Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
J.F.Verissimo   Recife - AC
pharaoh   cascavel-pr - PR
netiquinho   São José Do Rio Preto - AC
Michel R. Santos   São Caetano do Sul - SP

Portfólios Ver Mais

mdpontes   Macapá - AC
zinotico   Santos - AC

Materiais Max2018

Por: KF  

Em: 12/04/2019 10:50

Ola Pessoal, bom dia!
Eu usava o Max2010, não fui atualizando porque fui trabalhar em um escritorio por varios anos. Estou voltando a trabalhar em casa novamente, instalei o max 2018. Estou assustada com as mudanças visuais do programa com relação a versão que eu usava, aqui em minha cidade não consegui ninguem que possa ministrar algumas aulas vips, que possam ser direcionadas a esta minha necessidade de atualização. Sobre os materiais, as cameras, enfim esta tudo muito diferente.
Duas perguntas, vcs acham que seria melhor ja instalar o 2019 e ja re-aprender o mais atual? E será que consigo aqui, informações que possam me ajudar com esta atualização? 
Estou realmente perdida e com medo do novo.... rs
Preciso muito de ajuda.
Obrigada
Oi KF, tudo bem?

Não se preocupe, pois apesar do visual um pouco diferente não mudou tanta coisa.

O maior problema é justamente esse da renderização para quem usava o Mental Ray, pois a Autodesk retirou o Mental Ray e adicionou o Arnold no lugar, então, para quem usava o Mental Ray fica difícil migrar para o Arnold, é melhor migrar para o V-Ray, mas dai tem que instalar Plug-in separado.

Mesmo que a Autodesk não tivesse retirado o Mental Ray, não valeria a pena renderizar com ele hoje em dia, pois ele não evoluiu e demora muito para gerar a imagem, então, é melhor migrar para V-Ray ou Corona por questão de eficiência, já que eles vão renderizar 40 vezes mais rápido.

Porém, se quiser continuar com o Mental Ray por mais um tempo até migrar para outro Render, a Nvidia disponibilizou o download gratuito do Mental Ray para o 3ds max 2018, você pode baixar neste link: https://forum.nvidia-arc.com/showthread.php?16474-Mental-Ray-for-3ds-Max-2018-plugin-downloads

E sobre a ajuda para se atualizar, pode contar comigo para tudo que precisar, é só postar suas dúvidas aqui que sempre te responderei com o maior prazer do mundo.

Sobre instalar o Max 2019, na verdade eu acho melhor instalar o 2016, que é a última versão decente, mas não sendo o 2017 já está bom.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Concordo com o Andre, a versão 2016 é estável e supre, no meu caso, todas as necessidades, mas é bom tem os dois e já ir mexendo no 2019.
Ola André, 
muito obrigada pela atenção. 
Eu uso o v-ray mesmo, eu ate tentei trabalhar com o mental cheguei a comprar o video aula de vcs sobre ele, mas não rolou.
Como estou perdida, não sei por onde começar. 
Tem alguma ideia para me ajdar com esta atualização?
Obrigada mais uma vez
Ola João, 
Obrigada tb pela força, 
vou tentar instalar 2016 tb.
Valeu pela dica.
Boas KF eu ainda estou com o 2018 mas pelo que ouvi o 2020 está mais estável que o 2019, então seria melhor instalar logo a versão mais recente.
Oi KF, tudo bem?

Se você já usava o V-Ray está tranquilo, não vai mudar quase nada, mas se trabalhava com uma versão antiga dele e deseja se atualizar para as versões mais recentes, realmente tem bastante coisa para estudar, porém, o procedimento básico para fazer as coisas no 3ds max é o mesmo que era em 2010.

Sobre o 3ds max em si, as mudanças na interface são pequenas, como mostro nas imagens em anexo.

* Imagem 1

Agora colocaram o tal do Scene Explorer na lateral esquerda, então, não precia mais teclar H para abrir o Select By Name porque já está tudo ali, você pode colocar em Hide clicando no ícone do olho ou em Freeze clicando no ícone do cristal de gelo.
Os ícones azuis na lateral são para definir quais objetos serão exibidos na lista, na parte de baixo onde está escrito Default em amarelo, você pode clicar e mudar para o Layer Explorer, dai ele fica igual a antiga janela de Layer do Max.

Na janela de Render colocaram uma cópia do Assign Render na parte de cima, mas ele continua lá em baixo no mesmo lugar de sempre.
Então, é só escolher o V-Ray na lista Renderer e as configurações dele ficarão disponíveis, no meu exemplo não aparece o V-Ray porque não tenho ele no Max 2018, mas no seu vai aparecer.

Também mudou o indicador de seleção, agora o objeto selecionado fica com um contorno azul que é chato demais e impede de alinhar visualmente os objetos, era muito melhor antigamente quando o objeto apenas ficava branco, quando só passa o mouse em cima aparece um contorno amarelo.

* Imagem 2

O ideal é você mudar o Initial Settings para o V-Ray, assim ele sempre ficará habilitado como Render.
É só clicar no menu Customize > Custom UI And Defaults Switcher para abrir a janela mostrada na segunda imagem em anexo.
No quadrinho da esquerda vai aparecer a opção do V-Ray, selecione ela, clique no Set na parte de baixo e reinicie o 3ds max.
Quando o Max abrir novamente já vai estar com o V-Ray configurado como Render e com outras configurações que são mais adequadas para trabalhar com o V-Ray.

* Imagem 3

Outra mudança importante que aconteceu foi a adição do Slate Material Editor, que é apenas uma janela a mais no meio do sistema antigo para mostrar o gráfico do material, o Material/Map Browser antigo fica fixo do lado esquerdo e o painel no Material Editor antigo fica do lado direito, mas você pode voltar para o sistema anterior e alternar entre eles quando quiser.
É só clicar no menu Modes > Compact Material Editor para voltar o Material Editor que sempre existiu no Max.

* Imagem 4

Da mesma forma, o Material Editor antigo também tem o menu Modes para voltar para o Slate, que é esse Material Editor maior com o gráfico no meio.
O Material/Map Browser, que exibe todos os materiais e mapas do programa, mudou um pouco o visual como você pode ver na imagem 4, mas a mudança é apenas visual, está tudo lá e melhor organizado do que antes com menus em vez daquela lista antiga com tudo junto.


Se tiver qualquer item na Interface que tenha dúvida, é só falar que sempre responderei com o maior prazer.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Bom dia Andre, uauuu que aula maravilhosa.
Caramba muito obrigada, show de bola.
Vou me dedicar muito para acompanhar estas atualizações.
Agradeço muitissimo sua ajuda.
Abraço
Oi KF, tudo bem?

Fico feliz de ter conseguido ajudar de alguma forma, as mudanças são pequenas como te disse.

Sobre a Physical Camera que não comentei na mensagem anterior, ela é baseada na VRayCam e foi desenvolvida pela própria Chaos, portanto, a partir do 3ds max 2016 você pode usar a Physical Camera nativa com todos os recursos do V-Ray, tanto que o V-Ray 3.5 e 3.6 não exibe a VRayCam nativa, ele usa a Physical Cam do Max, apenas no V-Ray Next que voltou a VRayCam porque ganhou um novo recurso de Motion Blur radial que a Physical Camera não tem.

A diferença da Physical Camera para a câmera antiga comum é que embutiram o Exposure Control no menu da câmera para facilitar a configuração, assim, não tem que ficar alternando entre o menu do Modify e o menu da janela do Environment para ajustar a imagem.

Portanto, quando adicionar a câmera na cena tem que clicar no botão Install Exposure Control, assim, ele ficará cinza com a mensagem Exposure Control Installed como mostra a imagem em anexo, pode ser que ele já seja instalado automaticamente e nem precise clicar em nada.

A partir deste ponto você pode controlar a claridade da imagem no EV no menu logo abaixo, aumentando o EV a imagem escurece e diminuindo o EV a imagem clareia.

Para você se basear, o EV varia mais ou menos assim:
Uma foto externa em dia de sol forte vai usar EV entre 13 e 16, uma foto diurna dentro de um ambiente bem iluminado vai usar EV entre 7 e 13, uma foto de noite dentro de um ambiente com luzes artificiais vai usar EV entre 3 e 7 coforme a claridade da iluminação da cena.

Qquanto mais luz tem a cena, maior precisa ser o EV para não ficar tudo branco e quanto menos luz tiver na cena, menor tem que ser o EV para não ficar tudo preto.

Já as lentes que antes ficavam em vários botões, agora tem apenas o campo Focal Length para definir o valor, como está marcado na imagem em anexo.

Qualquer dúvida é só falar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Andre, td bem e vc?
Otima dica, eu ainda estou bailando um pouco pra acertar as cenas, mas perdi um pouco o medo confesso.
Tenho dificuldades com iluminação e as cameras.
Mais uma vez agradeço seu suporte, foi otimo.
Acho que perdi a prática mesmo, esqueci muitas coisas. 
Mais uma vez obrigada pela ajuda.
Abração
katia

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707604.

Total de membros registrados: 135223

Últimos membros registrados: sanerreddie, Humberto1082, pdsanbvha, annastark, Ztesu026, Defending, André.fs, LUHIDALGO.

Usuário(s) on-line na última hora: 1085, sendo 5 membro(s) e 1080 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: sanerreddie, RAPH, pinart, Humberto1082, nildoe.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.