Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Uilian   Santa Maria
Helio Lima   Taubaté - SP - SP
Homerj   Santo André - SP - AC
decosouza   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

KikoGarcia   São Paulo - AC
RafaelCordeiro   Rio de Janeiro - RJ
kbecker   Porto Alegre - RS

Como fazer iluminação em piscinas?

Por: KF  

Em: 07/12/2019 14:00

Ola Boa tarde a todos, não estou conseguindo fazer a iluminação interna da piscina.Já tentei com de varias formas e não consigo o efeito real. Será que alguém ja teve este problema e consegue me ajudar?
Desde ja agradeço muito.

Abçs
katia

obs: esta é a cena
Oi KF, tudo bem?

Desculpe a demora para responder.

A única forma de uma piscina ficar realista é com o efeito de Caustics, sem isso perde muito do realismo porque não cria os detalhes que a iluminação gera quando refrata na água.

Só de habilitar o Caustics a sua piscina ficará muito mais real, veja um exemplo bem antigo na primeira imagem em anexo, está sem Caustics e só aparece a distorção proporcionada pela água.

A segunda imagem mostra a mesma piscina com Caustics, veja como a diferença é grande sem mudar nada, apenas habilitando o efeito de Caustics.

Eu fiz estas imagens muitos anos atrás para um tutorial de Caustics no Mental Ray, mas o V-Ray tem o mesmo recurso e o Corona também a partir da versão 4.

Desta forma, quando você colocar uma luz dentro da água da piscina ela vai gerar Caustics e projetar o efeito nos objetos ao redor, como mostra a última imagem em anexo de outro tutorial antigo aqui do site, é isso que vai dar realismo.

Este tutorial ensina a fazer Caustics no V-Ray: https://www.youtube.com/watch?v=aoedY9xaSaI

Este tutorial ensina a fazer Caustics no Corona: https://www.youtube.com/watch?v=dYxePEJU3LQ

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!

KF.: Oi KF! Tudo bem? A sua pergunta foi super interessante, pois semanas atrás quando estava desenvolvendo uma cena 3d completa de uma pequena residência com piscina, precisei colocar luzes nela embaixo da piscina, só que se a piscina tiver muitas ondulações ( noise na malha 3d da piscina ou no próprio material dela ), essa luz embaixo da piscina tende a ser vista bem mais difícil, por causa do "noise" dela e pelo IOR= 1,33 para água da piscina

=========================================================================

Modelei rapidamente para você uma piscina 3d bem simples mesmo, coloquei material de pastilha cerâmica no interior da piscina, coloquei na parte de iluminação uma v-ray sun com multiplier=0,01 + v-ray sky com multiplier= 0,02 e uma physical câmera 3d com exposure=8,50...

A seguir posto as imagens cada uma separada com algumas configurações das luzes e da água da piscina, que podem te ajudar ainda mais, ok?

** 1a. Imagem.: Além da iluminação externa da cena ser composta por uma v-ray sun (multiplier=0,01) + v-ray sky (multiplier=0,02), dentro da piscina coloquei 8 luzes, mas poderiam ser somente 4 luzes sem problema, mas resolvi colocar mais 4 luzes "vraylight" para darem um "glow" nas luminárias dentro da piscina, ok?

Portanto na 1a. imagem, tem-se 4 luzes standard >> target spot, cada uma com multiplier=1,0 e com o "color" de cada luz tendendo ao amarelo. O decaimento de cada luz target spot com a opção "inversamente proporcional" e por fim em cada luz coloquei um "volume light" ( guia: Atmosphere and effects ).

** 2a. Imagem.: Mostra a configuração do efeito de "volume light" na guia: Atmosphere and Effects de cada luz >> Target spot.

** 3a. Imagem.: Mostra a configuração de 4 luzes vraylight's com multiplier=15,00 de cada uma delas e com as demais opções todas iguais, sem alterar nada...


** 4a. Imagem.: Mostra a configuração do material de água para piscina. Só seguir os 6 números que coloquei em amarelo que não tem erro.


** 5a. Imagem.: Mostra a configuração da v-ray sun (multiplier=0,01) e mudar o valor do "Photon emit Radius" da luz, até que o cone de projeção da v-ray sun pegue todo o tamanho da piscina, da mesma forma como está aí na imagem, ok?

** 6a. Imagem.: Por fim só habilitar o "Caustic" do render V-Ray [ 3ds Max 2018 ] ou superior. Nesse caso em específico, só aumentei o valor do multiplier do Caustic de 1,0 para 1,30, para deixar o efeito do caustic bem mais intenso na piscina.

** OBS.: Interessante você também renderizar um "pass" de VrayCaustics para que possa salvar depois do render final só o efeito de Caustic separado, para que você possa compor melhor o efeito no Photoshop CC ou no After Effects CC...etc.

============================================================

Por fim renderizei 3 vistas ( 2 primeiras vistas: uma com noise na água da piscina, a outra sem noise ) e depois a 3a. e última vista uma vista TOPO da piscina, em que você pode ver melhor o facho de luz no fundo da piscina.

** OBS-2.: Esse facho de luz amarela no último render no fundo da piscina é provocado pelo "volume light" nas 5 luzes "Target spot" que coloquei no fundo da piscina...

Espero ter ajudado você de alguma forma com esse pequeno tutorial.

Boa sorte.

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!

KF.: Oi KF! Tudo bem? Fiz mais 3 renders bem simples mesmo de um outro tipo de piscina só pra você ver os volume light's das luzes incidindo no fundo da piscina, ok?

A seguir mando mais 3 imagens finais de outra piscina que fiz rapidamente só pra te mostrar esse efeito, ok?

** O efeito dos volumes lights por baixo da piscina, só dão pra ver melhor na vista TOPO da piscina, ou então se fosse numa "cena noturna", com uma HDRI noturna talvez os efeitos de "volume light" se destacassem mais...

** OBS.: A última imagem vou anexar pelo google drive pois fiz numa resolução não muito grande e para não perder nenhum detalhe, preferi anexar a última vista de topo pelo "google drive"...

** Vista de topo Piscina (3d1)-Teste Iluminação

Espero ter ajudado de alguma forma. Boa sorte...

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Ola Andre, mais uma vez me ajudando. 
Vou testar, da muita diferença mesmo.

Obrigadaço....
Ola Danilo, caramba que aula maravilhosa.
Muito obrigada também, vou estudar isso e testar tb.
Agradeço demais pessoas como vcs q nos ajudam com estas dúvidas que enroscam o trabalho.

Valeu, obrigadaço.
abs

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707504.

Total de membros registrados: 135160

Últimos membros registrados: JessicaSNR, Rova, djsoul, LETICIACRISTINA77, dumps23, ksanzvra, gigathccarts, Deidara026.

Usuário(s) on-line na última hora: 760, sendo 25 membro(s) e 735 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Fabio Amorim, Reinaldo Silva, LASLF, Moura, Hot, luckweb, Ronaldo Junior, deathstars, Duda, Felipe Duarte, rmagaton, Nuno, Joao Barreto, Abilio, raflixh, cristian rocha da silva, Henrique Ribeiro, Ronaldo, Eduardo Ramos, Thiago Couto, Le_Andro, Gabriel.C, pauloreis2000, lucielen, byboca.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.