Lembre-se que a placa de video não vai influenciar no render que não seja de GPU..
(ou apenas algumas coisas e apenas em alguns renderizadores, por exemplo o MentalRay fazer o ambient occlusion na gpu, etc.., mas no geral os renderizadores classicos são puramente ou 99% CPU mesmo, etc..)..
Pra render em GPU (tipo o Iray ou o Vray-RT) vai ser questão de cuda-cores e memória.. O ideal é que o render \'caiba\' na memória então é bom q a placa tenha 3 ou mais giga de memória no basico..
A placa de video influencia em questões de grafico interativo (por exemplo a sua viewport, se vc tem uma cena pesada ou com bilhoes de particulas, se vc tiver uma placa de video excelente vai ser de boa, sem uma placa de video uma cena com 3 milhoes de polys já começaria a gerar legs bastante ruins mesmo...).. Ou seja, uma placa tipicamente de games vai ajudar bastante numa questão logistica do trampo, q é de dar um suporte pra parte mais de criação mesmo.. E vai ajudar no \'calculo\', na medida do possível..
Eu não sei pq as quadros estão tão caras assim no Brasil... Não deveria ser esse preço aí n... A quadro q o pessoal considera como a \'padrão\' hoje em dia é a 4200.. No exterior sai por 700 dolares, aqui eu nem imagino, mas deve ser como 7mil reais.. Memória ram é quase a mesma coisa.. Se vc tiver um amigo ou uma \'conexão\' no exterior, ou alguem q vai viajar pro exterior, pede pra comprar pra vc uma placa mais robusta da Nvidia, c vai ver q n vai saír 1000 dolares..
Mas, se é pra render e apenas pra render ou se vc faz algum tipo de simulação ou etc.. O que eu recomendaria seria uma placa exclusiva de calculo, que é praticamente o conceito puro de processamento paralelo.. Eu, querendo poder renderizar em GPU, pesquisei um tanto e tal, e até por uma questão de custo e por gostar do conceito de processamento paralelo, comprei uma Tesla.. A Tesla é mais barata principalmente as que não tem saída de vídeo.. E as Teslas geralmente tem configurações \'brutais\' em comparação com as outras (até por não ter as saídas de video) por exemplo a minha tem 6 giga de ram e bate mais de 1.4 teraflop o q é bastante expressivo.. É o tipo que eu recomendaria pra render de fato.. Mas é uma placa exclusiva pra isso mesmo, e pra outras coisas, como simulações feitas em supercomputador como simulações de dinamica molecular, previsões de estatísticas economicas, e calculações junto com maquinas específicas que fazem os caras acharem petroleo e gas debaixo da terra (e eu nem imagino como isso seria feito na gpu XDDD)..
No caso, usando uma placa do tipo da Tesla, alem de vc poder usar mais do que uma no mesmo computador sem problema (a não ser ter q por uma fonte mais forte) vc renderiza em tempo real por exemplo numa active-shade ou production como se não estivesse fazendo nada com o computador (aquele render vai ser processado apenas e inteiro, na GPU).. Ao contrario do que tendo apenas uma placa de video e renderizando com ela, vc experimentaria legs se tivesse fazendo outra coisa.. Mas uma placa do tipo da Tesla (de processamento parelelo \'puro\') não vai ajudar em viewport e não vai influenciar games (q não foram projetados pra usar GPU e cudas..)...
Pra usar aquela viewport \'realistic\' de uma maneira galante e sem legs o que eu recomendaria seria uma dessas placas de game fortes (as de gamers ou as quadro).. Pra render gpu exclusivamente uma placa de calculos (acho q só tem as Teslas). O \'ideal\' seria uma placa de cada, aí fica o \'maximus\' (conceito da nvidia)...
Eu queria uma quadrinho mas vou pegar uma dessa de games mes que vem.. Aí a quadrinho deixo pra próxima.. talvez XDD..
@edit: Eu não recomendo nada da Gigabyte :(...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..