Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Renato   Sao Paulo - SP
alej0   Colombia
An3dre   Araras / SP - SP
clebercmds   Timbó - SC - SC
Ale   Joinville SC - AC

Portfólios Ver Mais

Tina.m   Sao Paulo - AC
PETRAGLIA   florianópolis-sc - AC
wallace   Rio de janeiro
cjoe   Portugal - Internacional

Saber Exatamento uso de Memória da GPU pelo Iray

Por: Dudamel  

Em: 11/07/2012 18:37

Boa tarde a todos.

Fiquei muito tempo sem acompanhar a 3d1 em virtude de trabalho (não trabalho atualmente diretamento com CG).
Recentemente voltei a estudar um pouco o Max, versão 2012, pois o último em que eu usava esporadicamente era o 2009, para começar a estudar também o Iray, visto que sempre usei o Mental Ray, já trabalhei com ele também - cheguei a usar, na época, os recursos de Importons + Irradiance Map ocultos no MR de então.

Estou com uma dúvida que, pesquisando, não consegui sanar direito.

Como fazemos para saber exatamente se o Iray está usando o processamento da GPU em uma renderização, ou se a memória usada já extrapolou a disponível na GPU, e o processamento do Iray já caiu todo para o Processador?

Como saber qual é a memória usada em \"Idle\" da GPU, caso estejamos usando uma única GPU, a fim de saber qual seria a memória exata que sobra, na prática, limite para que a cena renderize toda na gpu?

Não sei se é no Task Manager do Windows, já li sobre o software EVGA Precision, já usei o After Burner (tenho uma GTX 460), mas o consumo de memória indicado no Afterburner parece irreal: 150mb em Idle, e, em qualquer renderizaçãozinha minúscula numa cena (teapot sobre um plane no Iray) o consumo de memória da gpu no Afterbuner é acusado em 1800Mb (!).

Bom, é isso, precisava saber, aproximadamente, até quanto uma determinada cena aguentaria ser renderizada por uma gpu gtx460 (1 GB de memória), apenas pela GPU, sem cair toda no processamento via CPU, que é mto lento para o Iray.

Estou precisando de parâmetros, e não consigo boas repostas para isso. O que já vi até agora, é que qualquer cena simples, em alta resolução no iray (acima de 1800px), o consumo já sobe bem, para mais de 1Gb, pelo menos pelo que é informado no Render Dialog.
Aliás, pelo Render dialog, qualquer cena bem simples já começa com consumo próximo de 1Gb em baixa resolução - o que,a princípio, me parece complicado para uma placa de 1gb.

Abs!

www.zuinn.com.br/andresgsoares
Eu mal testei ele e ja desisiti, mais vou acompanhar para conhecer melhor esse novo metodo de render
Bom, eu acho que quando poe a imagem para renderizar aparece naquela janela do render quanto de memória que está sendo usada. Se realmente for aquilo a nossa placa de 1 Gb não irá renderizar praticamente nada no Iray.

A última cena que renderizei tava consumindo uma média de 4 Gb, ou seja, eu teria que ter uma Quadro 6000 para rodá-la no iray e olha que nem era uma cena grande.

Eu só não sei se quando passa a memória da placa se exibe algum aviso dizendo que é o processador que está atuando (muito mais lento). Eu não consegui achar.
Agora, que o iray é bem rápido isso é certeza. Eu queria muito poder usá-lo mais.
cara usa o evga precision la mostra tudo da sua gpu qt de memoria ta usando a temperatura e o processamento da gpu e muito mais, a versaum q eu estou usando naum e a atual talvez seja uma pouco diferente a interface e os recursos da nova versaum, para vc ter certeza q esta renderizando via gpu basta o olhar o gpu usage q estiver 0 ou proximop disso naum esta usando a gpu no meu caso qd renderizo fica ocilando entre 99% e 90%
portfólio: http://www.behance.net/rene123
Então, será que o EVGA Precision não traz o mesmo tipo de resultado que o Afterburner? Ele acusa um uso residual em Idle, e quando começa um render via iray, qualquer que seja o tamanho da cena, ele já explode lá no alto, passando de 2Gb? No Afterburner, ele acusava uso de 1800mb da minha vga em qualquer cena pequena em baixa resolução - detalhe que a minha placa tem 1Gb apenas de memória gddr5 dedicada.

A outra questão é se este EVGA Precision é compatível com outras placas que não da EVGA, pois a minha não é da EVGA (é NVIDIA).

Outra questão a ser levantada é que me parece que mesmo em cenas menores, que cabem dentro da memória da GPU, o processador não é isento de processamento, ele sempre fica oscilando lá em cima o uso. Só mesmo se for retirado manualmente na caixa de diálogo de Hardware do iray (a que veio com o subscription no 2012 e está presente no 2013).

Boas Dudamel tudo bem? eu utilizo uns aplicativos da taskbar do win 7 mesmo, deixo aqui uma imagem do meu ambiente de trabalho para você ver, eu também utilizava o afterburner mas depois de descobrir estes aplicativos fiquei fã, pode configurar igual à barra de tarefas para esconder automaticamente, depois é só encostar o rato no lado esquerdo que eles aparecem inclusive enquanto faz um render.
Boas, Freenando. Muito legal este gadget da Nvidia do seu taskbar. Pelo que parece, ele deve trazer informações do uso da GPU, certo?
Vou procurar e fazer o download destes gadgets para o desktop e ver se ajudam, pelo menos, a saber o uso em tempo real da GPU.
Obrigado.

Deixo aqui o link Dudamel, Abraço.

http://addgadgets.com/
cara eu cacho q e bem preciso ja renderizei varias cenas com minha placa e ela tem 1250 mb de memoria marca dois pq o windows diz q tem jeito depor um memoria tipo virtual sei la como funciona isso, e a minha placa naum e evga entaum creio q funciona com todas c vc repara esta usando apenas 63 mb da minha placa de video isso pq eu estou sem o windows areo se por ele ja sobe para uns cento e pouco so de abrir o max 2012 ja vai para uns 119 ja o max 2013 vai para uns 290, ja fiz varios testes com minhas cenas aumentado de pouquinho e pouquinho ate chegar a quantidade maxima de memoria da placa entaum eu creio q ele funcione muito bem
portfólio: http://www.behance.net/rene123

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710700.

Total de membros registrados: 138180

Últimos membros registrados: Cuc43D, Lu_Skinha, 12451LRE, Farland, slimbalance, Cmichelotto, miajackson11, Ronhsreseg.

Usuário(s) on-line na última hora: 1455, sendo 24 membro(s) e 1431 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: thanhnguyenkts, juliocarnesecca, Ricardo Paranhos, claro_lima, Henrique Ribeiro, Gabriel.C, Duda, Osvaldo Arquiteto, HALTTEMBERG, Reinaldo Silva, Le_Andro, Rodrigosouza3D, Moura, Augusto Peixoto, Geraldo Nunes, Ronaldo, gago, Lucas Reis, Celso Borttoloto, billypaul, KIL, Thiago Couto, Jorge Henrique, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.