dúvida sobre inserção de bloco

Por: Anderson Miguel  

Em: 15/06/2019 13:45

Olá pessoal, uma duvida aqui.. eu inseri o bloco desse sofá no meu projeto, e deixei ele em grupo com o nome de sofá, porém, os componentes que compõe esse sofa, não aparece na minha lista de layers e eu não sei pra onde eles foram... gostaria de saber como eu faço para encontrar eles na minha lista ou inseriar  a ela..?
Oi Anderson, tudo bem?

Desculpe a imensa demora para responder, fiquei internado e não consegui acompanhar o site.

Tem duas formas de organizar os objetos no Max, na verdade tem mais, mas basicamente usamos o Group e/ou os Layers.

A imagem que postou mostra que você está no modo de exibição de Layers, então, os objetos serão divididos por Layers em vez de grupos e se cada elemento do grupo estiver em Layers diferentes, eles permanecerão nos seus respectivos Layers, não vão aparecer listados abaixo do grupo como acontece na exibição de grupo.

Quando selecionar o grupo vai acender todos os Layers que contém objetos deste grupo, como mostra a primeira imagem em anexo.

Eu fiz um Box, uma Sphere e um Cylinder, coloquei cada um num Layer diferente e depois agrupei todos, então, quando selecionei o grupo acendeu todos os Layers.

Você alterna entre a exibição de grupos (Hierarchy) e Layers no ícone na parte de baixo do Scene Explorer.

Quando troquei para a exibição de grupos (Hierarchy) em vez de Layers, os objetos do grupo aparecem listados abaixo do grupo, como mostra a segunda imagem em anexo.

Se você trocar para a exibição de grupo e não aparecer os objetos listados logo abaixo do grupo é porque o grupo só contém o objeto Sofá.
Neste caso as partes do sofá não estão separadas em objetos distintos, eles são Elements do mesmo Mesh Sofá, para separar terá que selecionar cada parte com o Sub-Object Element e clicar no botão Detach do Editable Mesh ou Editable Poly.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Fla André blz... que bom que já está recuperado... e obrigado por responder, porém aqui ainda não está dando certo.... pq quando eu importo um bloco pra dentro do meu 3ds max, ele está vindo já em editpoly, ja vem inclusive com um nome dos objetos desse bloco porem ele nem aparece na minha lista de Layers... e se eu determino um layer pra ele quando eu apago a lamadasinha ele não esconde o objeto do bloco...
Oi Anderson, tudo bem?

Você está importando o objeto no 3ds max através do File > Import ou do File > Import > Merge?

Se for pelo Merge é um arquivo MAX, então, o objeto vai preservar os mesmos grupos e Layers do arquivo original.
Se já tiver o mesmo Layer no arquivo atual onde está importando o objeto, ele vai se misturar com os outros objetos no mesmo Layer.

Se estiver importando pelo File > Import não é um arquivo MAX, então, normalmente o objeto será adicionado no Layer 0 ou no Layer que estiver ativo no momento da importação.

Realmente é muito estranho o objeto não aparecer na sua lista de Layers, independente de como importou.
Alguns arquivos do Revit e de outros Softs de CAD podem vir configurados em múltiplos Layers ao mesmo tempo, neste caso o quadrinho de cor dele fica metade preto e metade branco, mas era para aparecer na lista mesmo assim.

Se puder me enviar um destes blocos para testar, eu importo aqui e te falo como resolver com certeza.
Coloca ele no Mega ou em qualquer outro servidor gratuito de arquivos, me envia o link e eu testo para você.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
então André, a princípio eu estava inserindo pela aba de utilidades e clicando no botão Asset Browser... mas depois eu tentei fazer por import - merge e deu a mesma coisa... mas blz, eu vou dar um jeito de te enviar esse arquivo pra vc dar uma olhadinha... 
Oi Anderson, tudo bem?

Pode enviar para o meu email mesmo se for mais fácil para você, pois este problema não pode acotecer e vou ter o maior prazer em ajudar a resolver.

Meu email é este: [email protected]

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Anderson, tudo bem?

Vou postar aqui o mesmo que te respondi no email para completar a mensagem e ajudar outras pessoas que estiverem pesquisando sobre este problema.

Obrigado por enviar o arquivo, eu dei uma olhada e realmente tem algum problema com este objeto do Archmodels, eu nunca tinha visto acontecer isso.

O objeto simplesmente não é aceito pelo sistema de Layers do 3ds max, ele só aparece na exibição por hierarquias, não aparece de jeito nenhum na exibição por Layers.

Portanto, a primeira coisa que tentei foi resetar o X-From, mas não adiantou.

Então, só restou tentar reconstruir o Mesh, tem duas formas de fazer isso no Max, com o Snapshot e com o Compound Object Mesher.
Em ambos os casos deu certo e o objeto apareceu na exibição de Layers, portanto, é um problema na malha do objeto.

Para resolver ai no seu Max, a forma mais fácil é com o Snapshot, basta selecionar o estofado do sofá e entrar no menu Tools > Snapshot.

Assim, vai abrir uma janelinha e só precisa clicar no OK, como mostra a imagem 2 em anexo.

Desta forma será gerado um novo Mesh do estofado e ele vai aparecer imediatamente dentro do Layer Sofá que está no seu projeto, como mostra a imagem 3 em anexo.

Faça o mesmo para o pé do sofá e dai terá os dois objetos aparecendo normalmente dentro do Layer Sofá.

No final, delete os objetos com problemas.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
ha legal.. muito obrigado André.. realmente essas técnicas que vc comentou
comigo de formas de como resolver esse problema, são técnicas que eu ainda não tinha o conhecimento...
vou até depois dar uma pesquisada melhor a respeito dessas técnicas... mas muito obrigado pela
sua disposição em olhar e analisar o problema nesse arquivo que eu te mandei... é sempre muito válida
as suas dicas e de tremendo aprendizado... ;)
Oi Anderson, tudo bem?

Eu que agradeço pela sua participação e fico feliz de ter conseguido ajudar de alguma forma.

As técnicas que citei são bem simples.
O Snapshot cria uma cópia do Mesh, então, ele reconstrói os IDs dos vértices e das faces e as vezes ajuda a resolver problemas estranhos como este do seu objeto.

O Mesher, que fica no painel Create > Geometry > Compound Objects, também cria uma cópia do objeto, é usado principalmente com partículas, mas como reconstrói o Mesh acaba servindo para resolver problemas no objeto.

O Reset-X-Form fica no painel Utilities, o do martelinho.
Clicando no botão dele aparece o botão Reset Selected mais abaixo, quando você clica no Reset Selected com um objeto selecionado ele aplica o modificador X-Form no objeto.

O X-Form reseta as transformações do objeto, ou seja, o ponto Pivot, posição, rotação e escala.
As vezes um objeto pode apresentar problemas por estar com uma escala muito grande ou muito pequena, também por problemas no ponto Pivot, então, o Reset-X-Form resolve nestes casos.
O importante é converter o objeto em Editable Mesh ou Editable Poly logo após aplicar o Reset-X-Form, para as propriedades dele serem embutidas no Mesh do objeto.
Você pode converter clicando com o botão direito na Viewport e escolhendo Convert To > Editable Mesh ou Editable Poly.

Qualquer dúvida que tiver sobre isso é só falar que eu explico melhor o ponto.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Muito obrigado pela explicação André...vou guardar aqui comigo ;)

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707789.

Total de membros registrados: 135366

Últimos membros registrados: gareddure, AHaHallex, Chifekenneth , dsabavda, sunitabhandariji, Nawari026, avol, Vitoria Luiza .

Usuário(s) on-line na última hora: 777, sendo 17 membro(s) e 760 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Frederico Wagner N. R., Willmitnick, nildoe, Denilson, AHaHallex, Alessandro, ALBERTO, Starter, cadwillem, wdesign2006, Thiago, Le_Andro, Thiago, Archiviz, marcio.alain, Marco Rocha, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.