Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Andre Bittencourt   Rio de Janeiro - RJ
CA188SD   rio de janeiro - AC
leonardo teixeira   são paulo - AC
Cidral   São José Dos Pinhais - PR
Ricardo   Montreal - Quebec - Canada - AC

Portfólios Ver Mais

Raul Rodrigues   Goiania - GO
erculesc   Ponta Grossa - Pr - PR
Langue   São Luis - MA - AC
Dario Xavier   Ceará-Mirim-RN - RN

Criando material de madeira realista.

Por: SERPA  

Em: 09/09/2019 14:37

Danilo,

Caraca, eu nem tinha reparado que estava facetada!
 
hj olhando com mais calma é que percebi. Fica mais evidente lá na quina ao fundo.
 
Obrigado pelas críticas.
 
Resolvi apenas aplicar o turbosmooth e acabou aparecendo uma espécie de vinco,uma linha, onde não tinha. Lá no fundo perto da outra quina. Não sei se foi a quantidade insuficiente q informei. Aliás, quando aplico TurboSmooth eu só mexo no parãmetro de interactions (geralmente coloco 3).
 
Tendi nada.
 
Vou fazer as outras alterações além do turbosmooth pra ver se a linha some.
 
1- Não entendi a parte do "utilize sempre o override no Automatic". Cara, pode me explicar onde fica isso? rsrs
 
2- Esse Glossiness q vc fala é aquele no campo do refract?
 
3- Este tipo de mapa IOR dá pra criar em algum daqueles softwares q vc indicou ou apenas no substance? (instalei o shader map 4 aqui e estou me divertindo com ele). rsrs
 
Boas Serpa, vou só falar mais uma vez pois por vezes as pessoas não lêem e as dicas boas passam ao lado.
Você está indo por um caminho confuso, vendo tutos e seguindo dicas sem saber se é o correcto e isso lhe fará perder imenso tempo.
Mais uma vez siga a dica do New e veja o canal do Adán é dos melhores locais de informação correcta que você vai encontrar gratuitamente.
Danilo,
Algumas dúvidas

1.0- Use mapa no canal diffuse. ( Utilize sempre o override no Automatic [Recomendado]). 

Confesso q não entendi, procurei essa informação e não achei. Tenho receio de estar usando uma versão de vray diferente da sua. Desculpe mas é que estou muito tempo sem mexer no 3ds max como mencionei (a última versão que eu usava era 2013, se não me engano, era mental ray ainda, rsrs)

vc menciona ali override=1 para (glossy, IOR, normal e heigh). Como eu configuro isso? rsrs

Difuse e Reflect 2.2 (entendo que esteja falando do Gamma), mas onde configuro estas informações. 

Eu me lembro de já ter visto algo a respeito mas era pra confirguração geral de gamma. Lá no menu customize.

Outra dúvida que tenho. Se o material de madeira que pretendo criar é envernizada, ainda assim preciso colocar normal e displacement?

Quando apliquei turbosmooth o material criou um vinco na parte do fundo da mesa. Conforme ilustrado na imagem em anexo. Não sei se fiz corretamente pois quando aplico esse turbosmooth, apenas coloco 3 no parâmetro e mais nada. Cheguei a aplicar mais do que 3 mas não adiantou. 

Não lembro agora como criei este tampo, mas se não me engano foi no rhino e exportado para o max a malha.

Talvez seja este o problema, na forma como exportei, vou tentar exportar com a máxima qualidade e ver se resolve.


Mais uma vez, obrigado a todos que estão ajudando.





Fernando Cunha:
Boas Serpa, vou só falar mais uma vez pois por vezes as pessoas não lêem e as dicas boas passam ao lado.
Você está indo por um caminho confuso, vendo tutos e seguindo dicas sem saber se é o correcto e isso lhe fará perder imenso tempo.
Mais uma vez siga a dica do New e veja o canal do Adán é dos melhores locais de informação correcta que você vai encontrar gratuitamente.

Se tu postar mais uma vez eu tenho quase certeza de que ele irá ler, man.
Tenho fé nisso Emerson KKKKKK
Fernando Cunha:
Tenho fé nisso Emerson KKKKKK

vai na fé, irmão, que eu apoio. hahaha!
Danilo,

Não entendi essa parte.
1.0- Use mapa no canal diffuse. ( Utilize sempre o override no Automatic [Recomendado])... Onde configuro isso?


Difuse 2.2 e Reflect 2.2 (isso é gamma?, onde configuro?). Só lembro de gama na configuração geral.

Glossy, IOR, Normal e Height Override=1,0 (onde informo isso?).

Outra coisa: Mesmo para criação de madeira envernizada é necessário normal map + displacement map?

Fui aplicar o Turbosmooth e o tampo ganhou um vinco lá no fundo. Não sei o q fiz errado. Normalmente só aplico o turbo e não mexo em nada. Apenas na quantidade de interções.

Mapa Fresnel só no substance ou algum daqueles programas q vc mencionou tbm gera?






Oi Serpa, tudo bem?

Se tiver os mapas corretos para aplicar nos diversos canais do VRayMtl você reproduz o material desejado com perfeição facilmente, não precisa fazer trocentas configurações, é só aplicar os mapas e pronto, o problema é ter ou gerar os mapas corretamente.

Apesar de existirem diversos programas para gerar estes mapas a partir de uma simples foto, nenhum fica bom, apenas os que usam mais de uma foto conseguem reproduzir os mapas corretamente ou quando o mapa é gerado proceduralmente.

O ideal é conhecer bem os parâmetros do VRayMtl para você conseguir criar quase todos os materiais, apenas alguns precisam de outros recursos.

O lance do mapa Reflection que o Fernando citou numa das respostas é importantíssimo, um determinado material sempre reflete na mesma intensidade, pode variar no Gloss ou Rough, mas nunca na intensidade, só varia a intensidade se for outro material.

O lance do verniz, normalmente você usa um VrayBlendMtl para produzir o efeito de verniz usando o mapa Falloff como máscara.

Eu divulguei um tutorial recentemente sobre configuração de diversos tipos de madeira no V-Ray que pode ser útil, está neste Link: https://3d1.com.br/noticia/68800

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Boas Serpa, fiz ai um video bem rápido só para lhe mostrar como consegue criar uma madeira PBR com muita facilidade.
Fernando Cunha:
Boas Serpa, fiz ai um video bem rápido só para lhe mostrar como consegue criar uma madeira PBR com muita facilidade.

Agora vi que esse Fernando é um cara de fé mesmo. hehe!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707625.

Total de membros registrados: 135234

Últimos membros registrados: jenniwerner, kressrobert, Hugginsed, kdsanmva, LucyCoffee, rauldossantossousa, adudis_, mauriciovrc.

Usuário(s) on-line na última hora: 1135, sendo 23 membro(s) e 1112 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Eng Damasceno, clastac, Thiago, Junior, emersonforentin, pinart, Wamdersilva, Roberto Movanni, Anderson Miguel, SERPA, Allen Anderson, Roberto Trevelin, cadwillem, Geraldo Nunes, deathstars, Celso Borttoloto, Usina3d, Sergio1987, Garage29, Alexandre Longo, marcio.alain, SaavedraCG, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.