Windws 7 Ultimate x Profissional x Home Basic = tempo de render

Por: Juliano Kloss  

Em: 22/05/2012 13:13

Boa tarde,

Estava observando que o Windows profissional é bm mais otimizado que o Ultimate, em render que é notei ganho no tempo de render tbm

W7 x64 Ultimate 8:42 seg. (teste do mr da 3D1)
W7 x64 Profissional 8:06 seg.

Esse fim de semana instalei pra uma colega o Home Basic, super leve e parece aceita todos os programas, na proxima formatação do meu PC vou instala ele para testar, imagino se manter a proporção de tempo pode chegar a 7:30, um aumento aproximado de 14%...enfim nao teste o max no Windows Home Basic..

O que gostaria de saber é o realmente muda de uma versao para outra do Windows e o necessariamente importa para 3D!

Abraçao
E aeh Juliano blz!
Cara vou resumir e tentar em poucas palavras sanar essa dúvida!
Em termos de desempenho o que acontece é semelhante a seguinte analogia. Se vc tem um sistema que lhe oferece maiores interações visuais, recursos diversos, opções especiais e etc, e outro que lhe oferece recursos básicos, é claro que o sistema de maior recurso tenderá a lhe cobrar maior processamento, espaço de memória, consumo de energia e etc do que o sistema que o sistema simples.

Quando vc tem o max ou qualquer programa instalado e que necessita de recursos livres tais como: memória (gráfica, virtual, ram), processador e etc, em qual ambiente operacional ele terá melhor desempenho? Claro que no sistema que usa poucos recursos e deixa livre boa parte para o software que está solicitando.

Claro que como falei anteriormente, isso é uma forma de entender resumida.

Com relação ao 3D importa muito a questão da memória não apenas na quantidade mas principalmente sua frequência, exemplo: uma ram de 512mb ddr3 e melhor em termoas de velocidade do que uma ram de 1gb ddr2.
Outra coisa importante é a GPU, antes de ter uma placa de vídeo, vc deve levar em conta se vc quer uma para Jogos ou Render, pois muitas pessoas tendem a comprar uma placa como por ex. GTX560 e querem que ela seja ótima para render, porém a arquitetura do processador foi feita para jogos e não para 3ds max, Autocad e outros, diferentemente de uma Quadro 600 que é feita especificamente para Renders.

Claro que para ser mais específico eu teria que colocar muita informação nesse post e acho que isso não seria muito viável, mas acho que vc agora terá uma idéia melhor sobre esse assunto.

Para encerrar, vou concluir dizendo que uma boa configuração para trabalhar no max e a que utilizo no momento é:
Windows 7 64bits profissional;
4Gb de ram ddr3 1333 dual channel da Corsair
HD 1Tb Sata3
Nvidia Quadro600 da PY;
Intel Core i7 2.4ghz.

Espero te ajudado!
Nunca desista de acreditar no seu potêncial, mesmo quando as coisas parecem insistir em dar errado
Concerteza ajudou sim! pretendo na proxima formatação instala o Home Basic para ver como se comporto o max em termos de velocidade de render e nao ligo muito para os atrativos visuas do Windows 7 tanto que a maioria deles deixo desabilitados...de HardWare to com uma maquina boa, agora quero otimiza o sistema operacional para obter o melhor desempenho possivel! e se alguem ja fez esse teste seria interesante fazer esses comparativos tbm
Eu acho isso estranho pois é praticamente o mesmo windows, tanto que vc pode mudar de pro para ultimate só mudando a licença, não precisa nem reinstalar. Como foi feito o teste? Foi formatado? Rodou mais de uma vez o teste?
No meu notebook tenho o home premium mas eu duvido que ganharia desempenho usando o home basic, a diferença é mais relacionada com recursos de rede e o ultimate vc pode mudar a lingua do windows, aqui tem as diferenças:
http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows7/products/compare
Bom dia Flavio,

Sempre usava o Ultimate e o melhor tempo que conseguia foi o de 8:42 segundos isso recem formatado e depois tbm fazia testes para ver como se compportava o max ao longo do tempo... depois formatei a maquina e usei o Profissional, consegui 7:51 e depois estabilizou em 8:06... e é a terceira vez que to usando o Profissional e mantendo o tempo de 8:06 seg... tbm num sabado formatei 4 veses o pc devido um problema de rede no fim descobri q nao era o windws Ultimate nem o profissional q estava faltando e sim um drive da placa...e cada formatação o primeiro programa q instalava era o max e fazia o teste....e vi a diferença de uma versao para outra...mais acredito sim q o home basic seja mais rapido q o profissional ainda!
Tambem algo q da diferença é deixa desabilitado o aereo view economiza memorias e processamento...
Juliano eu concordo que tempo de render é muito importante mais as versões profissional (que eu uso) e Ultimate possuem vários recursos adicionais que superam muito as versões básicas o que garante maior confiabilidade. Da uma conferida no site da microsoft.
Como minha máquina tem processamento e memória de sobra (16 Gb) acho que nem interfere muito, porém com o uso diário você ter um sistema operacional muito limitado como as versões básicas é ruim, na minha opinião é claro.
Não precisa mudar de versão do Windows 7 para ter melhor desempenho, por isto que existem perfis de usuários ou melhor por isto, que existem perfis visuais que você pode configurar o que quer e o que não quer habilitado. Eu por exemplo, deixo algumas coisas do Aero, porém eu desabilito sobra sobre o ponteiro do mouse, sobra sobre menus, minimização/maximização de janelas sem animação, não aprece o conteúdo ao arrastar... essa coisas que consomem recursos. Porém o que você pode fazer é deixar o visual do windows como era na época do Windows 98. É feio, porém funciona igual, não perderá nenhum recurso pratico, só visuais. Para isto é só clicar com o botão direito do mouse na tela principal, Personalizar (Personalize), e clicar no Tema Windows Classico (Windows Classic).
Ola Gibran ja uso essas configurações nos dois Windows e foi por esse motivo q me chamou mais a atenção...
_Oi pessoal, vou meter minha colher na conversa.
_Apenas para adicionar aos comments, o grande vilão no tempo de render é a rede.
_Um sistema operacional mais burocrático rouba mais atenão da CPU que um sistema operacional mais simplista.
_Até o limite de gerenciamento de memória RAM do mais simples é isso que realmente importa e faz diferença.
_Se desabilitarem os serviços mais complexos que rodam em pano de fundo dos sistema operacionais de perfil profissional (Ultimate e Professional), estes ficarão tão \"leves\" quantos os demais.
_Por outro lado se mantiverem a conexão de rede ativa num sistema home e colocarem um render que exiga mais do que o limite máximo de memória RAM suportada pelo sistema, este se mostrará mais lento que o do sistema empresarial.
_Por tanto, não é o sistema, mas sim como vc usa o sistema, como ele está configurado.
ALFX® Computadores e Serviços Ltda https://www.alfx.com.br

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710700.

Total de membros registrados: 138180

Últimos membros registrados: Cuc43D, Lu_Skinha, 12451LRE, Farland, slimbalance, Cmichelotto, miajackson11, Ronhsreseg.

Usuário(s) on-line na última hora: 1375, sendo 23 membro(s) e 1352 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: thanhnguyenkts, juliocarnesecca, Ricardo Paranhos, claro_lima, Gabriel.C, Duda, Osvaldo Arquiteto, HALTTEMBERG, Reinaldo Silva, Le_Andro, Rodrigosouza3D, Moura, Roberto Movanni, eplima16, Geraldo Nunes, Ronaldo, Celso Borttoloto, billypaul, RAULRAMOS26, KIL, Thiago Couto, Jorge Henrique, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.