É melhor começar a desmistificar algumas coisas sobre essa história de Quadro x GeForce.
Quadro são placas com hardware, sistema de refrigeração, conectores, tudo certificado diretamente pela Nvidia, fora o driver que é bem trabalhado para sempre oferecer o melhor desempenho. Já as GeForce a Nvidia só fornece a GPU, já o sistema de refrigeração, conectores, essas coisas, a arquitetura da placa de video é definida pelo fabricante. Por isto tem placas GTX da MSI, Asus, XFX, Zogis, eVga, etc... eles mesmo desenvolvem essas partes, algumas vem com overclock de fábrica e sistema de refrigeração superdimensionado, porém a durabilidade não é tanta quanto uma Quadro.
E quanto a velocidade, aí é relativo, depende muito do que se está fazendo e da quantidade de memória. Por exemplo, uma GTX680 tem 3GB de memória, portanto ela aguenta uma cena muito maior do que uma Quadro 2000 que só tem 1GB ou ainda uma Quadro 4000 que tem 2GB. Porém coloque essa GTX contra a Quadro 6000 aí o pau vai ser grande se a cena extrapolar os 3GB de memória, já que a Quadro tem 6GB de memória. E outra se suas cenas forem muito grandes, e ultrapassarem esses 3GB, pode ter certeza, que o Iray irá usar o processador e não a placa de video para renderizar, bem como o Vray RT, tornando o render super lento, mais lento do que pelo Mental Ray. Por enquanto o que vale para uma placa de video é a quantidade de memória e não seus CUDA Cores.
Por isto que o Adriano Leal pediu qual a utilização, se for só para modelagem, e renders pelo Mental Ray, VRay, Maxwell, etc, o melhor mesmo é a Quadro que te dará um suporte muito maior e uma fluidez de trabalho excepcional em relação a uma GTX. Já se quer só para render, e devido ao alto custo de uma Quadro, não tem opção melhor que uma GTX.
Entretanto poucos sabem que dá para usar as duas placas juntas e você controla quem entra e quem sai da brincadeira, pelo painel de controle da Nvidia. Os únicos requisitos essenciais e imprescindíveis são a placa de video com dois slots PCIe de 16x, um gabinete grande, uma boa refrigeração interna e, principalmente, uma fonte ótima de 900W ou mais.