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Criando material de madeira realista.

Por: SERPA  

Em: 09/09/2019 14:37

Já me dói o abdominal de tanto me rir New, nem sabia que tinha tanta KKKKKKK.
Mais um pouco e tu pode ser até candidato a canonização.
Fernando da santa fé. hahaha!
Preciso usar normal map e displacement mesmo para esse material envernizado?

Não entendi aquela parte ali do override=1 Onde configuro aquilo?

E difuse e reflect 2.2 isso é o gama? Onde configuro?
Oi Serpa, tudo bem?

Para simular verniz com perfeição você precisa de dois Layers de material, um será o da madeira e vai usar o Normal Map, o Displacement eu não acho necessário numa peça polida.
O outro Layer será apenas do verniz e você vai mesclar os dois materiais com um mapa Falloff usando o VRayBlendMtl.

Porém, você está seguindo um caminho mais confuso, o sistema PBR não usa imagem de Diffuse, usa imagem de Base Color ou Albedo, que são diferentes das imagens de Diffuse porque não possuem informações de sombra.

Sobre a modificação do Gamma para 2.2, não é mais necessário no 3ds max desde a versão 2014.
Você só precisa mudar o Gamma para 1.0 quando importar mapas de Normal ou Displacement gerados por computador.

Segue o tutorial do Fernando que será fácil criar a madeira PBR e outros materiais similares.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
SERPA.: Oi Serpa! Tudo bem? Sobre a sua pergunta, você pode tranquilamente e seguramente seguir o tutorial do nosso amigo e colaborador "Fernando Cunha" e do vídeo do mestre Adán Martín que o nosso amigo e colaborador "New" postou aqui no seu tópico, ok?

=====================================================================

O mestre André Vieira te deu ótimas dicas de como se criar um material em verniz realista no render V-Ray pro 3ds Max 2019 ou superior e em qualquer renderizador... 

Segue as dicas dos nossos amigos e colaboradores que citei aí em cima da minha mensagem, que eles são bem experientes na área de Computação Gráfica (C.G), especialmente o mestre André Vieira.

Com relação as dicas que te dei do 3ds Max 2019 com relação ao "override" é bem simples mesmo. Basta quando você carregar qualquer textura pelo seu Max, você sempre deixa o override no Automatic (Automático). E quando não for textura diffuse, você coloca o override= 1,0.

O override é uma opção que aparece quando você seleciona qualquer textura pelo Slate material do seu 3ds Max 2019, ok? A seguir posto uma imagem em anexo para você dar uma olhada, tudo bem?

Coloquei em anexo uma imagem que mostra a opção de override para carregar texturas pelo Slate material do 3ds Max 2018...

** 1a. passo: Clica na caixinha ( número 01 em amarelo ) do lado do nome "diffuse" e carrega sua textura pro seu projeto 3d.

** 2a. passo: Seleciona a textura que você precisa carregar pro seu projeto 3d e embaixo tem as opções de Gamma: Automatic (Recommend) e Override=1,0

Esta última opção do Override=1,0, você habilita quando for carregar qualquer textura: normal map, specular, displacement, ambient occlusion, height map...etc.

O mestre André Vieira e o "Fernando Cunha" te deram uma ótima dica do reflection pro seu material. Realmente nunca é bom mudar a intensidade e sim controlar isso pelo mapa de "reflection glosiness" do material.

** OBS.: Dá uma olhada com calma no ótimo canal de Computação Gráfica (C.G) do Adán Martín, ele realmente sempre traz ótimas novidades dessa área: Canal Youtube (Adán Martín)

=====================================================================

Espero ter ajudado de algumas forma.

Boa sorte.

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
sendo ignorados em 3, 2, 1

como seria bom dar atenção para cada um que vem até um forum como este e se disponibiliza para ajudar. Do contrário essa disponibilidade pode não durar por muito tempo.

fica a dica.
New KKKKKKKKK, olha os resultados ele está desde o dia 9 para fazer um tampo de madeira, não é má média.

Agora falando sério, Serpa você tem aqui no seu post tudo o que precisa para seguir os seus estudos com um rumo bem definido, agora só cabe a você aproveitar ou não.
Mas concordo com o New, pelo menos um obrigado ao pessoal que perde tempo em ajudar ficaria bem não acha?
Fernando Cunha:
New KKKKKKKKK, olha os resultados ele está desde o dia 9 para fazer um tampo de madeira, não é má média.

Agora falando sério, Serpa você tem aqui no seu post tudo o que precisa para seguir os seus estudos com um rumo bem definido, agora só cabe a você aproveitar ou não.
Mas concordo com o New, pelo menos um obrigado ao pessoal que perde tempo em ajudar ficaria bem não acha?

quer apostar quanto que tu vai ficar no vácuo?

kkkkkk!
Danilo.

Algumas dúvidas.

Mesmo para eu criar madeira envernizada irei precisar de normal map e displacement?

Na imagem q vc postou o que significa aqueles difuse 2.2, reflect 2.2, Glossy 1.0, IOR 1.0, Normal 1.0 e height 1.0. São os valores q terei q colocar ali nas caixinhas onde vem 100 ?

Override =1,0 em normal o que significa?  Colocar 1 no campo bump?

Outra coisa, quando apliquei o turbosmooth o tampo ganhou um vinco no fundo.
Colé Fernando?

dez dólares para mais uma última tentativa. Vai pegar ou largar?

Se te respnder tu ganha dez dólares. Se não, tu me paga os dez. HEHE!

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