Opa Joha, td bem?
Quero discordar de vc numa coisa, quanto a AMD não ser boa para o 3D. Eu tenho aqui em meu escritorio 6 cpus AMD Phenom II x4 920 (2.8GHz) em uma MB ECS A780GM-A (que é uma MB muito boa em custo x benefício), fiz um pequeno over, elevando o clock do processador para 3.15GHz. Daí comecei a fazer os teste de render, com essa configuração ele bate por muito pouco, questão de segundos o processador intel C2Q Q9650 (3.0GHz). Agora vc compara o preço do Phenom II 920 com o C2Q Q9650, é quase o dobro do preço. Eu sempre comparo os processadores não pelo clock, memoria cache, etc... eu comparo pelo preço, se eu tiver R$ 1.500,00 pra gastar em uma cpu, qual seria mais vantagem montar, um sistema AMD ou INTEL? Procure comparar no custo benefício e não em especulações.
Só pra ter uma idéia, esse mesmo arquivo de benchmark eu passei para um amigo meu que acabou de comprar um Core i7 920 com 6GB de ram, a cpu dele renderizou esse arquivo em 10:48min.. o meu AMD Phenom fez em 13:25min e o meu C2Q Q6600 (2.4GHz @ 3.10GHz) fez em 15:30min... agora eu coloquei 2x Phenom II 920 pra renderizar pela rende usando o DR com o mesmo arquivo, o tempo já caiu para 7:45min.... agora eu pergunto, o que seria mais barato (pra renderizar), comprar um Core i7 ou 2x Phenom II. Eu te garanto que 2x Phenom II é mais barato. Agora pra trabalhar como Workstation, é claro que o Core i7 é mais rápido, não é muito não, mas digo isso na questão do render, que é a parte onde o processador é mais usado.
Não adianta dizer q a intel tem processadores muito melhores que a AMD, e tem mesmo, sendo q o preço deles são muito superiores.
Eu tenho um arquivo de benchmark que sempre uso ele pra comparar as cpus nos tempos de render, quero criar um tópico de benchmark com esse arquivo, e disponibilizar ele pro pessoal baixar e testar o tempo de render com sua cpu, e postar o resultado aqui no forum pra todo mundo avaliar as configurações das cpus usada nos teste.
Abraços.