Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!
MarcioBottega.: oi Márcio! Tudo bem? Para você salvar sequência de animações no 3ds max, um dos melhores formatos de extensões de imagens para salvar é:
.TGA e
.EXR, ok?
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Vi que você está salvandos os frames da sua animação com a extensão .jpg e essa não é a mais indicada para salvar frames de animação.
JPEG é um formato popular para postar arquivos de imagem na Internet para um tamanho de arquivo mínimo e um tempo de download rápido.
** Uma
questão importante no salvamento de
animações é exatamente esse quanto ao formato. Apesar de você poder salvar também em extensão
.AVI ou
.MOV, tem muitas
desvantagens de renderizar uma
animação 3D direto para um arquivo de vídeo.
Se acontecer algum problema, você perde tudo que já foi renderizado, se usar CODEC, vai desperdiçar tempo renderizando uma imagem de qualidade para comprimir em seguida, se não ficar bom com este
CODEC, terá que renderizar tudo novamente.
Arquivos de vídeo não permitem salvar os canais disponíveis em formatos avançados de imagem, como o
.RPF e o
.RLA, para composição em softwares de vídeo, entre vários outros problemas.
** A melhor forma de renderizar animação é em sequências de imagens
.TGA ,assim, poderá montar o vídeo em qualquer editor ou composer de vídeo, mesmo o gratuito como o antigo
VirtualDUB, e poderá usar
Codec's que desejar, quantas vezes quiser, mantendo sempre o arquivo original com alta qualidade.
Pode ainda tirar um vídeo com mais compressão pra Web e outro com mais qualidade para colocar em outras mídias mais antigas como
CD e DVD...===================================================================
** A seguir te mando alguns
esclarecimentos técnicos sobre os mais diversos tipos de
extensões de imagens...
• Arquivos AVI
• O formato AVI (Audio-Video Interleaved) é o formato padrão do Windows para arquivos de vídeo. A extensão .avi do nome de arquivos indica um arquivo de vídeo Windows AVI.
• Arquivos BMP
Os arquivos BMP são arquivos de bitmap de imagem fixa no formato bitmap (.bmp) do Windows.
• Arquivos CIN (Kodak Cineon)
Um formato de arquivo que armazena um único quadro de um fluxo de dados de imagem ou vídeo de movimento. Cada quadro é salvo como a versão 4.5 Cineon com uma extensão de nome de arquivo CIN. O arquivo não contém dados definidos pelo usuário como uma miniatura e suporta o registro de 10 bits e três cores por pixel. Os canais alfa não são suportados.
• Arquivos DDS
O formato de arquivo DirectDraw ® Surface (DDS) é utilizado para armazenar texturas e mapas de ambiente cúbico, com e sem níveis de mapeamento de mip Esse formato pode armazenar formatos de pixel descompactados e compactados e é o formato de arquivo preferido para armazenamento de dados compactados DXTn. A Microsoft ® é o desenvolvedor desse formato de arquivo.
• Arquivos EPS e PS (PostScript encapsulado)
• O 3ds Max pode renderizar imagens para arquivos do formato PostScript ® encapsulado, que têm a extensão .eps ou .ps.
• Arquivos GIF
GIF (Formato de intercâmbio de gráficos) é um formato de 8 bits (256 cores) desenvolvido pela Informix para o serviço de informações CompuServe ® . Foi originalmente concebido para minimizar tempos de transferência de arquivos nas linhas telefônicas.
• Arquivos IFL
Um arquivo IFL (Lista de Arquivo de Imagem) é um arquivo ASCII que constrói uma animação ao listar arquivos bitmap de quadro único a ser usado para cada quadro renderizado. Quando se atribui um arquivo IFL como um bitmap, as etapas de renderização por cada quadro especificado, resultando em um mapa de animação.
• Arquivos IMSQ
O formato de sequência de imagem do Autodesk ME (IMSQ) é um arquivo XML usado pelos produtos Cleaner e Toxik da Autodesk É possível gerar arquivos IMSQ no grupo Renderizar Saída da caixa de diálogo Configuração de renderização Lançamento de parâmetros comuns ao ativar lista(s) de aruivo de imagem em caminho(s) de saída e, em seguida, clicar em Criar agora.
• Arquivos JPEG
JPEG (arquivos .jpeg ou .jpg) seguem os padrões definidos pelo Grupo de especialistas fotográficos conjuntos. Estes arquivos usam um método de compressão variável denominado compressão de perda, devido à perda da qualidade da imagem à medida que se aumenta a compressão. No entanto, o esquema de compressão JPEG é extremamente bom e às vezes é possível comprimir o arquivo até 200:1 sem uma perda grave da qualidade da imagem. Por conseguinte, JPEG é um formato popular para postar arquivos de imagem na Internet para um tamanho de arquivo mínimo e um tempo de download rápido.
• Arquivos MOV (filme QuickTime)
O QuickTime ® é um formato de arquivos padrão criado pela Apple ® para armazenar os tipos de mídia digital comuns, como áudio e vídeo. Quando você escolhe QuickTime (*.mov) como Salvar como tipo, a animação é salva como um arquivo .mov.
• Arquivos MPEG
O formato MPEG é um padrão para arquivos de vídeo. MPEG significa Grupo de Especialistas em Imagens com Movimento (Moving Picture Experts Group). Os arquivos MPEG podem ter uma extensão de nome de arquivo.mpg ou .mpeg. MPEG é suportado somente como formato de arquivo de entrada. É possível usar arquivos MPEG como mapas de textura.
• Arquivos OpenEXR
O 3ds Max pode ler e gravar arquivos de imagem no formato OpenEXR. O OpenEXR é um formato de arquivo de imagem e uma API geral de código aberto para leitura e gravação de tais arquivos.
• Arquivos de imagem (PIC)
O 3ds Max pode importar e exportar arquivos de imagem de radiância (PIC). O arquivo PIC é um formato de análise de iluminação utilizado para a mesma finalidade dos arquivosTIFF do LogLUV.
• Arquivos PNG
PNG (Portable Network Graphics) é um formato de arquivo de imagem fixa desenvolvido para uso com a Internet e a World Wide Web.
• Arquivos PSD
PSD é a extensão de nome do arquivo para arquivos de gráficos nativos do Adobe ® Photoshop ® . Este formato de imagem suporta múltiplas camadas de imagens sobrepostas para obter a imagem final. Cada camada pode ter qualquer número de canais (R, G, B, máscara, e assim por diante) É um formato de arquivo poderoso porque múltiplas camadas podem contribuir para uma variedade de efeitos especiais.
• Arquivos de imagem dinâmica de alta resolução (faixa).
O formato de um arquivos de imagem de radiância é usado para imagens de grande alcance dinâmico (HDRI). A maioria das câmeras não tem a capacidade de capturar o intervalo dinâmico (a gama de luminosidade entre as regiões escuras e claras) que existe no mundo real. No entanto, o intervalo pode ser recuperado tirando uma série de fotos do mesmo objeto com diferentes configurações de exposição e combiná-las em um arquivo de imagem.
• Arquivos RLA
O formato RLA (Run-Lenght Encoded, version A) é um formato popular SGI ® que suporta a habilidade de incluir canais de imagem arbitrários. Ao configurar um arquivo de saída, se selecionar Arquivo de imagem RLA na lista e clicar no botão Configurar, você irá para a caixa de diálogo Configurar RLA. Em seguida, é possível especificar quais canais (e em que formato) deseja gravar o arquivo.
• Arquivos RPF
O RPF (Rich pixel Format) é o formato compatível com a habilidade de incluir canais de imagem arbitrária. Ao configurar um arquivo de saída, se você selecionar um arquivo de imagem RPF a partir da lista, você irá para a caixa de diálogo Configuração de RPF. Em seguida, é possível especificar os canais que você deseja gravar para o arquivo.
• Arquivos de imagem SGI
O formato de arquivo de imagem SGI™ é um tipo de arquivo bitmap criado por Silicon Graphics ® . O suporte do Arquivo de imagem SGI no 3ds Max permite carregar e salvar arquivos em uma profundidade de cor de 8 e 16 bits, com canais alfa e compressão RLE.
• Arquivos TGA (Targa)
O formato Targa (TGA) foi desenvolvido pela TrueVision para suas placas de vídeo. O formato suporta true color de 32 bits. Ou seja, cor de 24 bits mais um canal alfa, e é normalmente usado como formato true color.
• Arquivos TIFF
TIFF (Tagged Image File Format) é um formato de bitmap multiplataforma originado no Macintosh® e em aplicativos de desktop-publishing. TIFF é uma escolha usual quando se planeja enviar a saída para uma agência de serviços de impressão ou importar a imagem para um programa de layout de páginas. ( Melhor formato para impressão )
• Arquivos YUV
Os arquivos YUV são arquivos gráficos de imagem fixa no formato de disco digital Abekas ® . YUV é suportado somente como um formato de arquivo de entrada. É possível usar arquivos YUV como bitmaps de uso geral, mas não pode renderizar para um arquivo YUV.
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Espero ter ajudado de alguma forma.
Abraços e
sucesso!
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"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...