Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

clebercmds   Timbó - SC - SC
rafaelgmarotta   Belo Horizonte / MG - MG
julioras   Curitiba
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

cicero andre   rio de janeiro
evandro_ebs   Curitiba - AC
Matheus   RS - AC
erudger   Paulínia SP - AC

Apropriação do trabalho desenvolvido

Por: brunacharadia  

Em: 23/10/2019 17:58

Galera, estou incomodada com uma situação no meu trabalho e gostaria de opiniões e outras perspectivas além da minha.
Trabalho em um escritório de arquitetura razoavelmente grande, com uma equipe de 10 pessoas e só eu faço as imagens dos projetos, MAS, com o grande volume de projetos estamos focando só nas fachadas, e aquela coisa, né, trabalho precarizado por falta de tempo e acúmulo de serviço. Então, algumas construtoras contratam profissionais por fora para desenvolverem todas as imagens de um empreendimento, entretanto, é a segunda vez que acontece de me solicitarem o arquivo 3Ds com a minha modelagem dos prédios por não estarem conseguindo modelar baseado no projeto arquitetônico do autocad. 

Isso é normal e/ou comum? Seria apropriação do meu trabalho? Devo compartilhar o arquivo trabalhado por dias mesmo que o arquivo seja do escritório?
bem, vc trabalha para um escritório , então o modelo que vc trabalhou na verdade pertence ao escritório, é uma decisão deles de passarem ou não o modelo, normalmente as pessoas não curtem repassar pq tem blocos, texturas, que muitas vezes são pagas,e vc taria dando de graça para terceiros, mas como a maioria pirateia(não to dizendo que é o seu caso), então maioria repassa de boa. Estranho mesmo é uma equipe de modeladores não entenderem o projeto.
Não ter que provar nada a ninguem,nao significa que vc não tenha que provar algo a si mesmo!!!
Eu gosto de receber o arquivo em sket, eu converto pro 3dsmax e me facilita muito o trabalho ( tem que fazer uns trem antes ). Sei lá, acho que tudo pode ser negociado.
bom, é bem provável que no seu contrato de trabalho esteja dizendo algo a respeito, sobre tudo o que você faz dentro da empresa pertence a ela. Se for o caso, então quem deve tomar a decisão sobre repassar ou não seus modelos é a empresa (escritório).
Oi Bruna, tudo bem?

Eu não entendi bem o problema, mas se está trabalhando para um escritório que contratou terceiros e estes terceiros pediram arquivos 3D, é como os amigos falaram, os arquivos 3D são do escritório e se o chefe autorizar, devem ser enviados.

Porém, se é você que está prestando serviço para um escritório como terceirizada ou para qualquer pessoa e o objetivo é criar imagens do empreendimento, então, deve enviar apenas as imagens e não o arquivo 3D da cena, a não ser que combine o preço do arquivo 3D e venda ele também.
Pois se é para criar imagens e depois o espertão te pede também a cena 3D sem pagar mais nada, tem que mandar passear seguido de uma enxurrada de palavrões!!!

Abração e tudo de bom.

André Vieira

O André é de uma paciência. HEHEHE!

Eu acho mesmo que teve (à Graça da Paciencia, ou pelo menos um pouco), mas, a mocinha, que teve a humildade de perguntar, teve ainda muito mais paciencia, ou, até porque quem pergunta, geralmente, aguarda uma resposta... Eu considero que seria pertinente, ante o Tempo, que ela viesse a saber dessas coisas, que são muitas, e dificeis as vezes mesmo... 

(eu sei disso pq, se eu viesse a fazer uma pergunta aqui, e eu já tentei, ninguem viria a me responder (n é por maldade do pessoal, é q eu ia formular às perguntas, de propósito, de uma maneira a qual essas perguntas seriam mesmo impossíveis de serem respondidas..))

Mas, não se deve abdicar das Verdades ante às duvidas dos pequenos, pois, a se fazer pouco do inverso da duvida dos pequenos, automaticamente se desdenha das verdades dos Grandes... 

...Mas, no sentido da duvida mesmo, eu sou simpático (e concordo, naturalmente, com o que os colegas falaram, q, realmente, o model aí na situação seria de propriedade da empresa mesmo e tal...), mas considero que, quem se apropriou do trabalho da moça foi a empresa que a contratou, e não os caras (de outras empresas, etc..) que a pedem os models... Q.. sem maldade... se um cara "não conseguir modelar uma fachada", é melhor mesmo recomendar a esse sujeito q trampe com outra coisa... 

Mas é... tem varios mano q eu conheço q fazem freela mesmo SÓ de render (ou praticamente só... os caras ja tem uma "cena" padrão com varios elementos e tal e as configurações, e só trocam o model da construção (casa/predio)).. Mas é... como ja diriam os colegas, e eu concordo, nessa situação o model é mesmo da empresa e não "Seu-de-Fato" e tal... Aí se a sua empresa contrata o sujeito pra fazer o RENDER mesmo e tal, é bem pertinente q esse cara venha a pedir um model. 

Mas esse tipo de modelagem eu acho bastante bacana pra ensinar e tal... Hah, eu sempre falo (quando eu dou aulas de modelagem) q "a extrusão é uma das bases da modelagem poligonal" e etc XD... N é uma modelagem dificil mesmo ou muito tecnica... então, é tbm sempre bastante divertido trabalhar nesse sentido (da visualização arquitetônica), principalmente na modelagem =3...

A mocinha, que primeiramente tinha feito à pergunta,  talvez não tivesse desejado uma resposta assim tão "criptica" quanto às respostas do ScreamingFox.. Mas, ao fazer e pensar sobre esse questionamento, necessariamente, ela se tornou mais proxima da resposta. Tanto pra ela, quanto pra qualquer um depois.





A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
O que achei estranho também (aos meus olhos) foi que depois de enviar esse arquivo mencionado, aconteceram algumas alterações de projeto e a equipe de 3D tercerizada, me solicitou para que eu fizesse as novas alterações no arquivo do max e reenviasse para eles. Pensei: Ora, se estão sendo contratados para fazer essas imagens e ganharão provavelmente mais que meu salário, eles mesmos deveriam fazer essa modelagem e alterações, não é?!

Enfim, acabei fazendo tudo que solicitaram, a muito contra gosto, mas fiz. rs

Muito obrigada pela paciência e disposição de todos que me responderam... 
Imensamente agradecida, meus camaradas!
Um abraço e tudo de bom pra nós!
As vezes isso acontece mas, geralmente, todo escritorio de 3d negocia somente as imagens.  Também é importante salientar que o inverso pode acontecer. O individuo se apropriar do projeto arquitetonico que foi contratado para modelar e utilizar para outros projetos. Direitos Autorais devem ser respeitados. No caso da Bruna, eu acho que pelo menos a empresa que recebeu o modelo 3d tem a obrigação de colocar os creditos de quem fez o modelo nas imagens.
Oi New, tudo bem?

Mas fala a verdade, não é bravo alguém te contratar para fazer imagens e no final ficar pedindo o arquivo 3D de graça?
Lá pelo final da década de 90, quando eu prestava este tipo de serviço para terceiros, acabei brigando com um escritório de uma arquiteta famosa em Sorocaba por causa disso.
A folgada queria o arquivo 3D de qualquer forma sem pagar nada, dai eu deletei o projeto inteiro na frente dela e mandei ir passear seguida da enxurrada de palavrões como sugeri para a Bruna! rsrsrsrs
Não me arrependo nem um milímetro de ter feito isso com aquela folgada.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707107.

Total de membros registrados: 134869

Últimos membros registrados: paxaki, TeKaBR, Roxiie, Uzumaki02, Rehquina, emailblocos, Ranyakb, giiwski.

Usuário(s) on-line na última hora: 479, sendo 7 membro(s) e 472 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: TeKaBR, Deems, Junior, info5, paxaki, marcio.alain, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.