Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!
KF.: Oi KF! Tudo bem? A sua
pergunta foi
super interessante, pois semanas atrás quando estava desenvolvendo uma
cena 3d completa de uma
pequena residência com
piscina, precisei colocar luzes nela embaixo da piscina, só que se a
piscina tiver muitas
ondulações (
noise na
malha 3d da piscina ou no próprio material dela ), essa
luz embaixo da piscina tende a ser vista bem mais difícil, por causa do
"noise" dela e pelo
IOR= 1,33 para água da piscina
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Modelei rapidamente para você uma
piscina 3d bem
simples mesmo, coloquei material de
pastilha cerâmica no interior da piscina, coloquei na parte de
iluminação uma
v-ray sun com
multiplier=0,01 +
v-ray sky com
multiplier= 0,02 e uma
physical câmera 3d com
exposure=8,50...
A seguir posto as imagens cada uma separada com algumas configurações das luzes e da água da piscina, que podem te ajudar ainda mais, ok?
** 1a. Imagem.: Além da iluminação externa da cena ser composta por uma
v-ray sun (multiplier=0,01) +
v-ray sky (multiplier=0,02), dentro da piscina coloquei
8 luzes, mas poderiam ser somente
4 luzes sem problema, mas resolvi colocar mais
4 luzes "vraylight" para darem um
"glow" nas luminárias dentro da piscina, ok?
Portanto na 1a. imagem, tem-se
4 luzes standard >>
target spot, cada uma com
multiplier=1,0 e com o
"color" de cada luz tendendo ao
amarelo. O
decaimento de cada
luz target spot com a opção
"inversamente proporcional" e por fim em cada luz coloquei um
"volume light" ( guia:
Atmosphere and effects ).
** 2a. Imagem.: Mostra a configuração do efeito de "volume light" na guia: Atmosphere and Effects de cada luz >> Target spot.
** 3a. Imagem.: Mostra a configuração de
4 luzes vraylight's com
multiplier=15,00 de cada uma delas e com as demais opções todas iguais, sem alterar nada...
** 4a. Imagem.: Mostra a configuração do material de água para piscina. Só seguir os 6 números que coloquei em amarelo que não tem erro.
** 5a. Imagem.: Mostra a configuração da
v-ray sun (multiplier=0,01) e mudar o valor do
"Photon emit Radius" da luz, até que o cone de
projeção da
v-ray sun pegue todo o
tamanho da piscina, da mesma forma como está aí na imagem, ok?
** 6a. Imagem.: Por fim só habilitar o
"Caustic" do render
V-Ray [ 3ds Max 2018 ] ou superior. Nesse caso em específico, só aumentei o valor do multiplier do
Caustic de
1,0 para
1,30, para deixar o efeito do caustic bem mais intenso na piscina.
** OBS.: Interessante você também renderizar um
"pass" de
VrayCaustics para que possa salvar depois do render final só o efeito de Caustic separado, para que você possa compor melhor o efeito no
Photoshop CC ou no
After Effects CC...etc.
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Por fim
renderizei 3 vistas ( 2 primeiras vistas: uma com noise na água da piscina, a outra sem noise ) e depois a 3a. e última vista uma
vista TOPO da
piscina, em que você pode ver melhor o
facho de luz no fundo da piscina.
** OBS-2.: Esse facho de
luz amarela no
último render no fundo da piscina é provocado pelo
"volume light" nas
5 luzes "Target spot" que coloquei no
fundo da piscina...Espero ter ajudado você de alguma forma com esse
pequeno tutorial.Boa sorte.Abraços e
sucesso!
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"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...