Apesar de aqui no site 3d1 a maioria dos usuários ( estou incluso nisso também ) usarmos o 3ds Max para maioria dos trabalhos da área de "ArchVIZ" por conta de bibliotecas prontas de móveis, vegetações, portas, janelas, objetos de infra estrutura, prédios, casas... etc, tenho observado pelo próprio site do Blender 3d, que o Ton Roosendaal está melhorando absurdamente o Blender...
============================================================================
Apesar de não usar o Blender, porém nas novas versões do Blender 2.82 tem muitos recursos pelo que vi no próprio site e no canal da empresa no youtube.
A última versão do Blender ( acho que é a 2.83 ) recebeu muitas novidades interessantes como suporte para visualização em VR ( virtual reality ), A.I denoising na viewport, importação de openVDB, Physics Cloth Brush e render passes no Eevee...
Quem assistiu há tempos atrás a história do Ton Roosendaal explicando pro Andrew Price ( Blender Guru ) que está disponível no youtube, é realmente apaixonante e inspirador a história de visão comercial e de empreendedorismo do Ton Roosendaal...
Na campanha pela internet que o Ton Roosendaal fez há vários anos atrás, ele conseguiu uma cifra de mais de 130 milhões de euros para poder pagar os acionistas que investem dinheiro no Blender e com isso poder continuar o projeto dele de transformar o Blender num programa open source ( código aberto e gratuito pra todos ), o que é louvável...
Principalmente na parte da entrevista que ele fala que nunca foi dinheiro e lucro somente pra ele quando decidiu criar a plataforma do Blender 3d em 1998, talvez seja por isso que o programa tenha crescido tanto, porque a Blender Foundation não é uma empresa de capital aberto como a Autodesk que é obrigada a declarar suas ações na Bolsa de valores...
O que venho percebendo há alguns anos e não sei se é impressão minha, mas o Blender vêm crescendo absurdamente desde a sua 1a. versão criada pelo Ton, e a cada nova versão do programa ele coloca várias ferramentas novas no programa e ele mesmo responde a muitos usuários do fórum original do Blender.
A questão é: Por que a maioria dos filmes usam mais o Maya, 3ds Max e não tentam usar o Blender? Claro que são ótimos programas ( Autodesk ), mas vejo o Eevee como um grande futuro promissor em termos de renderização, claro que temos outras ótimas empresas como a Chaos Group...etc.
** A Autodesk é muito boa mesmo em merchandising e publicidade de seus softwares mas é inegável ver a grande evolução que o Blender está tendo ao longo desses anos todos...
** Pergunta.: Será que com o passar dos anos se o Blender se desenvolver monstruosamente assim, será que vai passar da concorrência da Autodesk? Já que a própria Autodesk já perdeu o mercado de games pra Unreal e já perdeu o mercado de vídeos comerciais e vinhetas pro After Effects da Adobe...
Acho que praticamente o único mercado ainda muito bom pra Autodesk é o mercado da AEC ( Arquitetura, Engenharia e Construção ) e o de "design" de produtos, principalmente o mercado de maquete eletrônica...
Mas tenho percebido que já tem ótimos tutoriais na internet de ótimos artistas gráficos usando o conjunto com Blender 2.82 + Eevee com excelentes resultados no final, exatamente na área de "maquete eletrônica"...
** Pergunta-2.: Será que futuramente o mercado da área de maquete eletrônica da Autodesk vai ser ameaçado pelo Blender 2.83? O que de certa forma não deixa de ser natural pelo mundo muito competitivo em tudo...
============================================================================
Foi só um questionamento reflexivo que levantei pelas várias pesquisas diárias que faço no mundo da Computação Gráfica e que venho notando isso já alguns meses...
Se for possível, gostaria de saber da opinião dos colegas artistas gráficos daqui... rsrs
Abraços e sucesso a todos!