Oi KF, tudo bem?
Não se preocupe, pois apesar do visual um pouco diferente não mudou tanta coisa.
O maior problema é justamente esse da renderização para quem usava o Mental Ray, pois a Autodesk retirou o Mental Ray e adicionou o Arnold no lugar, então, para quem usava o Mental Ray fica difícil migrar para o Arnold, é melhor migrar para o V-Ray, mas dai tem que instalar Plug-in separado.
Mesmo que a Autodesk não tivesse retirado o Mental Ray, não valeria a pena renderizar com ele hoje em dia, pois ele não evoluiu e demora muito para gerar a imagem, então, é melhor migrar para V-Ray ou Corona por questão de eficiência, já que eles vão renderizar 40 vezes mais rápido.
Porém, se quiser continuar com o Mental Ray por mais um tempo até migrar para outro Render, a Nvidia disponibilizou o download gratuito do Mental Ray para o 3ds max 2018, você pode baixar neste link:
https://forum.nvidia-arc.com/showthread.php?16474-Mental-Ray-for-3ds-Max-2018-plugin-downloadsE sobre a ajuda para se atualizar, pode contar comigo para tudo que precisar, é só postar suas dúvidas aqui que sempre te responderei com o maior prazer do mundo.
Sobre instalar o Max 2019, na verdade eu acho melhor instalar o 2016, que é a última versão decente, mas não sendo o 2017 já está bom.
Abração e tudo de bom.
André Vieira