação ao i7. Ele me explicou com uma comparação, para carregar 15 sacos de cimento uma F250 (i7) é tranquilo, mas para carregar 100 sacos você precisa de um caminhão (Xeon). Porém é a velha história do custo x benefício, você está fazendo uma construção ou tem uma loja de materiais de construção que precisa de um caminhão para carregar? Claro que quando sairem os Xeon Nehalem (mesma tecnologia do i7), aí não tem mais essa comparação, é Xeon na cabeça.
E sobre a placa de video, eu estou para fazer um upgrade já, daí estou pensando em pegar uma QuadroFX 1700 ou uma GTX 285 ou 295. O preço das duas se equivalem, porém tenho medo de pegar uma Quadro e ela ter desempenho inferior a uma dessas duas de gamer. E uma coisa, pelo que vi no site da Nvidia, a QuadroFX 1500 é melhor que a 1700 e isto me deixou com mais medo.