Faz tempo q eu n faço um material de madeira, mas quando eu fazia, eu usava aquele mapa prodecural Wood, junto com outros, e ficava bastante bacana...
Hoje em dia têm no 3dsmax 2020 e no Blender, um mapa ainda melhor de Wood procedural...
Enfim.. é claro q não se usa o Wood purão ("vanilla", ou sem nenhuma alteração e tal), a não ser pra uma questão cartunesca e tal (o q fica até q bem legal na maioria das vezes).. O que eu fazia (pra visualização arquitetônica de interiores e tal) era, primeiramente pegar duas texturas de madeira com a granulação (da madeira) similar (não os "veios" (o "desenho grande" da madeira), mas a granulação (os 'pequenos riscos' da textura da madeira) mesmo), nesse caso a madeira de uma cor só é até melhor (pra cada uma, no caso, precisa de duas) pra começar uma composição bacana com o Wood (o mapa procedural 3d)..
Teve uma vez quando eu trampava com moveis planejados e sob medida, q um dos marceneiros que montava os moveis me deu de presente (na verdade eu pedi pra ele me dar e tal XD) um 'sampler' de 'laminas' de revestimentos de madeira (aqueles revestimentos 'de antigamente' pra MDF/MDP... hoje em dia se prensa uma camada de uretano (ou coisa similar), com o padrão de madeira (ou outros desenhos) em cima das chapas de MDF/MDP, mas, antigamente, pra fazer coisa "q parece uma taboa (de madeira mesmo) mas não é" e tbm pra fazer varios efeitos (tipo "zebrano" (um listradinho cor-sim-cor-não com uma madeira mais escura e outra mais clara) ou efeito de "radica" (tirado de raízes ou partes q parecem raízes.. as radicas são geralmente os revestimentos mais caros e delicados), pessoal colava esses revestimentos de madeira natural, e ficavam (e ainda ficam) muito bonitos... Esse 'sampler' era tipo um "caderno" só q ao invés de folhas eram laminas de madeira natural pra esse tipo de revestimento... Eu escaneava essas folhas e usava pra esse tipo de composição :)...
Enfim, tendo essas duas texturas de madeira com a granulação similar (e, é claro (XD) com com a mesma orientação na textura.. tipo n vai por uma textura com a granulação na vertical com outra com a granulação na horizontal q muito provavelmente n vai ficar o melhor..), se as cores das duas madeiras forem muito diferentes ou não forem as cores q vc quer combinar ou q acha mais bonito, pra cada uma das texturas vc usa um "Color Correction", e então define às cores da combinação (no mapa Wood)... Dependendo do caso, vc vai deixar as cores mais parecidas ou mais diferentes (aí depende do gosto, do tipo de madeira q vc quer imitar, etc..)..
Definindo às cores (na verdade as texturas, mas com Color Correction..) da madeira, aí vc dá uma configurada nos parametros do mapa Wood.. Como é um mapa procedural 3d, o formato do objeto vai influenciar bastante em como o mapa vai se comportar.. mas vc pode inclinar o mapa (o Wood) tbm pra diferenciar o efeito, tem varios parametros interessantes do proprio Wood mesmo (alem de vc inclinar o mapa e tal) então eu recomendo mexer em todos pra ver o q eles fazem...
Nesse momento eu ja tinha um difuso decente, pro glossiness, algo acetinado agora (0.75 a 0.85), e no bump, eu copiava o Wood do difuso (copia não instancia) e, nos Color Correction das texturas, tirava a saturação (deixava preto e branco) e aumentava aos contrastes, e deixava a claridade das duas (o brightness) bastante similares, e deixava como bump 'classico' mesmo (não o normal, só esse mapa mesmo)..
Esse era o "material base" basico de "madeiras" q eu usava.. é a base mesmo.. Inclusive dá tbm, nesse momento do material, pra proceder com o glossiness de uma maneira similar ao q eu falei acima, do bump e tal..
Enfim, nesse momento eu já tinha então um material base decente, com um bump legal dando umas nuances no brilho.. a depender do caso, já tá pronto o material.. Mas geralmente, a granulação da madeira tem um brilho (q vai dar picos e variações com aquele primeiro bump), e o verniz tem outro brilho (mais vítreo e liso).. Então, eu usava um material do tipo 'Aditivo'... Eu já usei o 'VrayAdditive', o 'VrayComposite', e o 'Shellac' pra isso, mas o q eu mais usei acho q foi o 'Shellac' mesmo, acho q pelo nome ("Shellac" quer dizer "Laca", etc.. (lembro q ja falei paragrafos e paragrafos aqui um tempo atras, sobre a "laca-asa-de-barata" e tal etc XD...))..
Então, pro caso de madeiras com verniz (mesmo q seja um verniz fosco fica bom) eu uso um material composto do tipo aditivo, pra q tenha tanto o brilho da granulação da madeira quanto o brilho do verniz.
No caso do material do verniz, eu usava um material similar a vidro liso, ou com menos brilho a depender do caso...
Mas eu considero essa técnica meio arcaica, é tecnicamente simples mas pode ser trabalhosa de se fazer bem, e dá pra vc variar bastante tbm (por exemplo fazer uma 'madeira com granulação' usando um noise, etc, etc...).. Mas eu n considero muito dificil n... é meio q uma base esse material... aí dá pra mudar pra outras coisas e tal, etc...
Mas isso é como eu fazia, e faz tipo uns 4 anos atras coisa assim XD.. mas lembro q funcionava bem... proxima vez q eu for fazer coisa do tipo eu leio de novo esse topico novamente...
@edit: Olha q legal... isso é pra pensar com carinho nesse tipo de material, q , na minha opinião, é um dos mais nobres materiais :)..
(primeiro video - Produção de MDF/MDP - o acabamento melaminico q o apresentador diz, é o q eu tinha falado de "uretano" ali em cima.. é um acabamento q dá um 'bump' na chapa de MDF/MDP, pra parecer veios de madeira ante o toque (ou fotos)..)
https://www.youtube.com/watch?v=FOmaQSoPVDk(Segundo video - Sobre varios acabamentos nas madeiras, no caso mais sobre revestimentos mesmo)
https://www.youtube.com/watch?v=f4QQUXVIiTE("terceiro-video" - é o q acho q vai ficar depois do texto aqui... XD)
Ah, e o Shellac né?!? XD... Sabiam q a tradução pra 'joaninha' é "ladybug"?! Então.. a Laca, que é (até onde eu sei) o mais antigo dos vernizes, é conhecido como "Shellac" ... O "lakh" em indiano antigo, é um termo que se refere a "cem mil" (assim como uma Miriade equivale a dez mil...)... Então, a Laca é, basicamente, a excreta (as fezes) do 'inseto-da-laca' (shellac).. Os insetos da laca (bastante similares a cochonilhas) cravam os dentinhos nos cotovelos das plantas (tem plantas melhores e piores pra isso e tal) e quando cravam (os dentinhos, ou algo similar) gostam TANTO da seiva da planta q instintivamente NUNCA MAIS largam.. e então ficam chupando seiva e "cagando" à laca... depois de um tempo, essa excreta (a 'laca') vai se acumulando acima da planta e se solidificando, então o pessoal colhe essa laca, que, solidificada fica quebradiça, e geralmente tem a aparencia de cascas de unha escurecida, ou algo bastante similar à asas de barata, por isso que muitas vezes se chama a Laca de "asa-de-barata"...
(Ah é, q eu tinha falado do 'lakh' e tal... é q a goma-laca fininha geralmente vai ter q ser aplicada muitas e muitas vezes, pra ter o efeito ideal, então acho q é disso q veio o 'lac' do 'shellac' e tal...)
(esse canal (q ta falando sobre laca) tem um video com um luthier (artesão de violões e similares) q fala da aplicação da laca tbm (a "resina" q dizem, qdo falam sobre verniz de violão e guitarras, é geralmente uma laca...mas têm lacas artificiais tbm, tipo a laca-automotiva e tal, etc..)..