SERPA.: Oi Serpa! Tudo bem? Essa questão da opção de material realista de madeira é bem interessante, porque a madeira é um material
"anisotrópico", então para compor bem um material de madeira, você vai precisar inevitalmente de várias referências de madeira na internet...
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Qual versão do
V-Ray você usa? Uso a versão do
V-Ray adv. 3.60 ( 3ds Max 2018 ) e nas minhas opções de
"vray matl", não tem essa opção
"Subdivs" embaixo do
"Dim Falloff". Pode ser que a sua
versão do
V-Ray seja diferente da minha, não sei...
** SOBRE SUA PERGUNTA.: Tenta habilitar a opção do
"Dim Distance", para ver se as opções do
Dim falloff e do
Subdivs ficam hablitadas embaixo...
Mas como falava anteriormente sobre as propriedades da madeira, ela é um
material "anisotrópico", ou seja, é a característica que uma
substância ou material possui em que certa
propriedade física, pode variar de acordo com a
direção.
** A
madeira é um exemplo de material
anisotrópico com as suas propriedades mecânicas a dependerem da disposição das suas fibras, um exemplo disso é o
bambu, em que as suas
fibras crescem e são no mesmo sentido da sua maior dimensão que é o
comprimento, por isso o bambu é conhecido como o
"aço japonês". A
madeira se expande ou se retrai de forma diferente, dependendo das variações de umidade no ambiente, consoante sejam considerados os sentidos relativos de suas fibras.
Para fazer um bom material em
madeira, você precisa no mínimo de
3 mapas muito importantes para deixar o seu material
realista...O
1a. mapa é o
diffuse que obviamente todo material deve ter, o
2a. mapa super importante pra madeira é o
"specular", pois ele controla a especularidade ou brilho da madeira. Apesar da madeira não ser por natureza um material brilhoso, a não ser que ela seja envernizada ou bem polida mesmo, aí sim ela terá um brilho que você poderá controlar ele pelo "specular" do material da madeira.
O
3a. mapa e super importante não só pra madeira mas pros demais materiais, é o
normal map, é este mapa que gera os relevos ou os veios/ fibras da
madeira em 3d.** Coloquei em anexo uma
composição bem simples do material de madeira que criei pra uma Cena de teste que postei aqui no seu tópico de perguntas, aonde você pode estar vendo a configuração do material em madeira que coloquei, ok?
Mas
lembre-se: Estes
3 mapas ( diffuse+ specular+ normal map ) que citei anteriormente, são os 3 mapas básicos para quase todos os materials 3d que você for criar.
** IMPORTANTE.: Somente o mapa
diffuse você o carrega pra dentro do seu
3ds Max 2019 ou
superior, com o override
2,20 ( LCS= Gamma and LUT ), que é o
Automatic (Recomendado). Os demais mapas:
specular,
normal map,
displacement,
height map,
metallic,
ambient occlusion, você carrega com o
override= 1,0, ok?
Se quiser um
material em
madeira mais
realista ainda, precisará de mais mapas para compor melhor ainda esse seu material, como os demais
mapas:
rhougness ( tons de cinza ), metallic,
height map e
ambient occlusion...
** A seguir postei algumas imagens em anexo das configurações do
material em madeira ( Imagem 1 ) mais simples somente com
3 mapas e na 2a. imagem uma composição um pouco mais complexa com um material de
piso madeira parquet "Substance" (
seamless- que não há repetição de textura ) e que deixa a cena muito mais bonita e bem mais
natural.Anexei nas outras
3 imagens renderizadas com os
2 primeiros materiais em
madeira e na
3a. imagem renderizada um
material novo em
madeira (Substance)
Se quiser que os
veios da madeira fiquem bem mais
"evidenciados" e
nítidos no seu
render final, basta aumentar o valor do
"bump" do material de
30 para
60, já irá dar um bom ressalto e
detalhamento mais
fino nos
veios da madeira...
** OBS.: Na
1a. imagem fiz o piso em madeira com o
Floor generator do
3ds Max 2018, que cria alguns tipos de piso padrão em madeira (
standard, hexagon e mais
3 outros tipos de
piso ).
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Espero ter
ajudado de alguma forma.
Boa sorte!Abraços e
sucesso.
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"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...