Ventoinha da placa de vídeo

Por: SERPA  

Em: 17/10/2016 07:13

O grande problema em relação as placas de vídeo, na minha opinião, é que tenho a impressão que este componente é um dos que tem a vida útil mais curta.
Já tive vários amigos que perderam placas de vídeo.
Eu mesmo já perdi uma 4850 da ATI só porque queimou a ventoinha dela e na época eu cheguei a rodar tudo quanto é loja para comprar a tal da da ventoinha e a única coisa que me ofereciam era o tal do dissipador completo.
Isso eu já tinha!, só precisava substituir a ventoinha.
Conclusão! fiquei com tanta raiva que largei tudo pra lá e até hoje ela está encostada, já faz mais de 10 anos (nem sei se funciona mais).

Ai hoje me vejo novamente com vontade de comprar uma placa de vídeo, dessas moderanas, cheias de CUDA, mas fico com aquela história na cabeça e com bastante receio de desembolsar tipo 1500,00 numa coisa que pode dar um pau de uma hora pra outra e me deixar na mão novamente.

Alguém já teve experiência semelhante?

Como está hoje em dia essa questão da ventoinha? ainda continuo sendo obrigado a comprar todo o conjunto (dissipador e ventoinha)?

Uma placa de 1500 reais comparado a uma de 300 tende a ter uma melhor fabricação do conjunto, sendo mais dificil dar problema.
SERPA, quando eu trabalhava com manutenção de pcs eu via muito problema com ventoinha, tanto do cpu quanto da gpu. Como na maioria das vezes o cliente não estava disposto a trocar a tal da ventoinha, nós tiravamos a etiqueta e aplicavamos WD40 no mancal. Bem, não era o mais indicado, pois o óleo agride o plastico ao redor, mas dava uma sobrevida à peça.

O que o Diego falou faz sentido. Os equipamentos baratos costumam usar ventoinha com mancal de deslizamento (na etiqueta estará escrito rifle ou sleeve bearing). Esse tipo de mancal funciona relativamente bem em posição vertical (ventoinha em pé) mas tem a vida útil derrubada pela metade caso utilizado na horizontal por questões de escoamento do óleo lubrificante.

Os equipamentos de qualidade tendem a optar por mancais de rolamento (ball bearing), que são um pouco mais caros, mais barulhentos mas muito mais duradouros. Ou até alguns mais modernos e mais caros.

Mas vc sempre pode fazer um ghetto mod na VGA e adaptar uma ventoinha diferente (as de gabinete mesmo) em cima do dissipador e amarra-lo com elastico de dinheiro ou cinta plastica.

tipo assim
Pelo que entendi, o melhor mesmo é montar o computador naqueles gabinetes horizontais?, tipo este?
http://www.americanas.com.br/produto/7963749/gabinete-cooler-master-haf-xb-evo-rc-902xb-kkn2?WT.srch=1&condition=NEW&cor=Preto&epar=&epar=bp_pl_00_go_pla_rlsa_novos_gmv&gclid=CNK4qoSw8c8CFQMIkQodStoPCw&opn=YSMESP&sellerId=13477477000104

Eu sempre gostei mais dos horizontais, sou da época antiga, aptivia/IBM, solution 16/Prologic, CP500, etc, rsrsrs

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707891.

Total de membros registrados: 135462

Últimos membros registrados: araoa, gavafelipe, no name3, tisoda637, ANACHS, leticia correa, @ayne, Brandão kah.

Usuário(s) on-line na última hora: 430, sendo 24 membro(s) e 406 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: claro_lima, Junior, Carlos E. Nogueira, Renatto, Duda, pedra, marcel.souza, Ronaldo Junior, araoa, Reinaldo Silva, Abilio, WinterPT, Le_Andro, Felipe Duarte, Gabriel.C, rodolfosantos3d, Hot, Carla Franco, Nuno, Moura, Jorge Henrique, Eduardo Ramos, Alexandre Longo, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.