Eai pessoal beleza? :D
Estou montando um pc novo agora em junho, meu velho pentium 4 ja queimou toda lenha que tinha que queimar, e até agora estava usando o notebook que eu tenho aqui em casa para fazer meus 3D's, um HP pavilion, ele quebra um baita galhão e consigo fazer bons trabalhos com ele, mas estou precisando de poder de fogo de verdade pois estou começando a aprender Maya, Mudbox e UDK.
Acontece que me deparei com a duvida cruel entre as placas de video, antes de mais nada, gostaria da seriedade de todos por que andei perguntando isso em alguns foruns e comunidades, e aparentemente as unicas pessoas que respondem são garotos de 14 e 15 anos que acham que "quanto mais melhor", e acabam respondendo de uma maneira ridicula, ou os fanboys que começam a falar "pega da nvidia, gforce é melhor", mas isso é questao de opinião mesmo e eu ja tive ambas as marcas e prefiro Radeon.
Por isso estou perguntando aqui agora pq sei que todo mundo ja ta crescido, trabalha e entende bem do assunto hehehe.
Enfim, seguem as respectivas.
1-XFX Radeon HD6870 1GB GDDR5 Black Edition
2-XFX Radeon HD6950 2GB GDDR5
De cara pode parecer que a 2º é melhor devido seus 2 gb e ser um modelo mais "atual", mas a 1º é uma versão especial da HD6870 que vem com Clock de fábrica, seguem as specs (por cima) de cada.
1º
- Chipset: RADEON HD 6870
- Memória: 1 GB DDR5
- Clock de processamento: 940 MHz
- Clock de memória efetivo: 4600 MHz
- Interface de memória: 256 bit
2º
- Chipset: Radeon HD 6950
- Memória: 2gb DDR5
- Clock de processamento 800MHz
- Memory Clock 1250MHz
- Interface de memória: 256 bit
Nos detalhes mais especificos, as duas não possuem grandes diferenças, quase nenhuma aliás (shaders, open gl, direct x e etc)
Portanto, o primeiro modelo é mais rapido em clock (e tem suporte para 3D), mas a segunda possui mais memoria ram.
Andei lendo reviews de ambas, infelizmente não encontrei nenhum lugar que as compare lado a lado, mas em seus reviews especificos ambas são muito bem faladas, mas principalmente a primeira.
Vale também dizer que a diferença de preços que encontrei é minima entre elas (consigo a preço de custo a segunda de um fornecedor, então acaba ficando o mesmo preço praticamente).
Valeu galera, aguardo respostas :D