Vou ficar com a segunda pelo seguinte: Eu tenho um PC aqui em casa que estava usando na esperança de alguns render\'s e principalmente para estudo do 3D Studio Max, ele tem um core i3 2100 3.10 GHZ, nada de placa de vídeo e 4 Gb de ram ddr2 de 800Mhz se não me engano, e os render\'s são uma \"b os**\", demoram muito, mas a viewport não me da muitos problemas, afinal, em object properties tem a opção display as box, que faz com que só apareça o contorno de uma caixa que envolve o objeto, então uma quadro 4000 seria ideal, porque ia dar um grande up na Viewport e não ia ter muito aquecimento, barulho, gasto de energia etc. e teria a placa por mais tempo, e vi por muitos lugares e aqui no site que render é pelo CPU mesmo e GPU pode esquecer, imaginava que GPU era speed mesmo, mas pelo que vi não é, talvez porque poucas pessoas usem.Minha real intenção é acelerar e muito a velocidade render mas pelo que vejo não há muitas explicações por aqui, freenando valew pelo apoio cara, segui seu concelho e contatei o Adriano Leal e pedi que ele me desse uma luz, mas parece que ele não se interessou muito (não respondeu ainda). Vou fazer o seguinte vou comprar esse PC da segunda opção e vou fazer um Review para quem tem duvida por aqui... brigado a todos
Abração[;)][:)]