_Oi Juliano.
_Não é só quando há tráfego de rede que os serviços, à ela vinculados no sistema operacional, roubam atenção da CPU.
_Apesar de que há sim um comprometimento ainda maior quando ela está ativa, e se o dispositivo de rede for integrado à placa mãe é ainda maior. Em geral o comprometimento é de cerca de 5% da CPU para as atividades de IO.
_E é justamente isso que me refiro, um sistema operacional de menor porte digamos assim, que não tem os mesmos serviços em pano de fundo (na sua grande maioria vinculados à rede), roubando atenção da CPU como num sistema de perfil enterprise, terá mais folga de processamento.
_No seu caso comparativo, como não se sabe quais serviços estavam ativos em ambos os cenários, não podemos certificar quais eram os responsáveis, mas fique tranquilo as diferenças são estas.
ALFX® Computadores e Serviços Ltda
https://www.alfx.com.br