Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
new   Belo Horizonte - MG
Colli   Maringá - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

Fabiano C S   São Caetano do Sul - SP
C. Andre   Petrolina - PE
Rafaelbn   Recife - PE
cactus.jack   Curitiba - PR - AC

Temperatura I7 930

Por: pedropasquale  

Em: 19/01/2011 06:46

Galera, hoje, por curiosidade, instalei o CPUID HARDWARE MONITOR... para checar como tava a temperatura do meu i7 e os dados me chocaram!!! Sem Render : 57º Com Render: 98º Tenho somento o cooler do processador!!!! Isso vai tirar a vida útil dele? Qual cooler eu uso, dá para manter em 50º renderizando? Abraço
É tudo uma questão de perspectiva
:00: :00: :00: :00: :00: :00: :00: :00: :00:
Ta errado sim, Pedro. O cooler deve estar mal encaixado. O ideal (segundo a intel) é chegar à no maximo 69°, porém é comum esses coolers box segurarem à 85~90° durante o render. O limite fisico dos núcleos é 100°C. E se ele está a 98°, quer dizer que o processador já está se desacelerando para não se destruir. De qualquer forma, mesmo arrumando o cooler box, recomendo pegar um bom cooler, tipo Thermaltake Frio, Coolermaster V8 ou V6, Iceage Prima Boss II.
pow, valew LG, sempre me salvando!!! Já enviei os modelos para cotar!!! Cooler de HD, Memoria etc.... é bom?
LG, Na verdade não deve estar mal encaixado, não. Tenho um Core i7 920, com cooler Box instalado corretamente e as temperaturas são parecidas com as do Pedro. Tenho mais dois amigos da área de 3D que também possuem Core i7 (modelos 950 e 960) e ambos me relataram temperaturas próximas a 55 em modo ocioso e próximas a 95 durante renderização. No entanto, o que você disse sobre trocar o cooler box por um de melhor desempenho é uma grande verdade e uma preciosa dica. Abs. Chris Rezende.
Pedro, Diante do screen que você passou, eu me preocuparia também com a temperatura interna do gabinete. As temperaturas registradas pelos sensores da placa mãe indicam que PODE estar havendo superaquecimento interno geral. Isso quer dizer que há chances de você ter problemas com memória, HD, placa de vídeo, etc. Minha sugestão é esquecer coolers de HD e memória (que nunca funcionaram para mim) e se preocupar com a refrigeração geral. Há muitas formas de diminuir a temperatura interna do gabinete, as quais basicamente se baseiam em dois conceitos: refrigeração externa e refrigeração interna. Para melhorar a refrigeração externa, opte por aparelhos de ar condicionado de consumo otimizado como os do tipo split. Para refrigeração interna, já existem gabinetes com passagem de ar dupla (horizontal e vertical). Isso quer dizer que, com um gabinete deste tipo, você poderá instalar ventiladores na parte superior e inferior além dos tradicionais ventiladores na parte frontal e traseira do mesmo. Abs, Chris Rezende.
_Oi Pedro, oi galera. _Vou dar minha raquetada aqui tb. _Geralmente, quem usa cooler Intel, não costuma tirar o substrato de massa ou manta térmica que vem pre aplicado. Mas aqui na ALFX nós costumamos retirar pelo simples fato de que a tal massa, para a nossa realidade, não funciona. _Ela "derrete" a partir de 60º, na verdade fica mais mole, e pela pressão das pinças que seguram o conjunto sobre a CPU vai se ajustando às inperfeitções das duas superfícies que precisam ficar ao máximo em contato, (base do dissipador e topo da CPU). Pois bem o problema está no fato de que até atingir tal temperatura, aqui no Brasil, que no geral a maioria não usa PCs em ambientes refrigerados, realidade esta bem diferente da Americana e de outros países, ocorre um curioso fato onde criam-se bolhas de ar entre as superfícies, não permitindo o pleno contato. _Lá fora por usar os PCs em 100% dos casos em ambientes refrigerados a tal massa térmica não chega nem a amolecer, assim, nunca vai chegar a 60º, o que pra eles é ideal! _Este assunto é recorrente nos foruns técnicos da Intel e já discutimos isso diretamente com eles, mas até chegar lá demora. _A sugestão é: _Retire o conjunto cooler, limpe-o, aplique pasta térmica com substrato de prata (o aspecto desse produto é similar ao da graxa), aplique apenas uma "pequena gota" no centro da CPU, recoloque-o e fixe-o bem. _Esse material de interface facilitará e aumentará a área de contato das duas superfícies o que facilitará a troca de energia térmica. _Usar um cooler com massa de alúmínio e alma de cobra ajuda muito, a induçaõ do cobre e a convecção do alumínio melhoram muito a performance de arrefecimento. _Todas as dicas anteriores são extremamente válidas e todas sem distinção fazem sentido. Só cabe uma correção ao LG sobre o limiar de operação das CPUs Intel, o correto é 95ºC e não 100ºC. A partir de 95ºC o recurso de proteção da CPU entra em ação para manter a CPU em funcionamento, reduzindo o clock à medida que se tenta manter o Tcase (Temperatura de operação ideal) que no caso do i7 920 é 67,9ºC. _Para comparação o Tcase do novo i7 série 2600K é 72,6ºC. ;) _Em tempo: Esses softwares de leitura de registradores, com objetivo de traduzir em ºC, nem sempre estão corretos. Sugiro procurar ferramentas oficiais da Intel e/ou vários softwares diferentes e ver a média e ainda assim desconfiar e procurar medir com termômetro ótico (laser). Já vi casos que acusar 90º e após atualização do BIOS a temperatura baixou para 45º, justamente pq a programação errada gerava um multiplicador x2 no meio do processo de marcar o registrador. Quem o lia lia certo, mas era um valor errado.
ALFX® Computadores e Serviços Ltda https://www.alfx.com.br
Olá Adriano. Prazer conhecê-lo. O que você falou sobre o composto térmico que acompanha os coolers da Intel foi, de fato, uma boa observação. Para acrescentar a sua mensagem, gostaria de mencionar a pasta térmica que utilizo nas minhas máquinas, para referência do pessoal. Ela é a Arctic Silver 5, da empresa Arctic Silver Inc. A única desvantagem dessa pasta é que ela custa um pouco caro, pelo fato de conter prata. Aqui no RJ consegue-se a 20-25 reais o tubo pequeno (literalmente pequeno). Outra observação é que no site da Artic, eles ensinam a aplicar pasta térmica de forma correta. Segue o link da seção de instrucções: http://arcticsilver.biz/instructions.htm Abs, Chris Rezende.
_Oi Chris. _A pasta é bem essa ! ;) _A "técnica" de aplicação da Artic é questionável, pois trata-se, como vc bem menciona, de um tubo pequeno. _Com tal técnica, aplica-se uma vez só um tubo todo. _Mas com uma gota central, consegue-se igual resultado final e com a possibilidade de reaplicação do material restante num segundo caso. _Nota: Material de interface em excesso atrapalha na indução. O material ao ser aplicado não deve sobrar pelas laterais da face da CPU, pois cria bolsões de excesso de pasta nas bordas, onde há guarda de calor. A pasta é apenas para aumentar a área de contato entre as superfícies, por tanto se há sobra de material, é nele que boa parte de energia térmica se acumulará. Como não há como se chegar à base para limpesa de tal excesso, recomendo a aplicação mais acomedida.
ALFX® Computadores e Serviços Ltda https://www.alfx.com.br
Então pedropasquale, um gabinete que eu te recomendo por ter uma boa refrigeração é o v4 da thermaltake, pode-se instalar até 4 collers e o local de instalação da fonte á na parte inferior do gabinete. E eu gostei do custo benefico dele. Espero ter ajudado
O mundo 3D torna realidade o q nós apenas imaginamos.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710699.

Total de membros registrados: 138174

Últimos membros registrados: miajackson11, Ronhsreseg, weeldonjacks, hypertoncaps, mosstrimdietgummies, Caman026, ChargecardChargerUKPrice, KIL.

Usuário(s) on-line na última hora: 1383, sendo 10 membro(s) e 1373 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: andreen23, Antonio, th3one, Deems, eplima16, alceu.camilo, juliocarnesecca, miajackson11, CNC, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.