Olá pessoal!
Acho esse assunto de extrema relevância principalmente para nossa área, onde costumamos passar horas em frente ao computador. Nossa relação com os dispositivos de entrada (mouse, teclado, tablet, etc...) causa um grande impacto no conforto e agilidade na hora de trabalhar, o que afeta diretamente a qualidade do nosso trabalho. Ainda que o usuário spanker já tenha feito a compra do mouse, acho interessante deixar aqui a minha contribuição.
Na hora de escolher um mouse, é importante considerar os seguintes aspectos.
Resolução (DPI):
A resolução do sensor do mouse só deve ser uma real preocupação caso o uso seja voltado para games. Em muitos jogos (tiro em primeira pessoa, por exemplo), é necessário trocar rapidamente de resolução para que o jogador possa se adaptar melhor às condições do jogo. Nesse caso, o ideal é investir em um mouse com sensor de alta resolução (4800 DPI, 5600 DPI, 6400 DPI), pois dessa forma o usuário terá a possibilidade de criar presets de resolução que poderão ser alternados durante o jogo.
Tipos de feixe de luz:
Os mais comuns são LED, infra-vermelho e laser. Existem tecnologias patenteadas por empresas que visam melhorar a aplicação dos feixes de luz nos mouses. Um exemplo disso é a tecnologia BlueTrack da Microsoft. Atualmente os mouses com feixe de laser são divulgados como sendo mais precisos e capazes de ser usados em superfícies com muito brilho, devido ao seu índice de reflexão/refração do laser. Um mouse com feixe de laser seria mais indicado para quem não usa mouse pad ou para quem pretende usá-lo em diferentes superfícies. Alguns mouses possuem feixe duplo, para uma maior precisão.
Ergonomia e Mouse Grip:
Além da resolução e dos tipos de feixe de luz, há também um atributo conhecido como \"mouse grip\" (ou só \"grip\"). Esse termo denota como o usuário segura o mouse. Existem basicamente três tipos de grip: palm, claw e fingertip. No palm, a palma da mão fica em repouso sobre o corpo de mouse e os dedos ficam esticados em repouso sobre os botões. No claw, a palma da mão fica em repouso sobre o corpo de mouse mas os dedos ficam flexionados de forma que os cliques são realizados com a ponta dos dedos. No fingertip, o usuário segura o mouse com as pontas dos dedos e mantém o braço praticamente imóvel, movimentando somente a mão e os dedos. Cada mouse de nível intermediário/avançado é projetado para um desses três tipos de grip. Já os fabricantes dos famosos \"mouses de 10 reais\" evidentemente não têm essa preocupação. É importante saber qual é o tipo de grip para que se possa escolher o tipo adequado de mouse.
Tamanho e peso:
Existe uma relação coerente entre o tamanho e o grip dos mouses. Mouses do tipo palm grip em geral são grandes. Alguns exemplos são Logitech G400/G500/G700, SteelSeries Ikari, Razer DeathAdder, Razer Imperator. Mouses do tipo claw grip em geral são de tamanho médio. Alguns exemplos são Logitech G100, SteelSeries Sensei, Razer Krait, Razer Taipan. Mouses do tipo fingertip em geral são pequenos. Alguns exemplos são SteelSeries Kinzu, SteelSeries Kana, Razer Abyssus, Razer Naga. O peso de alguns mouses pode ser regulado com pequenos blocos de metal inseridos no mouse. Alguns exemplos são Microsoft Sidewinder Mouse, Logitech G500, CM Storm Sentinel Advance.
obs. A figura a seguir ilustra bem os três tipos de grip.
http://bluetoothmousedeals.com/wp-content/uploads/2013/04/Bluetooth-mouse-deals-palmclaw-and-fingertip-grip.png