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max 2009 deve rodar no vista 64 com directx 9 ou 10?

Por: Marco Rocha  

Em: 06/11/2009 17:15

pessoal, fiquei com essa dúvida. por enquanto tá rodando com directx9, por default veio assim, mas haviam me dito que alguns recursos só funcionavam com dictx10, que era pro vista. procede esta informação? Pq tentei mudar e deu problemas de viewport e o max ficou instavel e fechou. placa de video gforce 9800
Eu já tentei rodar o Max no DirectX10 mas só deu problema também, tanto na minha GeForce quanto na minha Quadro.
tava pesquisando agora na rede, pelo que entendi o vista já vem com o dirctx10, mas se o max prefere ficar com o 9, quem sou eu pra discutir. parece que o direwctx 10 é mais pra games, pelo que entendi. deixa quieto. Pode sere que apareça alguem que diga os porques.. Sevc que manja bastante de hardware, farfud, diz isso. então to tranquilo. achei que estivesse sub utilizando o pc comprado há pouco tempo. valeu
Eu uso o Vista desde 2007 com placa que aceita DX10, porém todas as vezes que utilizei deu pau. Agora, o porque, não sei. Não vi nenhuma vantagem relevante então nem pesquisei o porque disto. Uma coisa que me falaram há uns 3 anos é que o Max tem uma das piores Viewports dos softwares 3D porque ela é praticamente igual desde a primeira versão for windows e também foi o primeiro software 3D a ser for windows. Foi bem na época que a Autodesk comprou a Alias e incorporou o Maya, estavam dizendo que eles iam fazer um software hibrido entre os dois e com as qualidades dos dois e principalmente a viewport do Maya que dizem é de excelente desempenho.
parece então que o poder economico prevalece. Acho que software é ferramenta, mas a autodesk, com sua politica monopolista, nos deixa sem muita alternativa. o assunto até perde o interesse. directx or not directx, não é esta a questão.
Essa história de que o max tem a pior viewport tem um pouco de lenda em cima, uma coisa que mudou no max 2009 é o back face cull que o max era o único que vinha marcado. Eu li sobre isso no cgtalk, que antigamente acreditava-se que eliminando as backface da viewport poderia deixa-las mais rápido, mas recentemente chegaram a conclusão que gasta-se mais processamento analisando o que é backface e o que é frontaface do que jogar todas as faces na viewport, portanto tiraram essa opção como default no max 2009 e ele teve um belo ganho de performance. Hoje em dia a performance da viewport esta parecida, quem ja testou os grandes softwares percebeu isso e o max ainda tem a vantagem do 2010 ter opção de ambient occlusion, controle de exposição, entre outros recursos que faltam em outros softwares. Sobre o tópico, os relatos são sempre os mesmos: o max roda melhor em directX 9 do que dx10, cada mudança de directX leva um tempo para os desenvolvedores explorarem ele.
Blz , Fal3DMadness. nem tudo que é mais avançado é necessariamente melhor, né? O fato da autodesk estar monopolizando o mercado a deixa na condição de pinçar o melhor de cada software adquirido para outro... só espero que surjam mais e mais concorrentes para que não se acomodem.

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