Olá lipim, td bem?
Então, essa nova geração dos i7 LGA 2011-e, me parecem ser muito promissor.
Se o seu trabalho exigir muito de renderização e vc precisa muito disso, eu acho que vale a pena sim, principalmente o modelo que vc citou que é um 5820k. Seria o hexa-core mais barato da linha intel, e particularmente (eu acho) o desempenho será bem próximo do seu \"irmão\" mais velho, o 5930k que também é um hexa-core e está bem mais caro.
Agora se não faz tanto uso de render, digo, diariamente o quase todo dia está renderizando alguma imagem, talvez inicialmente não justificará fazer esse investimento a mais, já que analisando essa nova arquitetura, vc irá gastar bem mais que o planejado.
Seu gasto será bem maior que essa diferença inicial de 1 mil que vc disse, isso porque esses processadores LGA 2011 não vem junto o cooler, então vc vai ter que incluir um cooler bom para o processador, já que esse processador consome um pouco mais energia que os i7 LGA 1150 e provavelmente esquentará mais também. Além do mais, essas placas-mães só serão compatíveis com as novas memórias DDR4, que também nesse momento não estão num preço muito acessível.
Acredito que essa diferença de valor, ficará próxima dos 2 mil, agora é vc quem vai ter que analisar se realmente compensa esse investimento.