Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Rafael Reis   Rafael Reis - AC
arqui3dwill   Tiete-SP - SP
Gilvani   monte verde - AC
LauroVictorDesign   São Bernardo do Campo

Portfólios Ver Mais

Rafah   Rio de Janeiro - RJ
dhante   bh-mg - AC
Rtrevelin   santo andré - sp

O render pode danificar o computador?

Por: jony knoxville  

Em: 19/09/2004 23:50

Ola amigos eu gostaria de saber se o computador ficar muito tempo renderizando no 3ds isso pode diminuir a vida util ou danificar o computador? porque o CPU fica em 100% do seu uso. Obrigado desde ja.
isso é muito relativo e ao mesmo tempo verdadeiro. uma máquina de uma laboratório de informática tende a ser toda ferrada, por causa do uso constante do equipamento. todo dispositivo é assim, tem uma certa vida útil. por exemplo, uma vez mandei um email pra LG perguntando a vida útil do canhão do gravador de cd. eles me retornaram com a resposta de 25000 horas, mas isso não significa que todas as partes do aparelho tb tenham essa mesma vida útil. no caso do computador, o que pode ter a vida útil diminuída pode ser principalmente o processador se a máquina for muito utilizada em renderização, porque há casos em que a máquina só é usada pra modelar e tem depois um renderfarm que toma conta da renderização. outra coisa que pode se desgastar logo é o hd, se tiver pouca memória ram (o que é muito frequente), pois quando acabam meus míseros 256 Mb a memória virtual vem com toda sua lentidão e barulho do hd. e isso com certeza acaba com o hd muito mais rápido que o normal. então essa sua pergunta até se estende pra quem tem pouquinha memória ram. será que vale a pena nao investir em um pente de memoria que custa aí uns cento e poucos reais e aliviar a carga do hd??? porque além de vc ter um desempenho melhor, não vai ter que se preocupar tão cedo com troca de hd que não é uma peça totalmente "barata". outra coisa que também tem um desgaste até considerável em aplicações de cg ou mesmo jogos é a gpu da placa de vídeo porque a todo momento ela está calculando pontos tridimensionais pras suas viewports. só que a placa de vídeo já é ignorância tentar medir o desgaste, porque não tem como evitar. um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Oi gente, tudo bem? Eu não sei se compromete tanto assim não, eu creio que não, gostaria muito de ouvir a opnião do MP sobre esse assunto. O processador tem uma margem de segurança, trabalhar a 100 % direto não danifica em nada, a não ser que esteja em over clock, ai tudo bem, pode até dar pau, principalmente se o Cooler não for super-dimensionado. Já a HD trabalhar muito por falta de RAM eu concordo porque HD é a única peça do PC que estraga, se pegar um 286 parado a anos e ligar ele liga, só precisa trocar a HD, como ela fica escrevendo e apagando muitas vezes simulando a RAM que faltou eu acho que pode diminuir a vida útil sim. Agora o PC ficar ligado direto não tem o menor problema, eles foram feitos para isso mesmo, se não imagine os servidores de internet, estavam perdidos. A RAM também ficar lotada o tempo todo no render durante vários dias não tem o menor problema, foi feito para isso mesmo. Mas como disse no início, adoraria ouvir a opnião do MP sobre isso. Abraços
bom eu não sou perito em hardware... mas muita gente disse oque estragas as peças é o tanto que vc liga e desliga... qto mais vc ligar e desligar mais rapido vai acabar a vida util... principalmente o hd e akeles monitores lcd...
ah, isso eu tb já li por aí, o que é mais crítico para a máquina é a troca brusca de estados, por isso uma máquina que fica ligada o tempo todo pode às vezes durar mais que uma que é ligada e desligada muitas vezes. agora, o desgaste sofrido pelo processador existe, embora seja minúsculo, mas eu concordo que não danifica o processador, o dano que eu comentei é a vida útil normal do componente, que geralmente é abreviada por uso constante. um micro de escritório por exemplo eu creio que tenha chance muito menor de dar problema no processador que um micro usado em 3dsmax. essa é uma opinião pessoal, eu não tenho na verdade dados técnicos para me basear, somente quanto ao hd tenho realmente certeza do dano ser maior pelo uso da memória virtual. principalmente se a marca do hd for Fujitsu ou Western Digital :lol: Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
André, eu não sou especialista em hardware, mas acho que se o equipamento estiver trabalhando direto, mas num regime normal, dentro das especificações, o que vai acontecer logicamente é que chegará ao fim da vida útil das peças proporcionalmente ao tempo de uso. É claro que existem vários fatores que podem ajudar a conservar melhor o equipemento, como uma boa manutenção preventiva pra conferir que está tudo sempre em ordem. No caso de ficar ligado muito tempo, tem que ficar de olho no desgaste das partes mecânicas móveis, porque um cooler que para ou se solta, leva um processador junto pro caixão, mas isso pode acontecer em uma máquina que liga de vez em quando também. O negócio é que quanto mais tempo fica ligado, mais tempo fica exposto aos problemas que podem acontecer. Eu nem me ligo muito nessas coisas porque tenho mexido no equipamento constantemente, fazendo um upgrade aqui, outro ali. Mas a minha placa de vídeo que é uma velhinha TI4200 eu já desmontei o cooler e dei uma recuperada nele pra manter tudo em ordem, acho que sempre é bom dar uma geral de vez em quando pra ver a quantas anda o equipamento.
Ola pessoal lendo o assunto de vcs, que faço a manutençao de micros para um amigo meu que tem uma escola de informatica e ele tem 2 micros 1 286 e 1 386 ligados a 8 anos e funcionam bem claro o hd tem so 200mb cada um mas tao la , liga e desliga todo dias. acho que um pouco e sorte e outro e a vida util das peças mesmo. acredito que o material empregado mais antigo seja de uma melhor qualidade doque dos de hoje em dia. :D
"joao" disse: ele tem 2 micros 1 286 e 1 386 ligados a 8 anos
Cara não resisti e preciso perguntar, o que uma pessoa faz usando um 286? Sinceramente gostaria de saber qual a utilidade dele. :joiae:
"joao" disse: Ola pessoal lendo o assunto de vcs, que faço a manutençao de micros para um amigo meu que tem uma escola de informatica e ele tem 2 micros 1 286 e 1 386 ligados a 8 anos e funcionam bem claro o hd tem so 200mb cada um mas tao la , liga e desliga todo dias. acho que um pouco e sorte e outro e a vida util das peças mesmo. acredito que o material empregado mais antigo seja de uma melhor qualidade doque dos de hoje em dia. :D
Estes equipamentos mais antigos são bem mais tranquilos, não tem peças que esquentam muito ou que trabalhem em altas rpm. O mais preocupante é o hd, pelo desgaste mecânico dele.
um 286 é quase uma ollivetti :). ele usa esses micros para ensinar??? se for, o que seria, msdos com qbasic??? um amigo meu tb tinha um 286, mas era muito lento e a gente não conseguia usar pra nada. eu penso que esses micros do 286 ao 486 ainda servem pra sistemas de locadoras, recepções feitos para dos, porque aquilo é levinho, agora windows nem pensar, so o 3.11 vai rodar e ainda daquele jeito... Falou!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707640.

Total de membros registrados: 135249

Últimos membros registrados: brnuness, kellyabs, erickjapa, kadsanbva, moretzrence, Nahra026, Helgaella99, Girleide.

Usuário(s) on-line na última hora: 527, sendo 17 membro(s) e 510 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ricardo Paranhos, Gabriel.C, Reinaldo Silva, emersonforentin, Duda, brnuness, pinart, Eduardo Ramos, rodolfosantos3d, Felipe França , Celso Borttoloto, Junior, Renatto, Roberto Movanni, new, mixel.amorim, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.