Workstation Notebook - Trabalhar viajando

Por: gustavoesser  

Em: 06/05/2015 16:43

Pessoal,
Estou planejando uma viagem longa e estou precisando comprar um Notebook bom para poder trabalhar enquanto estou viajando.
Trabalho com Maquetes 3D. Então vou precisar de um notebook forte e que tenha um sistema de refrigeração bom.
-Preciso que tenha um bom processador
-32gb de memória
-placa de video???
-Tela de 17\"

Qual note vcs indicariam? Placa de video qual seria a melhor opção??? Trabalho com 3ds max e vray.

Obrigado
Studio Haus - Maquetes Eletrônicas
www.studiohaus.com.br
A viagem vai ser dinâmica, tipo mochilão, road trip, ou vai ser uma viagem longa tipo intercâmbio, morar fora um tempo?

Pergunto isso pois se for a segunda opção, eu iria de desktop, sem dúvida. Há maneiras de se montar algo no local ou mesmo de montar algo compacto padrão mini Itx

www.zuinn.com.br/andresgsoares
gustavoesser

Notebook realmente nunca é a melhor opção para trabalhar com 3D, de qualquer forma veja estes modelos abaixo:

http://www.dell.com/br/p/inspiron-15-5548-laptop/pd?oc=cai5548w8s1612656brp052w&model_id=inspiron-15-5548-laptop

https://www.3dm.com.br/melhor-laptop-render/

Concordo com o dudamel... Mas, se vc for viajar pra trabalhar com 3d pra uma empresa por exemplo, e a sua parte do trampo não for essencialmente relacionada ao render propriamente dito (por exemplo vc viaja pra fazer trampos de modelagem, etc.. Até q dá pra pegar um laptop \'comum\' (mas dos bons) pra modelar, e deixar pra renderizar no computador ou renderfarm da empresa... Mas se for pra um trampo mais pesado, aí eu montaria um computador mesmo (desk), ou se quer muito um laptop mesmo, tenta ver um daqueles \'estilo\' Alienware ou similares.. são bem \'brutais\' e tal..

Mas eu, por exemplo, vou ficar meio ano nos eua, e vou levar o meu micrinho, q eu montei com tanto carinho e gosto :).. To montando um micro \'estilo militar\' dessa vez e tá quase prontinho (to usando uma placa mãe sabertooth da asus, um teclado pintado (bem pintado, foi um carinha q pintava miniaturas q pintou pra mim =d) de camouflage, e encomendei aquele case \'militar\' da Corsair (o \'corsair C70\').. (Mas eu ,no meu caso, e é claro q, se eu pudesse, ia também (eu não deixaria o micrinho pra tras é claro hehe) comprar um laptop pra fazer coisas basicas e o minimo de render, por exemplo uma coisa de modelagem basica ou correções, etc.. até pq eu já lidei muito com 3d em computadores lowend e por isso sei muitas tecnicas pra \'economizar\' na viewport, etc..)

No meu caso, o q eu vou fazer, é q, quando eu for viajar, vou mandar o case + a placa-mãe com rams e ventoínhas, dentro da caixa original do case e com as proteções da caixa do case, e a minha tesla e a minha quadrinho vão comigo na mala, pra evitar problemas de tremelique e mau manuseio de envio.. n sei se eu vou despachar ou mandar por serviços de entrega antes, etc.. mas já ví gente trazendo até TV de 50 polegadas no avião, n sei como é com essas coisas grandes mas dá pra levar sim...)..

Uma coisa q eu pensei q ia (Q VAI =D) ser legal, é q, antes deu ir, vou grudar um adesivinho de SPSP ou do Brasil num dos lados do case, aí nos EUA eu compro um adesivo dos EUA ou da cidade q eu vou ficar, e eu to planejando de depois passar num amigo na India q tem uma casa bem grande e passar 1 mes lá dependendo da grana.. e então vou pegar um adesivo de lá tbm pro case, aí vai ser um super case viajante =D..)..

Ah, e também, daria pra vc montar só o basico do pc (placa mãe, uma memoria tosquinha, um hd bom (q n é caro aqui), e um processador decente (q não varia tanto de preço até)) e, dependendo do país q vc for ficar, completa seu micrinho comprando coisa na Amazon =D... (tipo eu quero comprar + uma tesla igual à minha (m2090) e uma quadro 4200 só pra completar.. e, no caso de memoria ram, no exterior é cerca de 4 vezes mais barato (comprei a minha ram nos eua por 124 dolares (uma RAM Vengeance Corsair de 16GB), que, aqui no BR sai pela \'bagatela\' de 1200 reais :o...).. Dá pra \'viajar montando micro\', mas o único problema seria os problemas com o envio dele e tal.. aí tem q dar uma pesquisada..

@edit: E, francamente, depois de ter usado uma tela de 4x polegadas de monitor, e ter levado o micrinho pra casa de amigos pra fazer experimentos em 3d e outros assuntos (e lá usando o micrinho nas telas deles), tenho torcido um pouco o nariz pra laptops XDDD... E, como o dudamel disse, dá pra vc montar um super-pc compacto bastante excelente (e, com um case q eu tinha visto da corsair, bastante bonito tbm e q daria pra levar como bagagem de mão), e que vai sair mais barato do que um laptop excelente... A diferença do laptop é q vc vai poder usar por 40 minutos num trem ou avião... Isso eu digo pq, vc usando o 3ds, COME a bateria do laptop (sei pq já usei muito laptops pra isso) fazendo render então, é como se o medidor da bateria estivesse animado, descendo heuheuhueuhueuhe XDD.. (o render vai DEVORAR a bateria em muito, mas muito pouco tempo meeesmo, principalmente em caso de render via GPU)...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Screaminfox, mata um pouco minha curiosidade, qual o valor aproximado da tesla aqui no Br e lá fora?
Vc tá usando em Vray RT, Iray?

Paguei 300 usd na amazon na minha (m2090), aqui no BR nem animei de ver q deve ser uma loucura... Uso no V-ray RT e as vezes no Iray só pra questão de estudo.. o \'ruim\' da tesla é q ela não vai fazer quase nada tirando essas questões de calculo (mas questão de render é muito rapido realmente).. mas mais pra frente quero por outra (tesla) só pra causar mesmo xd (fazendo em CUDA não precisa ter aquelas conexões entre as placas de video (até pq a memoria de 1 só já segura, etc..).. Mas tem umas teslas mais recentes q tem também saída de video, aí n sei se essas ajudam também em questões de video (a viewport).. Mas essas mais novas são caras até lá fora..

Lá fora o preço estava mto bom então, principalmente antes da alta do dólar.

Meu grande senão à Tesla era saber se a placa segurava um render para cenas de archviz, que tem muito mais luzes, shaders e polígonos do q uma cena de visualização de produtos, por exemplo. Será q realmente é mais rápido no RT do que uma boa configuração no vray via processador padrão? 4790k, por exemplo

Então.. eu acho q o forte mesmo é pra produtos e estudos de material, etc... Mas por exemplo, usando os render gpu via CUDA, caso vc tenha uma quadro junto, vai usar os cuda dos 2 (os pequenos processadores, ou pondo melhor, vai usar o processamento paralelo de ambas)..

Digo forte pq com essa teslinha q eu tô essa questão é praticamente instantânea pra um aviãozinho ou peças de audio (bem o esquema de \'produtos\' ,etc..), literalmente num piscar de olhos e com materiais até q fortes.. mas eu tbm francamente nunca testei com uma cena de arquitetura... Já ví gente fazendo com RT, mas foi com quadros (a tesla nesse caso seria um tanto mais rapida), acho q pra arquitetura deve compensar sim...

Eu tinha pegado uma tesla mais antiga antes, com um pessoal de matemática q tinha muitas e tava vendendo (e não usam pra render mas sim pra simulações em \'super\' computadores), e agora to com essa m2090 q gostei bastante :)..

Eu sempre \'frito\' os meus pc\'s :c... Eu devia ter varios templos, varias cenas de interiores mesmo, e alguns prediozinhos estilo \'flyer\'.. Mas sempre frito meu micrinho :c.. Falar pra vc q agora mesmo pus uma ventoínha aqui e sentí um cheiro de coisa queimada agora (mas acho q n é a ventoínha n.. se fosse instalada no lugar errado imagino q ela nem funcionaria.. XDD (mas rezo pra q n seja nada do micrinho X0)... Então.. se vc tiver uma cena (de preferencia com materiais de mapas procedurais (pra n ter q redirecionar texturas)) aí relativamente complexa, upa pra algum lugar aí eu dou uma testada aqui pra gente tirar essa duvida tbm.. n se preocupa q n vou fazer uso comercial da sua cena, só vou calcular o tempo e postar aqui pra gente fazer esse estudo e tirar essa base aí..

Mas, no geral, o RT tá mais pra questão de preview mesmo, pq não vai pegar uma série de efeitos, como por exemplo volume fog, etc.. e das ultimas vezes q eu ví o bump n pegava bem.. Mas isso sei q dá pra configurar.. O RT tem umas chatices de configurar justamente pq creio q hoje em dia esteja numa transição mesmo e ainda numa evolução bastante constante e rapida (imagino q as teslas vão subir bastante de preço quando os renders gpu estiverem mais plenamente desenvolvidos)

Aí por exemplo, dizer q \'seria melhor\' ou \'sempre mais adequado ou apropriado\', acho também uma \"questão de PODER\" tbm xd.. Se vc tiver 2 teslas e 1 quadro, provavel q vc usaria o RT pra render de produção tbm e de uma maneira extremamente confortavel.. Ou até 1 teslinha só.. é q as configurações e a propria maneira q o render se produz é diferente.. Por exemplo depois de um determinado numero de iterations (cada vez q a imagem fica menos embaçada é 1 iteration, etc..) vai ser humanamente impossível notar qualquer diferença, e pra chegar nesse ponto as vezes é mais rapido ou menos do q vc imagina.. Assim como no render padrão, os render gpu tem umas questões de configuração tbm.. (tipo vc conseguir fazer uma imagem muito boa em 1 minuto, ou a mesmissima imagem em 5 minutos e podendo usar seu micro como aquecedor no inverno hehehe (teslas são famosas por rodarem quente, mas elas aguentam um calor tbm.. (mas eu gosto q rodem geladinhas por isso o fan q eu comentei antes hehe..))..(imagina q, o Vray, o VrayRT, e o VrayRT-GPU são renderizadores bastante diferentes, uns dos outros)

Dizem q o Cycles é excelente ou um dos melhores pra render gpu, pq ele foi meio q concebido nesse paradigma.. Aí n sei teria q testar pra saber tbm, etc..

@edit: Mas, realmente, na primeira vez q eu comprei a teslinha (n lembro o nome da primeira mas n era mto forte n tipo só tinha 3 gb de ram coisa assim e n dava nem 1 teraflop..) foi uma vez q eu tinha visto por aqui alguem comentando q \'tesla\' seria pra renderfarm, etc.. Aí, como eu sou SUPER-MEGA fan do Nikola Tesla, primeiramente fiquei bastante impressionado com o mero fato de existir uma placa de video que leve esse nome.. e eu tbm tava namorando o conceito de render realtime por um tempo (mais pra questão de preview mesmo) então \'casou\' certinho :).. Gosto de poder pensar q \"tem um Tesla\" dentro do micrinho (aí eu imagino um mano soltando uns raios mwahauhauhauhuah XDD)..

Olha uns videos sobre o Tesla =D :

@edit: Teste de \'Take\' (uma tomada cenica.. Mas esse aí sei q tá pra um modo meio q de preview (ActiveShade).. pra production seriam configurações um pouco diferentes (imagina q pra preview, q vc vai ficar girando e movendo a viewport, n tem muita necessidade de ver todas as texturas em 8k, etc.. aí esse e outros varios tipos de questão vc configura no vrayRT..).. outras diferenças bastante felizes e que são brutalmente relevantes são que no RT (pelo menos com as placas e tal) o render é sempre com GI... n existe render sem GI, isso torna o renderizador bastante valorizado (por ele ter sido pensado DESDE-O-INICIO na questão do GI, isso pra o RT é absolutamente natural.. o q não é o caso do Vray comum... isso pode ser usado de maneiras EXCELENTES pra arquitetura... é uma questão de manuseio também, realmente...).. Ah, a outra diferença.. hehe.. eu tinha falado \'duas diferenças\' né.. (q eu sentí nesse primeiro momento), é talvez a mais apreciada.. NÃO EXISTE ALISASE =D...) materiais bastante complexos renderizam de maneira plenamente fotorealistica digamos assim... E na ultima versão inclusive com SSS (no RT-GPU (CUDA, q foi o q eu usei)).. enfim.. já tava até pensando em outro video.. esse outro vai ser o de baixo então... dá uma olhada..

(vou procurar o segundo.. se vc vê esse parentese, quer dizer q vc teria q ver esse tópico idealmente daqui uns 30 minutos :D)

@edit: N é o de arquitetura, mas é bom de ver tbm... Esse é com o Vray...

(obs: quem fez o material realmente não foi um artista 3d.. materiais bastante basicos... o RT aí suportaria material bastante melhor, etc..)

@edit: N consegui achar o de arquitetura, pq era russo.. e isso é sempre dificil de achar de novo XDDD.. Mas se vc procurar, vai achar.. Olha esse então com questões satisfatórias pra render arquitetonico:

@edit (final): \'Sempre\' concebí o render como uma disciplina \'central\' do 3d.. E como o render que é perfeito está também, nos entremeios da estesia, entre a ética e a razão (\"A Beleza está entre a Ética e a Razão\"), lembrei-me desse hino.... É um Hino À Deusa Lakshmi (resumidamente, a \'Deusa da Riqueza\' (e da beleza imediata)... é q, assim.. Eu dividí alegoricamente as disciplinas do 3d nas trindades masculinas e femininas do Hinduísmo, pra conceber melhor e de maneiras mais divertidas e misticas e estranhamente eficazes XD.. Então, relaciono Brahma (criador) à modelagem, relaciono Saraswati (esposa de Brahma) à questão de materiais, relaciono Vishnu à Iluminação, relaciono Lakshmi ao rendering.. E relaciono o Rig à Shiva e a animação à Durga/Parvati/Kali...

Enfim... E Eis ao Render... À Excelência visivel de isso tudo... Que a excelencia seja em nós inseparável, a sempre ajudar nossos convivas... Que a Excelencia seja, em nós, inseparável, a ajudar-nos a melhorar a vida de nossos convivas...

Kkkkkkk.... Excelente explicação, ScreaminFox.

Vou ver se separo uma cenazinha com umas 30-40 luzes e te passo para um pequeno teste no RT. Valeu!

Boa noite galera estou vendendo minha nvidia quadro 5000,pois adquiri uma 6000 pro minha placa esta muito nova funcionando perfeitamente estou vendendo a preço de desapego todos sabem o valor estou pedindo 2,5k mais aceito vários tipos de pagamentos e tem desenrolo no valor pois esta parada e é um desperdício dou garantia.

Dúvidas me mandem e mail. [email protected]

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710647.

Total de membros registrados: 138127

Últimos membros registrados: luizaanastacio, joao2102, felipe5678, gabbe, [email protected], natiirala, Camila3242, leonardo1.

Usuário(s) on-line na última hora: 1633, sendo 12 membro(s) e 1621 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Eduardo Ramos, Joao Barreto, Reinaldo Silva, Hot, DiogodaRosa, Frederico Wagner N. R., Le_Andro, rabellogp, siry, renaz, leogasparetto1, Duda.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.