_Oi Pedro, oi galera.
_Vou dar minha raquetada aqui tb.
_Geralmente, quem usa cooler Intel, não costuma tirar o substrato de massa ou manta térmica que vem pre aplicado. Mas aqui na ALFX nós costumamos retirar pelo simples fato de que a tal massa, para a nossa realidade, não funciona.
_Ela "derrete" a partir de 60º, na verdade fica mais mole, e pela pressão das pinças que seguram o conjunto sobre a CPU vai se ajustando às inperfeitções das duas superfícies que precisam ficar ao máximo em contato, (base do dissipador e topo da CPU). Pois bem o problema está no fato de que até atingir tal temperatura, aqui no Brasil, que no geral a maioria não usa PCs em ambientes refrigerados, realidade esta bem diferente da Americana e de outros países, ocorre um curioso fato onde criam-se bolhas de ar entre as superfícies, não permitindo o pleno contato.
_Lá fora por usar os PCs em 100% dos casos em ambientes refrigerados a tal massa térmica não chega nem a amolecer, assim, nunca vai chegar a 60º, o que pra eles é ideal!
_Este assunto é recorrente nos foruns técnicos da Intel e já discutimos isso diretamente com eles, mas até chegar lá demora.
_A sugestão é:
_Retire o conjunto cooler, limpe-o, aplique pasta térmica com substrato de prata (o aspecto desse produto é similar ao da graxa), aplique apenas uma "pequena gota" no centro da CPU, recoloque-o e fixe-o bem.
_Esse material de interface facilitará e aumentará a área de contato das duas superfícies o que facilitará a troca de energia térmica.
_Usar um cooler com massa de alúmínio e alma de cobra ajuda muito, a induçaõ do cobre e a convecção do alumínio melhoram muito a performance de arrefecimento.
_Todas as dicas anteriores são extremamente válidas e todas sem distinção fazem sentido. Só cabe uma correção ao LG sobre o limiar de operação das CPUs Intel, o correto é 95ºC e não 100ºC. A partir de 95ºC o recurso de proteção da CPU entra em ação para manter a CPU em funcionamento, reduzindo o clock à medida que se tenta manter o Tcase (Temperatura de operação ideal) que no caso do i7 920 é 67,9ºC.
_Para comparação o Tcase do novo i7 série 2600K é 72,6ºC. ;)
_Em tempo: Esses softwares de leitura de registradores, com objetivo de traduzir em ºC, nem sempre estão corretos. Sugiro procurar ferramentas oficiais da Intel e/ou vários softwares diferentes e ver a média e ainda assim desconfiar e procurar medir com termômetro ótico (laser). Já vi casos que acusar 90º e após atualização do BIOS a temperatura baixou para 45º, justamente pq a programação errada gerava um multiplicador x2 no meio do processo de marcar o registrador. Quem o lia lia certo, mas era um valor errado.
ALFX® Computadores e Serviços Ltda
https://www.alfx.com.br