Então.. eu acho q o forte mesmo é pra produtos e estudos de material, etc... Mas por exemplo, usando os render gpu via CUDA, caso vc tenha uma quadro junto, vai usar os cuda dos 2 (os pequenos processadores, ou pondo melhor, vai usar o processamento paralelo de ambas)..
Digo forte pq com essa teslinha q eu tô essa questão é praticamente instantânea pra um aviãozinho ou peças de audio (bem o esquema de \'produtos\' ,etc..), literalmente num piscar de olhos e com materiais até q fortes.. mas eu tbm francamente nunca testei com uma cena de arquitetura... Já ví gente fazendo com RT, mas foi com quadros (a tesla nesse caso seria um tanto mais rapida), acho q pra arquitetura deve compensar sim...
Eu tinha pegado uma tesla mais antiga antes, com um pessoal de matemática q tinha muitas e tava vendendo (e não usam pra render mas sim pra simulações em \'super\' computadores), e agora to com essa m2090 q gostei bastante :)..
Eu sempre \'frito\' os meus pc\'s :c... Eu devia ter varios templos, varias cenas de interiores mesmo, e alguns prediozinhos estilo \'flyer\'.. Mas sempre frito meu micrinho :c.. Falar pra vc q agora mesmo pus uma ventoínha aqui e sentí um cheiro de coisa queimada agora (mas acho q n é a ventoínha n.. se fosse instalada no lugar errado imagino q ela nem funcionaria.. XDD (mas rezo pra q n seja nada do micrinho X0)... Então.. se vc tiver uma cena (de preferencia com materiais de mapas procedurais (pra n ter q redirecionar texturas)) aí relativamente complexa, upa pra algum lugar aí eu dou uma testada aqui pra gente tirar essa duvida tbm.. n se preocupa q n vou fazer uso comercial da sua cena, só vou calcular o tempo e postar aqui pra gente fazer esse estudo e tirar essa base aí..
Mas, no geral, o RT tá mais pra questão de preview mesmo, pq não vai pegar uma série de efeitos, como por exemplo volume fog, etc.. e das ultimas vezes q eu ví o bump n pegava bem.. Mas isso sei q dá pra configurar.. O RT tem umas chatices de configurar justamente pq creio q hoje em dia esteja numa transição mesmo e ainda numa evolução bastante constante e rapida (imagino q as teslas vão subir bastante de preço quando os renders gpu estiverem mais plenamente desenvolvidos)
Aí por exemplo, dizer q \'seria melhor\' ou \'sempre mais adequado ou apropriado\', acho também uma \"questão de PODER\" tbm xd.. Se vc tiver 2 teslas e 1 quadro, provavel q vc usaria o RT pra render de produção tbm e de uma maneira extremamente confortavel.. Ou até 1 teslinha só.. é q as configurações e a propria maneira q o render se produz é diferente.. Por exemplo depois de um determinado numero de iterations (cada vez q a imagem fica menos embaçada é 1 iteration, etc..) vai ser humanamente impossível notar qualquer diferença, e pra chegar nesse ponto as vezes é mais rapido ou menos do q vc imagina.. Assim como no render padrão, os render gpu tem umas questões de configuração tbm.. (tipo vc conseguir fazer uma imagem muito boa em 1 minuto, ou a mesmissima imagem em 5 minutos e podendo usar seu micro como aquecedor no inverno hehehe (teslas são famosas por rodarem quente, mas elas aguentam um calor tbm.. (mas eu gosto q rodem geladinhas por isso o fan q eu comentei antes hehe..))..(imagina q, o Vray, o VrayRT, e o VrayRT-GPU são renderizadores bastante diferentes, uns dos outros)
Dizem q o Cycles é excelente ou um dos melhores pra render gpu, pq ele foi meio q concebido nesse paradigma.. Aí n sei teria q testar pra saber tbm, etc..
@edit: Mas, realmente, na primeira vez q eu comprei a teslinha (n lembro o nome da primeira mas n era mto forte n tipo só tinha 3 gb de ram coisa assim e n dava nem 1 teraflop..) foi uma vez q eu tinha visto por aqui alguem comentando q \'tesla\' seria pra renderfarm, etc.. Aí, como eu sou SUPER-MEGA fan do Nikola Tesla, primeiramente fiquei bastante impressionado com o mero fato de existir uma placa de video que leve esse nome.. e eu tbm tava namorando o conceito de render realtime por um tempo (mais pra questão de preview mesmo) então \'casou\' certinho :).. Gosto de poder pensar q \"tem um Tesla\" dentro do micrinho (aí eu imagino um mano soltando uns raios mwahauhauhauhuah XDD)..
Olha uns videos sobre o Tesla =D :
@edit: Teste de \'Take\' (uma tomada cenica.. Mas esse aí sei q tá pra um modo meio q de preview (ActiveShade).. pra production seriam configurações um pouco diferentes (imagina q pra preview, q vc vai ficar girando e movendo a viewport, n tem muita necessidade de ver todas as texturas em 8k, etc.. aí esse e outros varios tipos de questão vc configura no vrayRT..).. outras diferenças bastante felizes e que são brutalmente relevantes são que no RT (pelo menos com as placas e tal) o render é sempre com GI... n existe render sem GI, isso torna o renderizador bastante valorizado (por ele ter sido pensado DESDE-O-INICIO na questão do GI, isso pra o RT é absolutamente natural.. o q não é o caso do Vray comum... isso pode ser usado de maneiras EXCELENTES pra arquitetura... é uma questão de manuseio também, realmente...).. Ah, a outra diferença.. hehe.. eu tinha falado \'duas diferenças\' né.. (q eu sentí nesse primeiro momento), é talvez a mais apreciada.. NÃO EXISTE ALISASE =D...) materiais bastante complexos renderizam de maneira plenamente fotorealistica digamos assim... E na ultima versão inclusive com SSS (no RT-GPU (CUDA, q foi o q eu usei)).. enfim.. já tava até pensando em outro video.. esse outro vai ser o de baixo então... dá uma olhada..
(vou procurar o segundo.. se vc vê esse parentese, quer dizer q vc teria q ver esse tópico idealmente daqui uns 30 minutos :D)
@edit: N é o de arquitetura, mas é bom de ver tbm... Esse é com o Vray...
(obs: quem fez o material realmente não foi um artista 3d.. materiais bastante basicos... o RT aí suportaria material bastante melhor, etc..)
@edit: N consegui achar o de arquitetura, pq era russo.. e isso é sempre dificil de achar de novo XDDD.. Mas se vc procurar, vai achar.. Olha esse então com questões satisfatórias pra render arquitetonico:
@edit (final): \'Sempre\' concebí o render como uma disciplina \'central\' do 3d.. E como o render que é perfeito está também, nos entremeios da estesia, entre a ética e a razão (\"A Beleza está entre a Ética e a Razão\"), lembrei-me desse hino.... É um Hino À Deusa Lakshmi (resumidamente, a \'Deusa da Riqueza\' (e da beleza imediata)... é q, assim.. Eu dividí alegoricamente as disciplinas do 3d nas trindades masculinas e femininas do Hinduísmo, pra conceber melhor e de maneiras mais divertidas e misticas e estranhamente eficazes XD.. Então, relaciono Brahma (criador) à modelagem, relaciono Saraswati (esposa de Brahma) à questão de materiais, relaciono Vishnu à Iluminação, relaciono Lakshmi ao rendering.. E relaciono o Rig à Shiva e a animação à Durga/Parvati/Kali...
Enfim... E Eis ao Render... À Excelência visivel de isso tudo... Que a excelencia seja em nós inseparável, a sempre ajudar nossos convivas... Que a Excelencia seja, em nós, inseparável, a ajudar-nos a melhorar a vida de nossos convivas...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..