Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Vinicius Paciello   São Paulo - AC
cjoe   Portugal - Internacional
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
dpi3d   Recife - PE

Portfólios Ver Mais

Rodrigo   Minas Gerais - AC
Flaviano Oliveira   Belo Horizonte - MG
Paulo   Campo Grande MS - AC
Daniel   Londrina

Criando material de madeira realista.

Por: SERPA  

Em: 09/09/2019 14:37

Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!

SERPA.: Oi Serpa! Tudo bem? O mestre André Vieira te deu ótimas dicas de como criar material de madeira envernizada no render V-Ray do 3ds Max 2019 ou superior, ou em qualquer outro renderizador também. Na mensagem do mesmo, ele disse que não precisa de "displacement" para criar material em madeira envernizada...

==============================================================================

Dá uma olhada e uma lida com calma na resposta do mestre André Vieira que vai te ajudar demais, ok? Com relação as outras dicas não é mais necessário a mudança do gamma do 3ds Max desde a versão 2014...

** O override do 3ds Max 2019 ou superior só deve ser colocado 1,0 em todos os mapas menos o de "diffuse" ( usa o gamma automático do 3ds Max 2019 ou superior ).

Quando você aplicou um modificador "turbosmooth" ou "meshsmooth" no seu tampo em madeira, esses modificadores aumentam a densidade da malha 3d, deixando mais pesada de acordo com o número de iterations que você coloca, portanto ele cria mesmo mais vincos...

Antes de aplicar qualquer modifcador "turbosmooth" ou "meshsmooth" no 3ds Max 2019, é interessante que você olhe toda a malha com cuidado e veja se ela está toda fluida ( com relação as edges ) e bem limpa e organizada. Aí só depois que a malha "low poly" estiver impecável é que você aplica os modificadores "turbosmooth" ou "meshsmooth", ok?

** Pode também apagar ou ligar a lâmpada que fica no painel embaixo da pilha de modificadores do programa, assim com a lâmpada apagada o efeito do modificador desaparece até você fazer os ajustes e correções necessários, quando estiver satisfeito com os ajustes, aí você liga novamente a lâmpada dos modificadores...

===========================================================================

Espero ter ajudado de alguma forma.

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
"ai, man!
fui dar uma ajudinha ali e recebi um...
...na verdade recebi nem um obrigado. Fiquei no vácuo. HAHAHA!"
Faz tempo q eu n faço um material de madeira, mas quando eu fazia, eu usava aquele mapa prodecural Wood, junto com outros, e ficava bastante bacana...

Hoje em dia têm no 3dsmax 2020 e no Blender, um mapa ainda melhor de Wood procedural... 

Enfim.. é claro q não se usa o Wood purão ("vanilla", ou sem nenhuma alteração e tal), a não ser pra uma questão cartunesca e tal (o q fica até q bem legal na maioria das vezes).. O que eu fazia (pra visualização arquitetônica de interiores e tal) era, primeiramente pegar duas texturas de madeira com a granulação (da madeira) similar (não os "veios" (o "desenho grande" da madeira), mas a granulação (os 'pequenos riscos' da textura da madeira) mesmo), nesse caso a madeira de uma cor só é até melhor (pra cada uma, no caso, precisa de duas) pra começar uma composição bacana com o Wood (o mapa procedural 3d).. 

Teve uma vez quando eu trampava com moveis planejados e sob medida, q um dos marceneiros que montava os moveis me deu de presente (na verdade eu pedi pra ele me dar e tal XD) um 'sampler' de 'laminas' de revestimentos de madeira (aqueles revestimentos 'de antigamente' pra MDF/MDP... hoje em dia se prensa uma camada de uretano (ou coisa similar), com o padrão de madeira (ou outros desenhos) em cima das chapas de MDF/MDP, mas, antigamente, pra fazer coisa "q parece uma taboa (de madeira mesmo) mas não é" e tbm pra fazer varios efeitos (tipo "zebrano" (um listradinho cor-sim-cor-não com uma madeira mais escura e outra mais clara) ou efeito de "radica" (tirado de raízes ou partes q parecem raízes.. as radicas são geralmente os revestimentos mais caros e delicados), pessoal colava esses revestimentos de madeira natural, e ficavam (e ainda ficam) muito bonitos... Esse 'sampler' era tipo um "caderno" só q ao invés de folhas eram laminas de madeira natural pra esse tipo de revestimento... Eu escaneava essas folhas e usava pra esse tipo de composição :)... 

Enfim, tendo essas duas texturas de madeira com a granulação similar (e, é claro (XD) com com a mesma orientação na textura.. tipo n vai por uma textura com a granulação na vertical com outra com a granulação na horizontal q muito provavelmente n vai ficar o melhor..), se as cores das duas madeiras forem muito diferentes ou não forem as cores q vc quer combinar ou q acha mais bonito, pra cada uma das texturas vc usa um "Color Correction", e então define às cores da combinação (no mapa Wood)... Dependendo do caso, vc vai deixar as cores mais parecidas ou mais diferentes (aí depende do gosto, do tipo de madeira q vc quer imitar, etc..).. 

Definindo às cores (na verdade as texturas, mas com Color Correction..) da madeira, aí vc dá uma configurada nos parametros do mapa Wood.. Como é um mapa procedural 3d, o formato do objeto vai influenciar bastante em como o mapa vai se comportar.. mas vc pode inclinar o mapa (o Wood) tbm pra diferenciar o efeito, tem varios parametros interessantes do proprio Wood mesmo (alem de vc inclinar o mapa e tal) então eu recomendo mexer em todos pra ver o q eles fazem... 

Nesse momento eu ja tinha um difuso decente, pro glossiness, algo acetinado agora (0.75 a 0.85), e no bump, eu copiava o Wood do difuso (copia não instancia) e, nos Color Correction das texturas, tirava a saturação (deixava preto e branco) e aumentava aos contrastes, e deixava a claridade das duas (o brightness) bastante similares, e deixava como bump 'classico' mesmo (não o normal, só esse mapa mesmo).. 

Esse era o "material base" basico de "madeiras" q eu usava.. é a base mesmo.. Inclusive dá tbm, nesse momento do material, pra proceder com o glossiness de uma maneira similar ao q eu falei acima, do bump e tal..

Enfim, nesse momento eu já tinha então um material base decente, com um bump legal dando umas nuances no brilho.. a depender do caso, já tá pronto o material.. Mas geralmente, a granulação da madeira tem um brilho (q vai dar picos e variações com aquele primeiro bump), e o verniz tem outro brilho (mais vítreo e liso).. Então, eu usava um material do tipo 'Aditivo'... Eu já usei o 'VrayAdditive', o 'VrayComposite', e o 'Shellac' pra isso, mas o q eu mais usei acho q foi o 'Shellac' mesmo, acho q pelo nome ("Shellac" quer dizer "Laca", etc.. (lembro q ja falei paragrafos e paragrafos aqui um tempo atras, sobre a "laca-asa-de-barata" e tal etc XD...))..

Então, pro caso de madeiras com verniz (mesmo q seja um verniz fosco fica bom) eu uso um material composto do tipo aditivo, pra q tenha tanto o brilho da granulação da madeira quanto o brilho do verniz. 

No caso do material do verniz, eu usava um material similar a vidro liso, ou com menos brilho a depender do caso...


Mas eu considero essa técnica meio arcaica, é tecnicamente simples mas pode ser trabalhosa de se fazer bem, e dá pra vc variar bastante tbm (por exemplo fazer uma 'madeira com granulação' usando um noise, etc, etc...).. Mas eu n considero muito dificil n... é meio q uma base esse material... aí dá pra mudar pra outras coisas e tal, etc...



Mas isso é como eu fazia, e faz tipo uns 4 anos atras coisa assim XD.. mas lembro q funcionava bem... proxima vez q eu for fazer coisa do tipo eu leio de novo esse topico novamente...







@edit: Olha q legal... isso é pra pensar com carinho nesse tipo de material, q , na minha opinião, é um dos mais nobres materiais :)..

(primeiro video - Produção de MDF/MDP - o acabamento melaminico q o apresentador diz, é o q eu tinha falado de "uretano" ali em cima.. é um acabamento q dá um 'bump' na chapa de MDF/MDP, pra parecer veios de madeira ante o toque (ou fotos)..)

https://www.youtube.com/watch?v=FOmaQSoPVDk

(Segundo video - Sobre varios acabamentos nas madeiras, no caso mais sobre revestimentos mesmo)
https://www.youtube.com/watch?v=f4QQUXVIiTE


("terceiro-video" - é o q acho q vai ficar depois do texto aqui... XD)
Ah, e o Shellac né?!? XD... Sabiam q a tradução pra 'joaninha' é "ladybug"?! Então.. a Laca, que é (até onde eu sei) o mais antigo dos vernizes, é conhecido como "Shellac" ... O "lakh" em indiano antigo, é um termo que se refere a "cem mil" (assim como uma Miriade equivale a dez mil...)... Então, a Laca é, basicamente, a excreta (as fezes) do 'inseto-da-laca' (shellac).. Os insetos da laca (bastante similares a cochonilhas) cravam os dentinhos nos cotovelos das plantas (tem plantas melhores e piores pra isso e tal) e quando cravam (os dentinhos, ou algo similar) gostam TANTO da seiva da planta q instintivamente NUNCA MAIS largam.. e então ficam chupando seiva e "cagando" à laca... depois de um tempo, essa excreta (a 'laca') vai se acumulando acima da planta e se solidificando, então o pessoal colhe essa laca, que, solidificada fica quebradiça, e geralmente tem a aparencia de cascas de unha escurecida, ou algo bastante similar à asas de barata, por isso que muitas vezes se chama a Laca de "asa-de-barata"... 

(Ah é, q eu tinha falado do 'lakh' e tal... é q a goma-laca fininha geralmente vai ter q ser aplicada muitas e muitas vezes, pra ter o efeito ideal, então acho q é disso q veio o 'lac' do 'shellac' e tal...)   

(esse canal (q ta falando sobre laca) tem um video com um luthier (artesão de violões e similares) q fala da aplicação da laca tbm (a "resina" q dizem, qdo falam sobre verniz de violão e guitarras, é geralmente uma laca...mas têm lacas artificiais tbm, tipo a laca-automotiva e tal, etc..).. 
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
ScreamingFox
tu tem cara que gosta de escrever livros.
eu gastei um certo tempo lendo seu comentário. hahaha!
É, mas como diria o Tsugumo Hanshiro, no meio disso tudo talvez vc possa até encontrar particulas de algum conhecimento valido...

Vc já viu aquele filme "Harakiri" (1962)? Se vc gostar de dramas históricos, ou de suspense, ou de ação, eu recomendo esse filme... é uma critica ao bushido e etc.. bem bacana mesmo... é um dos classicos japoneses.. esse filme q teve uma cena q meio q definiu a estética de "duelos de espada" e tal... (e vc vê a influencia dessa cena até hoje em dia em jogos de luta e etc..)..

(Ah é o Tsugumo Hanshiro é um dos personagens desse filme aí q eu falei XD)


Video: Uma cena desse filme Harakiri (a cena famosa do duelo) 


(se quiserem ver e n acharem da um toque q eu upo e passo um link.. esse filme é meio dificil de achar mesmo e tal...)
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707507.

Total de membros registrados: 135168

Últimos membros registrados: Fastburndiets, Neesaun, qdsakhba, Shishui026, vsdfvasdf, jvmferreira, THIAGO BARCELLOS, WASHINGTON.NBO.

Usuário(s) on-line na última hora: 662, sendo 2 membro(s) e 660 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Fastburndiets, nakan14.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.