Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

dnmorato   Brasília - DF
Diego Dneo   São Paulo - PR
new   Belo Horizonte - MG
Rafa Gare   São Paulo
LauroVictorDesign   São Bernardo do Campo

Portfólios Ver Mais

neopen   Mogi Guaçu
estudionilo   Assaí - AC
Robison915   esteio - AC
AndreMaia   Feira de Santana BA - BA

Fita de Led

Por: MarcioBottega  

Em: 11/02/2019 23:29

Olá

Gostaria de saber se alguem tem algum tutorial pra essas iluminaçóes de led no 3DS max e V-Ray de preferenciawink
Obrigado
Abç
Sem ser aquele do farol do carro!undecided
Acredito que deve terum jeito mais facil de fazer!wink
tu pode modelar a faixa de led nos locais desejados e depois aplicar o vraylight.
https://docs.chaosgroup.com/display/VRAY3MAX/Light+Emitting+Material+%7C+VRayLightMtl
Tem 2 formas de fazer isso, se for como nas imagens que você colocou ali, basta uma vray light.
Se quiser que se veja os Leds individualmente na fita, ai vai ter que modelar, atribuir o light material neles sem contribuirem para a iluminação e colocar de novo uma vray light para iluminar.
Espero que não tenha sido muito confusa a explicação mas o processo é bem simples mesmo.
Oi Márcio, tudo bem?

Se não for ver de perto igual o Fernando falou, é só criar uma Line onde deve ficar a fita de LED, habilitar a opção Enable In Renderer e Enable In Viewport para criar um Mesh cilíndrico em volta dela, como mostra a imagem em anexo, e dai aplicar o material VRayLightMtl para o Mesh emitir luz, igual o New indicou.

Mas se for ver de perto não tem jeito, só vai ficar bom se modelar a luminária detalhadamente.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá Galera
Obrigado pelas dicas.
Fiz uns testes aqui.

Ali no Passa-Prato eu coloquei somente uma VrayLight
Mas ali embaixo da prateleira eu coloquei vários boxes com VrayLightMtl para dar o efeito de varios leds
De repente posso dar mais luminosidade....
O que vocês acham????
Oi Márcio, tudo bem?

O Fernando e o New são muito mais qualificados do que eu para avaliar, pois eles conhecem o V-Ray bem melhor do que eu.

Também me sinto desconfortável para criticar os trabalhos dos artistas porque sou administrador do site, então, se a pessoa não gostar da crítica ela acaba chateada com o site e não apenas comigo.

Mas como você é um usuário antigo e está pedindo a minha opinião, os LEDs estão legais, mas eu acho estranha essa luz forte que vem de trás da câmera, ela quebra a ambientação da iluminação e dá a impressão de foto com Flash, matando as sombras, entende?

Numa foto real, se tem uma abertura pequena para fora como no caso de banheiros e cozinhas, normalmente acontece um estouro grande na iluminação destas áreas para o interior poder ficar claro, então, na renderização final é importante você habilitar os recursos de Glare e Bloom no Frame Buffer do V-Ray.

Isso também vai realçar os reflexos em tudo, que são importantes em cozinhas, então, aumenta o nível de detalhes da imagem.

Se por acaso arrancou a parede de trás da câmera, coloque ela de volta e calcule o GI da imagem com a parede no lugar certo para reproduzir a iluminação real do ambiente, você pode usar o Clipping Plane da câmera para ver no interior com a parede no lugar ou desabilitar a visibilidade do objeto da renderização.

Qualquer mínima dúvida no que eu disse, é só falar que explico melhor.

Este tutorial sobre exposição que postei na semana passada pode te ajudar nestas questões: https://3d1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/3ds-max-basico/aula-sobre-asa--f-stop--iso--white-point--dof-e-mblur

Espero ter ajudado.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Pergunta de leigo.

https://www.osram.com/ds/ecat/LINEARlight%20FLEX%20Tunable%20White-LINEARlight%20FLEX%20IP00-Linear%20LED%20strips%20for%20flexible%20and%20individualized%20lighting%20solutions-Linear%20Flexible%20and%20Area%20Lighting-Digital%20Systems-/com/en/GPS01_2622034/PP_EUROPE_Europe_eCat/ZMP_4054106/


Neste link tem o arquivo IES de uma fita de LED.

Existe uma forma de o max transformar um objeto em uma lámpada?

Não sei se estou sendo claro. 

A ideia seria criar uma fita de led como um shape comum, ai transformar ele em luz e aplicar o arquivo IES nele.
Oi Serpa, tudo bem?

Eu baixei os IES e testei, abri primeiro no IES Viewer como mostra a primeira imagem em anexo.

Note que ele cria uma iluminação difusa circular com 337 Candelas, uma luz de 100W incandescente gera 149 Candelas, então, é uma luz super forte, mas distribuida numa área retangular com 1 metro de comprimento, como mostra a segunda imagem em anexo da luz carregada no 3ds max.

No Max o IES criou uma luz retangular fina e comprida e vai iluminar corretamente como uma fita de LED, mas não vai gerar cada uma das lampadinhas de LED da fita, o IES simulará a iluminação emitida por todas as lampadinhas LED ao mesmo tempo em 1 metro de fita.

Se precisar ver a fita de perto você pode modelar ela e aplicar a textura mostrando as lampadinhas, usar um mapa de Self-Illumination para as lâmpadas aparecerem acesas e tal, mas quem vai iluminar a cena será a luz fotométrica com IES que você colocará logo abaixo da fita modelada.

OBS: Agradeço pela dica, vou colocar para download na seção de IES aqui do site.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Deixo ai um pequeno video que fiz para mostrar como eu faço as tiras de led quando quero que sejam visíveis no render.

Abraço

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707507.

Total de membros registrados: 135168

Últimos membros registrados: Fastburndiets, Neesaun, qdsakhba, Shishui026, vsdfvasdf, jvmferreira, THIAGO BARCELLOS, WASHINGTON.NBO.

Usuário(s) on-line na última hora: 668, sendo 2 membro(s) e 666 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Fastburndiets, nakan14.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.