Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Alison   fortaleza-ceara - CE
J.F.Verissimo   Recife - AC
RSFX   São Paulo
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Raphael.   Itararé - SP - AC

Portfólios Ver Mais

Hericka   Curitiba - AC
flauretti   São Paulo - SP
vfprojetos3d   Florianópolis/SC - AC
Erlon   João Pessoa - PB

Imagem preta

Por: Yod  

Em: 21/11/2019 18:15

Boa noite a todos!
Estou usando o Arnold Render, só que quando coloco a iluminação (para fazer a parte interna) só aparece uma imagem preta.
Agradeço desde já quem me ajudar!
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!

Yod.: oi Yod ! Tudo bem? SEJA BEM VINDO AO SITE 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE CONOSCO E QUE GOSTE MUITO! Infelizmente não trabalho com o Arnold Render, pelo meu processador ser da AMD e meio "antigo" e ele não tem tecologia CUDA core pra rodar os renderizadores mais modernos, como o Arnold Render, se não seria um prazer enorme tentar te ajudar...

=======================================================================

Só que como uso vários outros renderizadores: V-Ray, Corona Render, Maxwell Render...etc, o princípio para iluminar cenas internas é praticamente o mesmo em qualquer renderizador, pois a técnica 3d é a mesma, independente do render que o artista gráfico use.

** Para iluminar cenas internas, você precisa primeiramente definir uma "fonte de luz" primária ( que pode ser somente uma dome light com HDR ou uma vray sun ) dando exemplo no caso do V-Ray como renderizador.

** Alguns artistas gráficos gostam de usar o conjunto v-ray sun + dome light ( colocando no environment uma HDRI ), também gosto dessa técnica e a uso bastante...

Sua cena 3d está saindo preta porque provavelmente você tem que selecionar os vidros das janelas, clicar com o botão direito do mouse em cima deles, ir em "object properties" e desabilitar a opção "cast shadows", pros seus vidros não gerarem sombra, ok?

Após fazer esse procedimento com todos os vidros das suas janelas ( desabilitando a opção "cast shadows" ), aí você coloca uma luz do Arnold Render que simule o sol ( alguma sun light desse renderizador ), e depois você pode tentar colocar uma dome light com uma HDRI do Arnold Render para melhorar a iluminação e o GI da sua cena + reflexos em tudo, ok?

** OBS.: Para você não perder "time" de render, sugiro que use o "material override" do Arnold Render, colocando só um material cinza bem claro em toda sua cena 3D e testando a iluminação por completo da sua cena final, ok?

** Sugestão.: Se tiver objetos que aparecerão fora das janelas em vidro ou das portas em vidro, sugiro que os coloque tudo em 3d mesmo, porque a iluminação 3d vai incidir nos objetos do lado de fora das portas/ janelas em vidro, e deixará uma cena 3d com uma iluminação muito mais harmônica...

Se o material cinza claro ( clay rendering ) que você colocou em toda sua cena 3d com o recurso do "material override" do Arnold Render tiver estourado, aí você diminui o intensity da sua luz primária ( sol ) e renderiza novamente até os materiais cinza claros ficarem bem nítidos e sem nenhum estouro...

======================================================================

Bem, isso seria o que faria inicialmente se tivesse esse problema que você está tendo, ok?

Espero ter ajudado de alguma forma.

Boa sorte.

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Oi Yod, tudo bem?

Não era para acontecer isso, pode ser que esteja usando materiais errados, o Arnold aceita apenas o Physical Material do 3ds max, mas o ideal mesmo é usar o Standard Surface que é exclusivo do Arnold.

Você pega ele clicando no Material/Map Browser dentro da categoria Materials > Arnold > Surface, como mostra a primeira imagem ao lado.
Se estiver usando o Compact Material tem que clicar no Get Material para abrir o Material/Map Browser, como está indicado na imagem.

Eu fiz um teste rápido aqui e você deve obter o mesmo resulado se fizer igual.

Apenas criei um Box com dimensões realistas de uma sala 4 x 5 x 3 metros, pois se o Max tiver 1 Km por 1 Km a luz não vai conseguir iluminar, é muito importante trabalhar em escala real para respeitar a física da iluminação.
Apliquei o modificador Normal no Box para inverter as faces para o lado de dentro.

Também criei um Teapot para checar a sombra, apliquei material Standard Surface cinza fosco no Box e Standard Surface vermelho brilhante no Teapot.

Em seguida, criei uma Physical Camera e o controle de exposição foi adicionado automaticamente, então, não mexi em mais nada e deixei o EV no valor padrão 6, que é quem controla a claridade da foto se tudo estiver correto na cena.
A segunda imagem em anexo mostra a configuração do EV na Physical Camera.

Depois criei uma Free Light no centro próximo do teto com a sombra habilitada e Ray Traced Shadows, não mudei nenhuma outra configuração dela.

O resultado da renderização está na última imagem em anexo, ele apenas fica granulado, pois para melhorar a qualidade precisa aumentar os Rays no Render Setup, teclando F10.

A forma mais fácil é aumentar o Camera (AA), que vem com 3 e pode aumentar para 6, 8, 12, mas não é a maneira mais eficiente de configurar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Boa noite a todos!
Quero agradecer de coração a ajuda que estão me dando!
Amanha eu irei postar o resultado em busca da qualidade!
Ainda não estou profissional, mas bem melhor que antes!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707124.

Total de membros registrados: 134886

Últimos membros registrados: Gu12, Bales, Fitspressoaustral, williamgueroa, 3010@Junior, Knkuro026, joaoddt, Guifaleta.

Usuário(s) on-line na última hora: 736, sendo 8 membro(s) e 728 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Willmitnick, Gu12, WinterPT, Carlos E. Nogueira, info5, Wiliams, mastermax, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.