Devo trocar a placa mãe pq esquenta de mais na renderização?

Por: Jantje76  

Em: 28/01/2011 11:58

Ae galera é o seguinte... Tentei diminuir a temperatura da minha placa mãe(P6t) de todas as formas possiveis mas não consegui... meu processador é um i7 930 com o cooler Zalman CNPS9900 NT que se mantem a 50ºc... mas a placa mãe está a 100 ºc no idle... e essa noite ficou numa media de 130ºc pq renderizei uma animação durante 8 horas usando 100% do processamento... obviamente estou preocupado com essa temperatura... vcs acham que realmente preciso trocar a placa mãe ??? Por qual dessas?? ASUS Rampage III Extreme = R$ 1,199,00(salgada) ASUS P6X58D Premium = R$ 881,00(Razoavel) ASUS P6X58D-E = R$ 764,99(Encaixa direitinho no bolso) Essas são as que tenho disponivel aqui... tem outras marcas mas nunca testei... levando em conta principalmente a temperatura e um possivel upgrade qual seria a melhor para meu sistema ??? Vale a pena fazer isso agora ou seria melhor aguardar ???
http://www.coroflot.com/jantje76
se a placa mae esta esquentando e sinal q o cooler do gabinete nao esta funcionando direito, ams, acho estranho o processador estar a 50 e a placa mae a 100, aqui geralmente quando renderizo o processador chega a 60 graus e a placa mae a 51 graus no maximo com temperatura ambiente de 38 graus.
Brute Force na minha cubeta nao!!! http://www.kornlu.blogspot.com
Concordo com o Korlu... isso é problema de circulação interna de ar.... coloca mais um cooler pra dissipar o calor, ou na lateral que deve resolver o problema. Ou senão a velha solução drástica.... tira a tampa lateral e mete um ventilador na frente! Quero ver se não resfria!
\"Os pés vão aonde o coração leva\"
Cara, muito estranho a placa estar a 100 em idle e o proc em 50. Tenho uma Rampage III com um I7 960 com um Zalman CNPS PRO e uma GTX 480 ( que esquenta pra caramba) e minha placa esta sempre entre 42 e 55. Tive um problema com uma versao da bios da placa mae que passava uma leitura errada de temperatura. Meu processador chegava a 70 em idle, o que achava impossivel, foi so atualizar a BIOS que as temperaturas voltaram ao normal. Vc tbem pode estar com algum problema no sensor da placa mae. Pode ter algo obstruindo o sensor e passando uma temperatura errada. De qualquer modo acho bem estranho essa temp na placa mae. Vale dar uma pesquisada antes de gastar para trocar. Espero ter ajudado, estou a disposicao. Abs.
Opa... meu gabinete é bem ventilado... esqueci o modelo... mas é um desses de encaixar , nada aparafuzado... e os fios todos bem organizados.... o ar fui muito bem dentro e ja tem 5 ventiladores que vieram junto com ele... mesmo aberto com o ventilador em cima baixa para 98ºc... essa minha placa já eh conhecida por ser meio quente... acho que o processador fica bem resfriado pq esse cooler Zalman CNPS9900 NT é porrada... a bios tbm esta atualiazada...
Olha realmente sua placa mãe tem fama de esquentadinha! Mais isso ñ quer dizer que esteja com defeito, analise as possíveis causas: Sua placa já tem mais de 1 ano? Vc usa ela mais de 8hs por dia? Durante seu uso ela trabalha com mais de 60% de seu desempenho, qual é o modelo de sua fonte? Qual é o modelo de seu Estabilizador ou Nobreak? Confira essas possibilidade e tire suas próprias conclusões... Caso mesmo assim queira trocar sua placa mãe pegue a Asus Rampage Iii Gene Usb 3.0 Sata3 Ddr3 2200mhz ela é muito boa e a diferença dela da irmã mais parruda dela é que ela só tem 2 slots PCi 16x quanto que a outra tem 4! Espero ter ajudado! Criticas construtivas serão bem vindas...
Opa... Ela naum tah com overclock... tem um ano agora... fica ligada em media bem mais de 8 horas por dia... se ela naum está renderizando está ingame... :)... o estabilizador não faço ideia... e deve ter mais de 10 anos... olhem só... eu vi nos reviews dela que o unico contra é o chipset cooling... então será que se eu cola-se um desses coolers para chipset com dissipador de 4x4, bem pequenos, naum resolveria ??? tentei achar alguma coisa no google mas naum achei... essa solução vai custar 15 reais...
Atualiza a BIOS que está com cara que seja exatamente isto, como roblb falou. Alguma coisa está fazendo a leitura errada do sensor da placa-mãe. 100°C para uma placa-mãe, acho que ela já tinha até queimado ou derretido, é muita temperatura. Porém se você não sabe atualizar BIOS, aconselho a levar em um técnico de qualidade e confiança para que faça para você.
Ela tah atualizada já... fiz isso assim que comprei... eu achava que era um bug mas já naum tenho certeza... os dissipadores do chipset queimam a mão... essa placa da asus tem um certificado lifespan que diz que ela pode trabalhar 5000 horas seguidas a 105ºC... então pode ser que realmente ela chegue a essa temperatura...
Mas viu se já saiu uma nova atualização, isto tem que checar uma vez por mês para que não fique desatualizado e dê erros.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710698.

Total de membros registrados: 138174

Últimos membros registrados: miajackson11, Ronhsreseg, weeldonjacks, hypertoncaps, mosstrimdietgummies, Caman026, ChargecardChargerUKPrice, KIL.

Usuário(s) on-line na última hora: 1281, sendo 9 membro(s) e 1272 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: andreen23, Antonio, Deems, eplima16, alceu.camilo, juliocarnesecca, miajackson11, CNC, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.