Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

mse   Novo Hamburgo
Luuaan   Vila Velha, ES
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
maxbrasil   Sertaozinho - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

JT3D   Londrina - PR - PR
faminto2014   Brasil - RJ
Moro.3D   Brazil - SC
Alcione Almeida   Goiânia Goiás Brasil - GO

Melhora substancial do Blender 2.82...

Por: Danilo  

Em: 05/06/2020 11:06

Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos! ^^

Apesar de aqui no site 3d1 a maioria dos usuários ( estou incluso nisso também ) usarmos o 3ds Max para maioria dos trabalhos da área de "ArchVIZ" por conta de bibliotecas prontas de móveis, vegetações, portas, janelas, objetos de infra estrutura, prédios, casas... etc, tenho observado pelo próprio site do Blender 3d, que o Ton Roosendaal está melhorando absurdamente o Blender...

============================================================================

Apesar de não usar o Blender, porém nas novas versões do Blender 2.82 tem muitos recursos pelo que vi no próprio site e no canal da empresa no youtube.

A última versão do Blender ( acho que é a 2.83 ) recebeu muitas novidades interessantes como suporte para visualização em VR ( virtual reality ), A.I denoising na viewport, importação de openVDB, Physics Cloth Brush e render passes no Eevee...

Quem assistiu há tempos atrás a história do Ton Roosendaal explicando pro Andrew Price ( Blender Guru ) que está disponível no youtube, é realmente apaixonante e inspirador a história de visão comercial e de empreendedorismo do Ton Roosendaal...

Na campanha pela internet que o Ton Roosendaal fez há vários anos atrás, ele conseguiu uma cifra de mais de 130 milhões de euros para poder pagar os acionistas que investem dinheiro no Blender e com isso poder continuar o projeto dele de transformar o Blender num programa open source ( código aberto e gratuito pra todos ), o que é louvável...

Principalmente na parte da entrevista que ele fala que nunca foi dinheiro e lucro somente pra ele quando decidiu criar a plataforma do Blender 3d em 1998, talvez seja por isso que o programa tenha crescido tanto, porque a Blender Foundation não é uma empresa de capital aberto como a Autodesk que é obrigada a declarar suas ações na Bolsa de valores...

O que venho percebendo há alguns anos e não sei se é impressão minha, mas o Blender vêm crescendo absurdamente desde a sua 1a. versão criada pelo Ton, e a cada nova versão do programa ele coloca várias ferramentas novas no programa e ele mesmo responde a muitos usuários do fórum original do Blender.

A questão é: Por que a maioria dos filmes usam mais o Maya, 3ds Max e não tentam usar o Blender? Claro que são ótimos programas ( Autodesk ), mas vejo o Eevee como um grande futuro promissor em termos de renderização, claro que temos outras ótimas empresas como a Chaos Group...etc. 

** A Autodesk é muito boa mesmo em merchandising e publicidade de seus softwares mas é inegável ver a grande evolução que o Blender está tendo ao longo desses anos todos...

** Pergunta.:  Será que com o passar dos anos se o Blender se desenvolver monstruosamente assim, será que vai passar da concorrência da Autodesk? Já que a própria Autodesk já perdeu o mercado de games pra Unreal e já perdeu o mercado de vídeos comerciais e vinhetas pro After Effects da Adobe...

Acho que praticamente o único mercado ainda muito bom pra Autodesk é o mercado da AEC ( Arquitetura, Engenharia e Construção ) e o de "design" de produtos, principalmente o mercado de maquete eletrônica...

Mas tenho percebido que já tem ótimos tutoriais na internet de ótimos artistas gráficos usando o conjunto com Blender 2.82 + Eevee com excelentes resultados no final, exatamente na área de "maquete eletrônica"...

** Pergunta-2.: Será que futuramente o mercado da área de maquete eletrônica da Autodesk vai ser ameaçado pelo Blender 2.83?  O que de certa forma não deixa de ser natural pelo mundo muito competitivo em tudo...

============================================================================

Foi só um questionamento reflexivo que levantei pelas várias pesquisas diárias que faço no mundo da Computação Gráfica e que venho notando isso já alguns meses...

Se for possível, gostaria de saber da opinião dos colegas artistas gráficos daqui... rsrs

Abraços e sucesso a todos!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!

Essa animação do filme Agente 327 foi criada tudo inteiramente no Blender e ficou fantástica a animação do filme.

Deixar aqui o link do vídeo para vocês verem o trailer do longa metragem "Agente 327", ok?

Agent 327: Operation Barbershop 

( Este teaser de três minutos para um longa-metragem de animação é baseado na clássica série de quadrinhos do artista holandês Martin Lodewijk, agente 327.  O Blender Animation Studio está atualmente desenvolvendo a história e busca financiamento para levar este filme de animação de comédia para um público internacional. )

===============================================================================

** Site oficial do longa metragem.https://agent327.com/

Muito bom mesmo esse longa metragem e tudo isso feito no Blender ( open source )...

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...


Boa tarde a todos,
Dando aqui minha humilde opinião sobre as questões levantadas pelo Danilo, e com as quais eu concordo, é que temos que considerar o tempo e investimento feito pelos usuários antigos do 3DMax. Para esse grupo pode ser difícil largar tudo e, não começar do zero, mas esquecer coisas que 'estavam no sangue'. Por experiência pessoal, estudando o Blender, é complicado  levar até 30 min ou mais para descobrir no Blender aquela funcionalidade que tem no Max, e que você resolvia em segundos. E olha que eu sou amador, quem vive disso tem que pensar bem no seu fluxo de mudança, para haver perda mínima de produtividade.
Eu acho que a Autodesk 'deita' em cima dessa massa, mas particularmente se me perguntam hoje qual dois softwares quem está iniciando eu recomendaria, eu diria para concentrar esforços no Blender. E ah, lembrando que realmente com a versão 2.8 é que começou a ser interessante e apresentar ótimas perspectivas.
E, assim, eu acho que o Blender tem condições de ultrapassar o  Max sim se conseguir arrebanhar o pessoal que está chegando agora.
Como disse, minha humilde opinião.
"Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia aprende com os erros dos outros."
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!

ModusTT3.: oi Modus! Tudo bem? Gostaria aqui de te agradecer pela sua participação aqui nesse meu post levantando somente algumas reflexões que notei pesquisando já alguns meses a grande evolução que o Blender está tendo desde a versão 2.80 do programa...

=============================================================================

Gostei muito da sua opinião e por favor, sinta-se 100% à vontade para comentar tudo o que você quiser, aqui é bom porque a 3d1 é muito democrática com relação a opinião de todos nós artistas gráficos. ^^

Concordo também com o que você disse, realmente essa questão de ter que mudar de workflow pesa bastante principalmente para quem já trabalha no 3ds Max há muitos anos como nós artistas gráficos...

** OBS.: Eu estou passando por isso mas é em outra área sabe? Passei mais de 10 anos fazendo projetos em tecnologia CAD ( usando o bom e velho Autocad... kkkkkkkkkk ), pois sou arquiteto e agora tenho que me deparar de frente com a tecnologia BIM ( Revit, ArchiCAD e uma série de outras coisas, como tecnologias 4D, 5D, 6D e 7D)...

Estou aproveitando desde o início da pandemia para estudar todo santo dia Revit 2019 ou o 2020 o dia todo e estou desde o mês de Março me acostumando bastante com o workflow do programa e vários tutoriais no youtube do programa com dicas de atalho tem me ajudado bastante...

** O mais importante de tudo é sempre continuar aprendendo mais e mais a cada dia. Cada dia é um aprendizado novo...

Mas é realmente mesmo como você falou, para quem está começando no mundo da maquete eletrônica tende a ser mais fácil, por não ter tantos "vícios" de trabalho por quem já tem bem mais experiência na área.

Realmente quem se aderir mais rapidamente as novas tecnologias que tem no mercado atualmente, vai sair mesmo na frente de todo mundo...

** A tecnologia CAD já é uma tecnologia bastante obsoleta, desde 2006 praticamente que boa parte da Europa já usa massivamente a tecnologia BIM para área de AEC ( Arquitetura, Engenharia e Construção )...

Só que por incrível que pareça parece que as coisas estão caminhando para o lado da modelagem paramétrica com a utilização do grasshopper do Rhinoceros 3d que tem crescido muito na Europa, pois ele também gera os mesmos dados quantitativos que o Revit também gera...

Mas voltando ao assunto da minha reflexão, você tem mesmo razão, a mudança para quem deseja estudar o Blender vai ser lenta porque me parece que a curva de aprendizado do programa é extensa, apesar de não usar o programa...

Aqui nós temos alguns artistas gráficos que usam o Blender como o Leandro Oliveira e mais outros colegas, depois gostaria de saber a opinião deles.

A opinião do colega Leandro seria boa porque ele foi usuário do antigo XSI SoftImage ( que foi descontinuado ) da Autodesk e do 3ds Max também...

============================================================================

Obrigado pela participação Modus.

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Oi Danilo, tudo bem?

O seu tópico é muito interessante e daria para escrever um livro sobre tudo que você e o ModusTT3 comentaram.

O Blender entrou numa nova fase faz pouco tempo, pois até então ele era uma colcha de retalhos criada por vários grupos que não se comumicavam bem, então, a interface era caótica e cada área do programa tinha formas diferentes de atalhos e de Workflow.
Isso dificultava muito quem desejava aprender e a primeira providência que tomaram nesta nova fase foi reformular a interface para unificar tudo e ser amigável, junto com os investimentos de grandes empresas como Epic, Nvidia e AMD, certamente podemos esperar que o Blender avance bastante nos próximos anos.

Ele precisa se manter assim por longos anos para ganhar a confiança das empresas, pois além das ótimas observações que o ModusTT3 fez sobre a dificuldade dos usuários abandonarem tudo e migrarem para outro Soft, as empresas precisam ter o compromisso da manutenção do programa por vários anos porque tem projetos que duram anos.
O Blender iniciou agora um sistema de manutenção a longo prazo visando justamente conquistar a confiança das empresas, então, é provável que aumentem as animações feitas com o Blender por grandes estúdios nos próximos anos.

O Blender tem recursos muito bons, só de oferecer escultura no mesmo programa já vale a pena, ainda mais porque a Autodesk não oferece de sacanagem para tentar vender o Mudbox separado, porém, ele tem alguns gargalos importantes em partes básicas como a velocidade para modificar Meshes em alta resolução, mostrado num vídeo que publiquei aqui na 3D1.

Claro que não existe programa perfeito e o Max também tem seus gargalos importantes, eu acho que o principal motivo das pessoas não migarem é porque não querem aprender outro Soft como o ModusTT3 disse.
Só vão migrar quando tiverem que pagar o preço abusivo do 3ds max, enquanto puderem usar pirata vão preferir do que ter que aprender outro Soft, pois cairam no Max desde o início, tem gente que usa o Max 2013 e não pretende migrar para não ter que aprender nada novo, por exemplo, você mesmo comentou que ainda usa CAD e está sendo obrigado a migrar para BIM, as pessoas só migram se forem obrigadas.
Entretanto, muitos novatos já estão iniciando no Blender em vez do 3ds max e isso vai fazer uma diferença grande no furuto.

OBS: O Max perdeu o mercado de Games para o Maya por decisão da própria Autodesk e perdeu o mercado de Motion Graphics para o Cinema4D que fez parceria com o After Effects.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!

André Vieira.: oi André! Tudo bem? Muito obrigado pelos seus comentários, sempre muito detalhados e coerentes. Gostaria de te agradecer pela participação aqui no meu post...

======================================================================

** Seria interessante ver também a opinião de artistas gráficos que já usam o Blender 3d profissionalmente, como o nosso amigo e colaborador "Leandro Oliveira" que usou o 3ds Max há muitos anos e agora está usando o Blender 3d...

Obrigado por me corrigir na parte de mercados da Autodesk, interessante saber agora que foi o Maya que dominou o cinema mundial de filmes no lugar do 3ds Max pela própria decisão da Autodesk, e que na verdade o mercado de "motion graphics" hoje é dominado pelo Cinema 4D e não pelo After Effects.

Que bom que as duas ótimas empresas fizeram parcerias também.

Mais uma vez obrigado pela participação.

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Oi Danilo, tudo bem?

Eu que agradeço por abrir um tópico tão interessante, realmente a opinião do Leandro seria muito relevante, pois eu falo pelo que eu li e ele vai falar com a experiência de quem usa.

Sobre os mercados da Autodesk, os Softs 3D atuam no mercado de Games para criar os modelos e animações, depois eles são exportados para os Engines de Games que realmente produzem o jogo como Unreal, Unity, CryEngine, Lumberyard, Godot, Unigine, etc.
O programa 3D mais usado para criar os modelos e animações para Games era o 3ds max, mas a Autodesk resolveu lançar o MayaLT bem mais barado e voltado para os desenvolvedores de Games, fazendo o 3ds max perder esta parcela do mercado.

O mesmo acontece com o mercado de Motion Graphics, os Softs 3D são usados apenas para criar animações, efeitos, assinaturas e tal, mas depois elas são finalizadas nos compositores de vídeo, que são os principais programas usados nesta área, entre eles estão o After Effects, Nuke e Fusion.
O programa 3D mais usado para fazer estas animações e efeitos para enviar para o After, Nuke ou Fusion era o 3ds max, mas a Maxon fez uma parceria com a Adobe para adicionar uma versão gratuita e simplificada do Cinema 4D junto com o After Effects, além de um Plug-in de conexão entre eles.
Por causa disso os artistas de Motion Graphics acabaram migrando para o Cinema4D.

Portanto, o mercado de Motion Graphics é dominado pelo After Effects, que é o compositor de vídeo mais usado nesta área, mas o Cinema4D é o programa 3D mais usado atualmente para criar animações 3D para Motion Graphics, antigamente era o Max.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
E aí pessoal, blz?

De fato, Danilo, o Blender cresceu bastante. E só para que alguns entendam minha tragetória, eu comecei com 3dstudio (entecessor ao Max), depois usei Max até 2012, como software 3D principal. Principal, porque em 2006, eu estudei animação numa escola, e o software usado era o Maya. De 2012 a 2014, eu abandonei o Max e passei a usar Maya, fazendo as mesmas coisas que eu fazia antes (archviz e ilustração de produtos). 

A primeira vez que eu tentei usar o Blender, foi por volta de 2005. Desisti, porque, como o Andre disse, a interface era muito ruim pra quem já tinha vício de outro software. Comecei a estudar o Blender seriamente em 2010, ano em que ele teve a primeira grande mudança, não só na interface, mas no core do programa. Nesse ponto, eu achei bem mais amigável.

Em 2013, eu tomei uma decisão: não queria mais usar softwares piratas, não apenas por questões morais, mas também porque eu já estava cansado de ir atrás de cracks e também de correr o risco de pegar vírus. Comecei, então, ver se eu conseguia fazer no Blender tudo o que eu precisava fazer no meu trabalho. Durante 1 ano, eu fui fazendo esse experimento, até sentir segurança que eu poderia migrar. Não fiz apenas com o Blender, mas com todos outros softwares. Hoje, uso apenas softwares gratuitos (livres ou não), ou que eu possa pagar, como alguns AddOns pra Blender.

Dentro do que eu faço (friso bem isso, porque 3D é um mundo e cada um tem suas necessidades), o Blender me atende perfeitamente. Além de gratuito, tem apenas 400Mb e eu nem preciso instalar. Quando comecei a usar, ele tinha recursos nativos que os softwares comerciais que eu conhecia, não tinham.

Sobre ele ser aceito no Mercado, pra ocupar o lugar de outros softwares, isso é muito relativo. Porém, algumas empresas, como Ubisoft e Microsoft, são hoje colaboradoras ($$$) da Fundação Blender. Cada uma, com seus próprios interesses. E isso já demonstra um reconhecimento no Mercado de CG.

De qualquer forma, ainda acredito que o mais importante não é a ferramenta, mas o que vc é capaz de criar com ela. Gosto muito do Blender, estou feliz com ele, e tenho certeza que mais recursos serão acrescentados com o tempo.
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!

Leandro Oliveira.: oi Leandro! Tudo bem? Muito bacana mesmo a sua resposta e muito obrigado por ter dado uma passadinha aqui no meu post sobre as grandes melhorias do Blender 3d...

====================================================================

Realmente o que você falou sobre a questão de pegar vírus indo atrás de softwares piratas, é verdade mesmo, mas a Autodesk vê também a necessidade de vários clientes que são amantes da C.G ( Computação Gráfica ) e de seus softwares e realmente não dispõem de recursos financeiros para pagar o "subscription" das suas várias linhas de programas...

Então a Autodesk dá a possibilidade de estudantes, Universidades, escolas particulares e de ensino de C.G ( Computação Gráfica ), baixarem a versão estudantil de seus softwares. Você fica se não me engano usando os programas ( linha estudantil ) por um período de 2 anos ( se não tiver enganado ), até a empresa ( pessoa jurídica ) ter condições de adquirir os programas.

Vi que várias empresas diminuíram seus custos bastante durante a pandemia, e vários cursos foram praticamente ofertados de graça durante o período da pandemia, exatamente para estimular a maioria das pessoas que podem ficar em casa e não saírem, a estudarem e se ocuparem enquanto passamos por essa dura fase.

Mas por outro lado vejo também inúmeras empresas que só estão preocupadas com seus lucros e não baixaram o valor dos seus softwares nem mesmo durante essa fase difícil que estamos vivendo, realmente é complicado.

Entendo você perfeitamente e concordo com tudo o que você disse, realmente é complicado mesmo. E você já trabalha super bem com C.G ( Computação Gráfica ) e já tem muitos anos mesmo de experiência.

** Eu estive passando por um problema da migração de tecnologia CAD pra BIM ( uso massivo de softwares de tecnologia BIM ) como o Revit, ArchiCAD, Bentley systems... etc.

** OBS.: Passei uns 10 a 12 anos fazendo projetos e desenhando direto no AutoCAD, enquanto praticamente toda Europa usava tecnologia BIM desde o ano de 2005 a 2006 ( salvo não me engano ).

Realmente é muito complicado você aprender qualquer programa do zero, é um novo mundo, mais do que isso, um novo Universo que se abre por inteiro na sua frente e você tem que estudar praticamente todo santo dia para poder tentar acompanhar a todas essas mudanças constantes que o mundo da C.G ( Computação Gráfica ) nos impõe praticamente todo santo dia, realmente não é nada fácil.

Demanda muito tempo de estudo, dedicação, planejamento e principalmente muita persistência em querer sempre estar aprendendo. Realmente a estrada é muito longa mesmo e praticamente não tem fim.

Continuo estudando o Revit ( mas ainda não me sinto confiável com ele ) junto com outros programas da área de C.G ( Computação Gráfica ) até porque no próximo ano terá uma lei federal que todos os projetos de licitações ( obras públicas ) tem que ser todos feitos OBRIGATORIAMENTE em tecnologia BIM...

Então quem não souber tecnologia BIM estará fora do mercado por "n" motivos/ razões. Gostaria de te agradecer pela participação e pelo seu comentário e por ter explanado um pouco da sua vivência e da sua transição da Autodesk pro Blender 3d.

Obrigado pela participação, Leandro.

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Cloth brushes é muito show, o ai denoise. 
 
O Evee me permite fazer transparência decente, coisa que queimei a mufa pra tentar com o Quicksilver e não consegui.

Sem falar que a performance do Cycles na Viewport é excelente, mesmo na minha humilde 1050 2gb.
 
E a versão alfa do 2.9! puts. Adorei essa ferramenta aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=1mqLIqcSLas
 
Que mão na roda isso ai!. 

Uma coisa que percebo no blender é que para vc trabalhar bem com ele, o ideal é decorar atalhos. Parece meio óbvio eu falar isso, mas pelo menos é essa a impressão que estou tendo e que não tive com o max. Pra falar a verdade eu não decorei quase nenhum atalho do max, hehe. Aliás o Blender com aquela interface inicial dele realmente forçou a galera a adquirir o hábito de decorar atalhos, rsrs. 

No max DOS nem existia atalhos e no entanto eu achava sua interface muito mais fácil do que as primeiras do Blender. O Ton Roosendaal comentou isso na entrevista para o cara do Blender Guru. Ele não queria uma interface tipo a do max DOS em que vc tem que clicar em uma opção, que abre um leque de outras opções e que depois abre mais outro leque, etc.

Mas sei lá. Eu achava muito mais fácil daquele jeito. E pelo visto muita gente, pois a Autodesk manteve esse esquema de menus em formato drop down e de quebra ainda implementou a possiblidade de encher o monitor com as Toolbox, o que facilida absurdamente as coisas.

Bem, tudo questão de experimentar, agora já estou mais acostumado com a interface do Blender. Mas se tivesse permanecido da forma origial eu não teria voltado a estudá-lo.
 
Eu acho que para entrar no mercado de arquitetura ainda há um longo caminho pois o blender terá que se enquadrao ao modelo BIM. Não sei se isso estaria nos planos deles no momento. Até melhor que seja assim, um passo de cada vez que é para não criar um frankeinstein cheio de travadas, rsrs.
 
Essa questão da lei Federal obrigar o BIM acho muito boa, pois vai facilitar na hora de checarem o quantitativo da obra, principalmente os tais aditivos, que tanto rolam nas obras públicas. Não vai dar mais pra ficar nessa de provarem as coisas com planilhas manipuladas do excel né? rsrs.
 
 
 
 
 
 
 

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707124.

Total de membros registrados: 134886

Últimos membros registrados: Gu12, Bales, Fitspressoaustral, williamgueroa, 3010@Junior, Knkuro026, joaoddt, Guifaleta.

Usuário(s) on-line na última hora: 744, sendo 11 membro(s) e 733 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Eduardo Ramos, Hot, proj.evandro, Abilio, Luis Antonio, magster, JMDesign, AlexTerra, Vladis, Renatto, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.