Oi Enzo, tudo bem?
Computadores bi-processados são chamados de Dual, a placa mãe tem que ser própria para isso, com dois Slots para acoplar os processadores, e os processadores também tem que ser próprios para isso se for AMD.
Como todo mundo sabe, eu não entendo nada de hardware, se falar alguma besteira, o pessoal que manja me corrige depois.
Pelo que eu saiba, os processadores da Intel pode ser usado como mono ou Dual, mas da AMD não, tem que ser os MP (Multi-Processor). Pois os comuns são os XP.
Existem diversas marcas de placa que aceitam Dual, você pode entrar no site do fabricante que prefere e ver se ele tem uma placa desse tipo.
Agora o lance de os designers preferirem Athlon do que AMD, isso é muito relativo, acho que pesa mais o custo, já que o Athlon é mais barato e vai ter o mesmo desempenho que o Intel.
Mas se for montar um super PC mesmo, para uma produtora de vídeo, para exigir mesmo da máquina, vai prefeir montar um Dual Xenon, porque é muito superior aos Pentium e aos Athlon. Tanto que nunca vi Athlon em produtoras decentes, sempre é Xeon.
Ai se fosse partir para AMD teria que usar o Opteron, que é 64 bits mas não tem Windows de 64 bits decente ainda, os programas também não, então seria um desperdício.
Se deseja um sistema de 64 bits, ai sim, é melhor a linha da AMD, porque é muito, muito, muito mais barata do que a linha Itanium da Intel, também de 64 bits.
Lembre de colocar pelo menos 2 GB de RAM, porque não adianta ter um dual Xenon com 512 MB de RAM.
E uma puta placa de vídeo, não precisa ser uma quadro, que seria disparadamente a melhor opção, mas pode ser uma GForce da linha 6000.
Prefira a linha da Nvidia do que a linha da ATI para CG.
E sobre o que o Roger disse de renderização, concordo plenamente com ele, isso que estamos falando é um PC bom para trabalhar, porque para renderizar não existe um PC bom e vai levar décadas ainda para sair um, só usando diversos PCs bons em rede, neste caso é mais barato comprar um monte de PC e colocar em rede do que um Boxx ou um Render Cube, máquinas assim já prontas são uma nota, claro que são melhores, mas para iniciar você pode montar seu renderfarm ai com peças da melhor qualidade e dos melhores fabricantes.
Abraços