Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Vinicius Luiz   Teresina - PI
Ale   Joinville SC - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Rafael   Sorocaba-SP - AC

Portfólios Ver Mais

Rhankorr   Carapicuíba - SP
charles_camp   Rio de Janeiro
Pedro Nobre   Rio Claro - São Paulo

Criando material de madeira realista.

Por: SERPA  

Em: 09/09/2019 14:37

Pessoal, estava assistindo a um vídeo tutorial de criação de madeira realista no VRAY.

Em dado momento o cara manda ajustar o parâmetro subdivisions, que fica ali na seção Reflections.

Max o meu Max 2018 não está abrindo o campo para eu alterar.

O que pode estar havendo de errado?
SERPA.: Oi Serpa! Tudo bem? Essa questão da opção de material realista de madeira é bem interessante, porque a madeira é um material "anisotrópico", então para compor bem um material de madeira, você vai precisar inevitalmente de várias referências de madeira na internet...

===========================================================================

Qual versão do V-Ray você usa? Uso a versão do V-Ray adv. 3.60 ( 3ds Max 2018 ) e nas minhas opções de "vray matl", não tem essa opção "Subdivs" embaixo do "Dim Falloff". Pode ser que a sua versão do V-Ray seja diferente da minha, não sei...

** SOBRE SUA PERGUNTA.: Tenta habilitar a opção do "Dim Distance", para ver se as opções do Dim falloff e do Subdivs ficam hablitadas embaixo...

Mas como falava anteriormente sobre as propriedades da madeira, ela é um material "anisotrópico", ou seja, é a característica que uma substância ou material possui em que certa propriedade física, pode variar de acordo com a direção.
 
** A madeira é um exemplo de material anisotrópico com as suas propriedades mecânicas a dependerem da disposição das suas fibras, um exemplo disso é o bambu, em que as suas fibras crescem e são no mesmo sentido da sua maior dimensão que é o comprimento, por isso o bambu é conhecido como o "aço japonês". 

A madeira se expande ou se retrai de forma diferente, dependendo das variações de umidade no ambiente, consoante sejam considerados os sentidos relativos de suas fibras.

Para fazer um bom material em madeira, você precisa no mínimo de 3 mapas muito importantes para deixar o seu material realista...

O 1a. mapa é o diffuse que obviamente todo material deve ter, o 2a. mapa super importante pra madeira é o "specular", pois ele controla a especularidade ou brilho da madeira. Apesar da madeira não ser por natureza um material brilhoso, a não ser que ela seja envernizada ou bem polida mesmo, aí sim ela terá um brilho que você poderá controlar ele pelo "specular" do material da madeira.

O 3a. mapa e super importante não só pra madeira mas pros demais materiais, é o normal map, é este mapa que gera os relevos ou os veios/ fibras da madeira em 3d.

** Coloquei em anexo uma composição bem simples do material de madeira que criei pra uma Cena de teste que postei aqui no seu tópico de perguntas, aonde você pode estar vendo a configuração do material em madeira que coloquei, ok?

Mas lembre-se: Estes 3 mapas ( diffuse+ specular+ normal map ) que citei anteriormente, são os 3 mapas básicos para quase todos os materials 3d que você for criar.

** IMPORTANTE.: Somente o mapa diffuse você o carrega pra dentro do seu 3ds Max 2019 ou superior, com o override 2,20 ( LCS= Gamma and LUT ), que é o Automatic (Recomendado). Os demais mapas: specular, normal map, displacement, height map, metallic, ambient occlusion, você carrega com o override= 1,0, ok?

Se quiser um material em madeira mais realista ainda, precisará de mais mapas para compor melhor ainda esse seu material, como os demais mapas: rhougness ( tons de cinza ), metallic, height map e ambient occlusion...

** A seguir postei algumas imagens em anexo das configurações do material em madeira ( Imagem 1 ) mais simples somente com 3 mapas e na 2a. imagem uma composição um pouco mais complexa com um material de piso madeira parquet "Substance" ( seamless- que não há repetição de textura ) e que deixa a cena muito mais bonita e bem mais natural.

Anexei nas outras 3 imagens renderizadas com os 2 primeiros materiais em madeira e na 3a. imagem renderizada um material novo em madeira (Substance)

Se quiser que os veios da madeira fiquem bem mais "evidenciados" e nítidos no seu render final, basta aumentar o valor do "bump" do material de 30 para 60, já irá dar um bom ressalto e detalhamento mais fino nos veios da madeira...

** OBS.: Na 1a. imagem fiz o piso em madeira com o Floor generator do 3ds Max 2018, que cria alguns tipos de piso padrão em madeira ( standard, hexagon e mais 3 outros tipos de piso ).

===========================================================================

Espero ter ajudado de alguma forma.

Boa sorte!

Abraços e sucesso.

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...




Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!

SERPA.: Oi Serpa! Tudo bem? Lembrando a você que se colocar um mapa de "displacement" no canal "bump map" do shader "V-Ray normal map" ( primeira imagem em anexo que coloquei na minha mensagem anterior ), o efeito do piso em madeira irá ficar mais real ainda, ok?

========================================================================

Espero ter ajudado de alguma forma.

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Muito obrigado pela pronta resposta.

Comecei a brincar aqui.

Estava há muitos anos afastado deste hobby que tanto amo (CG).

Tinha aprendido um bocado de coisas sobre max, Photoshop, estava começando a aprender after effects.

Mas o trabalho me consumia muito tempo e energia e não sobrava pra quase nada. O pouco que sobrava eu tirava pra passear.

Resolvi retomar a CG de 2017 pra cá, relembrando o que tinha aprendido e sempre aprendendo coisas novas, ainda mais aqui no forum!.

O pessoal daqui é incrível!

Olha que interessante. Eu ia te perguntar se existe algum programa que crie esses (mapas, normal, specular, reflection).

Descobri por acaso que o Photoshop que tenho aqui cria o normal e o reflection e já estou começando a testar essas dicas.

Se  por acaso tem algum outro mais prático e que crie todos os mapas possíveis, eu gostaria muito de conhecer.

Tenho o substance aqui mas não peguei nele ainda. Também não sei se seria indicado pra isso.

Obrigado mais uma vez. 



SERPA:
Pessoal, estava assistindo a um vídeo tutorial de criação de madeira realista no VRAY.

Em dado momento o cara manda ajustar o parâmetro subdivisions, que fica ali na seção Reflections.

Max o meu Max 2018 não está abrindo o campo para eu alterar.

O que pode estar havendo de errado?
Olá ,brother. Esse método que você mostrou aí na imagem é antigo, por isso fica desabilitado agora. Não vale a pena usar mais. Os granulados são evitados configurando o antialiasing.

para configurar bem material de madeira recomendo:

e também esse tutorial:
https://www.youtube.com/watch?v=VvO_hHafCbA
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!

SERPA.: Oi Serpa! Tudo bem? Sobre a sua pergunta, sim, existem programas que já criam para você todos esses mapas rapidamente, sem que precise ainda criar um por um pelo Photoshop CC 2019...

=======================================================================

Um desses programas que cria para você rapidamente todos esses mapas: specular, rhougness, normal map,  displacement, ambient occlusion, metallic, height map, é o (1) Shader Map, tem também o (2) Bitmap2material 3.1 (Allegorithmic), (3) Knald e o (4) CrazyBump...etc.

** De todos eles, os que mais uso é o "Shader Map" e o Bitmap2material 3.1 (Allegorithmic). Esses 2 softwares já criam todos os mapas para você.

Uma dica super importante também é você começar a usar o ZBrush 2019 com a ferramenta de "Multi map exporter", que exporta já pra ti os mapas: vector displacement, normal, texture from Polypaint (diffuse), ambient occlusion e cavity map.

A seguir posto uma imagem da tela da ferramenta "Multi map exporter" do ZBrush 2019.

** Na 2a. imagem em anexo, é a interface do "Shader Map", ele já cria para você os 4 mapas a partir de qualquer textura: 1- normal map, 2- specular map, 3- ambient occlusion map e o 4- displacement map.

** OBS.:
Lembrando que esses mapas que citei acima (1,2,3 e 4) devem ser carregados para dentro do 3ds Max 2019 ou superior com o Override=1,0, ok?

Nesse vídeo tutorial, o site FlippedNormals: FlippedNormals- Texture Maps Explained - Essential for All Texture Artists, mostra quais são os vários mapas de textura como: diffuse, albedo/color, rhougness/glosiness, displacement, bump, normal map, opacity, metallic e vector displacement...

======================================================================

Espero ter ajudado de alguma forma.

Boa sorte.

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...


Olá Serpa, de qualquer maneira segue acima como fazer no Vray Next update2.
www.maquetes3d.weebly.com
Valeu galera pela ajuda!

Danilo, hj vou dar uma olhada nos softwares q vc indicou.

Ricardo, valeu pela info, vou mexer lá, rsrs.

New, ainda não tive tempo de ver o vídeo, vou assistir hj quando chegar.

Na verdade, a madeira q estou fazendo é uma mesa de pinho envernizada.

Danilo estou enviando em anexo uma imagem que fiz, já usando suas dicas, fiquei bem animado com o resultado. 
Serpa não utilize mapas no reflect, deixe sempre em 100% reflexivo e controle só pelo reflection gloss, pode ser um mapa para ter variação.
Isso serve para qualquer material, assim já cria materiais PBR e deixa esses métodos mais antigos para trás.
Veja os video que o New enviou e siga o canal do Adán que é dos melhores locais para encontrar informação de qualidade.
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!

SERPA.: Oi Serpa! Tudo bem? Parabéns pelo seu teste de render, o material em madeira está ficando bem legal mesmo, você só precisa aplicar um "turbosmooth" ou "meshsmooth" no tampo da sua mesa em madeira.

========================================================================

** Repare que as quinas da sua mesa ainda estão meio "facetadas". Selecione o tampo da sua mesa 3d e aplique o modificador "turbosmooth" ou "meshsmooth" no tampo dela, ok?

A seguir posto uma imagem de um print geral de uma configuração de qualquer "vray matl" que você pode estar incorporando e adotando nos seus trabalhos.

1.0- Use mapa no canal diffuse. ( Utilize sempre o override no Automatic [Recomendado])...

2.0- Use mapa no canal "reflect" ou se preferir pode não colocar nenhum mapa mesmo no canal reflect, e controlar o brilho do material em madeira só pelo Glosiness, pode ser uma ótima opção também...

3.0- Coloque mapa no canal "Fresnel IOR" ( esse mapa IOR é gerado pelos softwares Substance )...

4.0- Por fim coloque mapas de normal map + displacement map no shader do "vray normal map"...

========================================================================

Boa sorte e continue sempre firme e forte nos estudos.

Abraços e sucesso!

========================================================================

Fernando Cunha.: Oi Fernando! Tudo bem? Parabéns pelas suas ótimas dicas, realmente o canal do grande Adán Martín é ótimo também, sou inscrito nele há anos.

O sucesso do canal dele é incrível, tanto é que ele já tem uma média de 54 milhões de inscritos. Realmente ele sempre traz informação muito boa e de ótima qualidade.

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707506.

Total de membros registrados: 135166

Últimos membros registrados: qdsakhba, Shishui026, vsdfvasdf, jvmferreira, THIAGO BARCELLOS, WASHINGTON.NBO, JessicaSNR, Rova.

Usuário(s) on-line na última hora: 711, sendo 4 membro(s) e 707 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: qdsakhba, Shishui026, Gibran Farfud, nakan14.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.