rudyiasd, Overclock quer dizer você aumentar a frequencia nominal do seu processador através de alterações na setagem da BIOS da placa-mãe. É um recurso muito favorecido na série NEHALEM da Intel, assim como eram nos Pentium IV. Todos os i7 dão margem legal para trabalhar com overclock, AVISANDO que, overclock é por conta e risco de quem faz, já que oferece pequenos riscos, mas, já confirmando que os i7 (primeira e agora segunda geração) aguentam bem a elevação do clock. Exemplo: o i7 950 de 3.06 Ghz, trabalha tranquilo a 3.8Ghz a undervolt. Os novos i7 Sandy Bridge, como o i7 2600k, aguenta mais ainda Overclock, pelo que leio, atingem legal 4.5 ou mais Ghz estáveis.
O i7 980X também aceita muito bem overclock, tem 6 núcleos físicos, 12 threads e é bem robusto para socar o pau nele. Vem até com um cooler especial que já aguenta overclock, coisa que os cooler box dos i7 "comuns" não aguentam. Qualquer i7 em que vc deseje fazer OC, é desejável (recomendável, indispensável) trocar o cooler box padrão que vem com o processador e colocar um bom cooler.
Se vc tem orçamento, eu acredito que iria de 980X, que overclockado, ainda não tem pra ninguém em matéria de processador único.
Uma plataforma com o i7 2600k é muito boa também, e, mesmo overclockada chega muito perto mas não pega o 980x overclockado. Repare que precisa ter o "K" no final do 2600(K) pois a letra quer dizer que ele é destravado para overclock, pois esta segunda geração do i7 veio com bloqueio no multiplicador e no bclk, apenas a série K (2600K) é desbloqueado.
Outra solução seria usar 2 processadores Xeons novos (arquitetura Nehalem com HT) e usar em uma placa-mãe só. Estes são os campeões em desempenho de render para máquina única até agora, em renders cpu biased.
Quanto à placa de vídeo, o uso de 2 ou mais placas, só lhe será útil em renderizações via GPU, como a proporcionada pelo Iray. O problema é que é uma engine de render ainda a amadurecer, ainda não conheço alguém ou empresa que trabalhe com Iray para produção profissional.
O Ideal é você ter uma boa placa de vídeo, cuja única função profissional até o momento é acelerar a Viewport do programa, da série QUADRO, que já vem preparada com Cuda cores, quando for preciso o render via GPU, e aí então, quando se tornar mais usual usar o render via GPU, comprar mais unidades gráficas com Cuda cores e com mais memória para aguentarem este batente gpu biased.
Se $ não for limitante, uma Quadro 4000 ou 5000 seria ideal.
________________________________________
www.zuinn.com.br/andresgsoares