Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

marcoviana   teresina -PI - PI
dami   João Pessoa pb - AC
An3dre   Araras / SP - SP
J.F.Verissimo   Recife - AC

Portfólios Ver Mais

GIDEONY   SINOP MATO GROSSO - MT
Rocha   Portugal - Internacional
maykjose   Rio de janeiro - RJ
Leandro_L   Poços de Caldas - MG - MG

Escolhendo um No-Break

Por: Joha  

Em: 19/06/2012 14:17

E ai galera. Tudo certo?
Seguinte... tive um pequeno probleminha ontem que foi praticamente de doer o coração.
Eu a 3 anos atrás comprei um No-Break da SMS de 1,3Kva para deixar meu PC protegido contra as quedas de energia que na época ocorriam em um bairro de Ctba que eu morava.
Bom depois de 3 anos (mas não suficientes no meu ponto de vista de merd*) em compania dele, o mesmo começou a apresentar problemas como não dar carga nas baterias e bom, com as quedas frequentes de energia ele foi perdendo a real utilidade. Ontem demanhã teve uma pequena queda de luz no prédio em que eu moro e o pc que era pra ficar ligado o dia todo, passou desligado. Chegando a noite em casa tentei ligar o no break e ele não dava sinal de vida de jeito nenhum. Tirei ele da tomada, desconectei os cabos todos e liguei ele novamente na energia. Assim que ligou, começou a fazer um barulho estranho (motor de barco, o que realmente é estranho para um NO BREAK) e começou a soltar fumaça. Bom.... resultado.. ele foi pras cucuias! AInda bem que só ele!
Agora estou aqui pesquisando novos no breaks e tenho uma lista com 3 opções. Não entendo muito da maioria dos termos técnicos, por isso vim aqui pedir auxílio para os mais entendidos.

Pois bem, vejo que a galera fala muito bem da APC e tentei priorizar esses modelos, porém tenho alguns problemas, mas enfim..

1 - Nobreak APC BR1500G-BR 1500VA (865W) 115V/115V
http://www.atera.com.br/produto/BR1500G-BR/Nobreak+APC+BR1500G-BR+1500VA+%28865W%29+115V+115V

OBS - Floripa é 220V, então se eu não tiver um transformador, este não vai me servir para nada. Existe uma opção 220v in e 220v out, mas o padrão das tomadas diferente do nosso atual (IEC 320 C13)

2 - Nobreak APC PS2200BI, 2200VA (1360W) bivolt/115V
http://www.atera.com.br/produto/PS2200BI/Nobreak+APC+PS2200BI,+2200VA+%281360W%29+bivolt+115V

OBS - É uma opção interessante, mas um tanto quanto carinha.

3 - Nobreak SMS Net Winner Expert 1800VA (1260W), Biv/115V
http://www.atera.com.br/produto/NWE1800BIFX/Nobreak+SMS+Net+Winner+Expert+1800VA+%281260W%29,+Biv+115V

OBS - Apesar de ja ter tido uma experiência desagradável com o meu anterior de 1.3KVA, é o que melhor se encaixa nas minhas necessidades no que se refere a tensão de entrada e precinho em conta.

Bom, a questão é... tirando qq opinião minha, alguém pode me recomendar algum deles ou outro realmente BOM?

Agradeço desde já!
precisa de tanto assim? que maquina vc usa?

Diego, se vc levar em consideração que o fator de potência varia de 0,5 a 0,7, um No Break de 1,3Kva, tem no mínimo a potência de 650W e no máximo de 910W, isso não é muito para um PC como os nossos para 3D. A minha fonte é de PFC ativo 600W, mas sei que quando ligada, ela puxa muito mais que isso no primeiro momento para carregar seus componentes, como se fosse um teste de estresse, e isso acaba puxando do no break. Fora que serão ligados tb, os monitores (2 que somam ai quase 70W) , mais o conjunto de som que segundo consta tem potência total de 360w (sim, muito, mas 120V e 3A, o resultado do consumo da mesmo 360W) faz com que a gente acabe precisando sempre daquela forcinha a mais.
eu descordo, ms blza.
Eu tenho uma fonte de 800w reais e meu no-break tem 1300VA, toda vez que eu vou renderizar eu tenho que desconectar meu monitor de 23\" dele e deixar só o PC para ele não apitar por sobrecarga. Acho que o rendimento dos no-breaks é muito ruim, eles são caros mas muito necessários, porque se meu PC queimar eu tenho um prejuízo alto.
Fernando, concordo ctgo! Na real assim, só pra deixar claro... hoje em dia as fontes boas (sem querer citar modelos), em geral tem PFC ativo, e uma das caracteristicas dela, é poder funcionar desde dos 80V até uns 260V (esse valor varia de fonte pra fonte, de diferentes marcas). Ou seja, se vc conectar ela na tomada direto, blza! Não tem problema nenhum, ela vai funcionar tranquilamente. E sem contar que algumas fontes, aguentam picos altos sem queimar, pois oferecem proteção. O no-break está inserido no nosso cotidiano, única e exclusivamente para fazer algo que nossas fontes ainda não fazem: guardar energia para caso haja uma queda no fonercimento da mesma. O No-Break (pelo menos esses mais comuns, inclusive nossos SMS e APC de 600va até 1.8kva e um pouco mais) não tem essa qualidade das fontes e isso acaba sendo um pouco prejudicial (mesmo nossas fontes suportando as variações de tensão.. não vou me aprofundar muito nesse assunto, pois eu não o domino tão bem quanto eu gostaria de dominar (más recordações nas aulas de física rolando agora hehehehe).
Mas o caso é que ele nos salva quando falta luz, e isso é o importante.
Mas andei lendo e notei que a melhor coisa para mim é ter um no break de 1800va no mínimo para meu PC e para um monitor, e um estabilizador para o resto dos componentes.
Tudo depende da necessidade do usuário.

Se o objetivo é proteger os equipamentos (computador, monitor, impressora, etc.), o mais recomendado é usar um bom filtro de linha. No caso do computador, o filtro de linha serve como uma proteção adicional para o sistema de proteção da maioria das fontes reais, chamado de PFC Ativo. Então um motivo para se usar filtro de linha é que, no caso de um surto de tensão, o primeiro a ser afetado é o fusível do filtro e não a fonte. Outro motivo é que os monitores e impressoras não tem nenhum sistema de proteção contra surtos. Dessa forma, o filtro seria a única proteção para esses equipamentos.

O objetivo primário dos no-breaks não é proteger os equipamentos e sim oferecer uma reserva de energia elétrica no caso de queda de energia, seja provocada por um apagão (blackout) ou por uma redução de carga de voltagem (brownout). Sendo assim, os no-breaks só são realmente indicados para locais onde há quedas de energia frequentes. Pelo fato de os no-breaks também virem equipados com todos os aparatos de um filtro de linha, eles também fornecem proteção aos equipamentos como função secundária.

Um bom filtro de linha custa em torno de 30 a 100 reais e vai oferecer toda a proteção que o usuário precisa. Já um no-break custa em torno de 300 a 1000 reais e vai oferer proteção e, ainda, uma reserva de energia através de suas baterias. Considerando isso, não faz muito sentido gastar cerca de 10 vezes mais em um no-break se não existir a real necessidade da reserva de energia. Aqui onde moro, por exemplo, dificilmente falta energia elétrica, então eu venho usando um bom filtro e nunca tive dor de cabeça com relação a isso.
EU IRIA APENAS DO FILTRO DE LINHA, COMPREI UM DA CLONE E ESTOU MUITO SATISFEITO E CUSTOU 29 REIAS
Juliano Kloss, realmente acho que o ideal seria realmente um filtro de linha bom. O meu problema na real diz respeito a um PS3 e um som da Logitech. Ambos são 115V, então infelizmente (floripa onde moro é tudo 220V) eu necessito ainda desses pré históricos estabilizadores. Mas sim, realmente um bom filtro de linha é muito bem vindo, como vc falou ele é o primeiro a tomar bronca caso ocorra algo na rede elétrica. Levando em consideração tb que a maioria das fontes novas, possui o fusível soldado na placa e não como antigamente, que era encaixado.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710700.

Total de membros registrados: 138180

Últimos membros registrados: Cuc43D, Lu_Skinha, 12451LRE, Farland, slimbalance, Cmichelotto, miajackson11, Ronhsreseg.

Usuário(s) on-line na última hora: 1413, sendo 23 membro(s) e 1390 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: thanhnguyenkts, juliocarnesecca, Ricardo Paranhos, claro_lima, Eber.Silva, rafaelgmarotta, alceu.camilo, HALTTEMBERG, Reinaldo Silva, Lu_Skinha, Rodrigosouza3D, Moura, Fabrício, Roberto Movanni, eplima16, Geraldo Nunes, Ronaldo, Celso Borttoloto, billypaul, RAULRAMOS26, KIL, Thiago Couto, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.