Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!
Yod.: oi Yod ! Tudo bem?
SEJA BEM VINDO AO SITE 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE CONOSCO E QUE GOSTE MUITO! Infelizmente não trabalho com o
Arnold Render, pelo meu processador ser da
AMD e meio "antigo" e ele não tem
tecologia CUDA core pra rodar os renderizadores mais modernos, como o
Arnold Render, se não seria um prazer enorme tentar te
ajudar...=======================================================================
Só que como uso vários outros renderizadores:
V-Ray, Corona Render, Maxwell Render...etc, o princípio para
iluminar cenas internas é praticamente o mesmo em qualquer
renderizador, pois a
técnica 3d é a mesma,
independente do render que o
artista gráfico use.
** Para
iluminar cenas internas, você precisa primeiramente definir uma
"fonte de luz" primária ( que pode ser somente uma
dome light com
HDR ou uma
vray sun ) dando exemplo no caso do
V-Ray como
renderizador.** Alguns
artistas gráficos gostam de usar o conjunto
v-ray sun +
dome light ( colocando no e
nvironment uma HDRI ), também gosto dessa técnica e a
uso bastante...
Sua
cena 3d está saindo preta porque provavelmente você tem que selecionar os
vidros das janelas, clicar com o botão direito do mouse em cima deles, ir em
"object properties" e desabilitar a opção
"cast shadows", pros seus
vidros não gerarem
sombra, ok?
Após fazer esse procedimento com todos os vidros das suas janelas ( desabilitando a opção
"cast shadows" ), aí você coloca uma luz do
Arnold Render que simule o
sol ( alguma
sun light desse
renderizador ), e depois você pode tentar colocar uma
dome light com uma
HDRI do
Arnold Render para melhorar a
iluminação e o
GI da sua cena +
reflexos em tudo, ok?
** OBS.: Para você não perder
"time" de render, sugiro que use o
"material override" do
Arnold Render, colocando só um
material cinza bem claro em
toda sua
cena 3D e testando a
iluminação por completo da sua
cena final, ok?
** Sugestão.: Se tiver objetos que aparecerão fora das
janelas em vidro ou das portas em vidro, sugiro que os
coloque tudo em 3d mesmo, porque a
iluminação 3d vai incidir nos objetos do lado de fora das portas/ janelas em vidro, e deixará uma
cena 3d com uma iluminação muito mais
harmônica...Se o material
cinza claro ( clay rendering ) que você colocou em toda sua
cena 3d com o recurso do
"material override" do
Arnold Render tiver
estourado, aí você diminui o
intensity da sua
luz primária ( sol ) e renderiza novamente até os
materiais cinza claros ficarem bem
nítidos e sem
nenhum estouro...======================================================================
Bem, isso seria o que faria inicialmente se tivesse esse problema que você está tendo, ok?
Espero ter ajudado de alguma
forma.Boa sorte.Abraços e
sucesso!
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"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...