Como salvar uma animação 3D??

Por: MarcioBottega  

Em: 25/06/2020 15:47

Olá pessoal.

Alguem sabe como salvo uma animação em 3D?  (V-Ray)
Renderiza certo, mas salva errado.

Quando renderizo em 3d SBS no Frame buffer aparece certo uma imagem do lado da outra (foto), Mas quando vejo a imagem salva ela está salva só um lado. 
Tenho que renderizar quadro a quadro e salvar. frown
Não sei se vocês entenderam oque quiz dizer!!!!!
A imagem salva conforme está conforme o Output size mas na verdade teria que ser o dobro da largura, pois é uma imagem do lado da outra
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!

MarcioBottega.: oi Márcio! Tudo bem? Para você salvar sequência de animações no 3ds max, um dos melhores formatos de extensões de imagens para salvar é: .TGA e .EXR, ok?

=================================================================================

Vi que você está salvandos os frames da sua animação com a extensão .jpg e essa não é a mais indicada para salvar frames de animação. 

JPEG é um formato popular para postar arquivos de imagem na Internet para um tamanho de arquivo mínimo e um tempo de download rápido.

** Uma questão importante no salvamento de animações é exatamente esse quanto ao formato. Apesar de você poder salvar também em extensão .AVI ou .MOV, tem muitas desvantagens de renderizar uma animação 3D direto para um arquivo de vídeo.

Se acontecer algum problema, você perde tudo que já foi renderizado, se usar CODEC, vai desperdiçar tempo renderizando uma imagem de qualidade para comprimir em seguida, se não ficar bom com este CODEC, terá que renderizar tudo novamente.

Arquivos de vídeo não permitem salvar os canais disponíveis em formatos avançados de imagem, como o .RPF e o .RLA, para composição em softwares de vídeo, entre vários outros problemas.

** A melhor forma de renderizar animação é em sequências de imagens .TGA ,assim, poderá montar o vídeo em qualquer editor ou composer de vídeo, mesmo o gratuito como o antigo VirtualDUB, e poderá usar Codec's que desejar, quantas vezes quiser, mantendo sempre o arquivo original com alta qualidade.

Pode ainda tirar um vídeo com mais compressão pra Web e outro com mais qualidade para colocar em outras mídias mais antigas como CD e DVD...

===================================================================

** A seguir te mando alguns esclarecimentos técnicos sobre os mais diversos tipos de extensões de imagens...

• Arquivos AVI

• O formato AVI (Audio-Video Interleaved) é o formato padrão do Windows para arquivos de vídeo. A extensão .avi do nome de arquivos indica um arquivo de vídeo Windows AVI.

• Arquivos BMP

Os arquivos BMP são arquivos de bitmap de imagem fixa no formato bitmap (.bmp) do Windows.

• Arquivos CIN (Kodak Cineon)

Um formato de arquivo que armazena um único quadro de um fluxo de dados de imagem ou vídeo de movimento. Cada quadro é salvo como a versão 4.5 Cineon com uma extensão de nome de arquivo CIN. O arquivo não contém dados definidos pelo usuário como uma miniatura e suporta o registro de 10 bits e três cores por pixel. Os canais alfa não são suportados.

• Arquivos DDS

 O formato de arquivo DirectDraw ® Surface (DDS) é utilizado para armazenar texturas e mapas de ambiente cúbico, com e sem níveis de mapeamento de mip Esse formato pode armazenar formatos de pixel descompactados e compactados e é o formato de arquivo preferido para armazenamento de dados compactados DXTn. A Microsoft ® é o desenvolvedor desse formato de arquivo.
• Arquivos EPS e PS (PostScript encapsulado)
• O 3ds Max pode renderizar imagens para arquivos do formato PostScript ® encapsulado, que têm a extensão .eps ou .ps.

• Arquivos GIF

GIF (Formato de intercâmbio de gráficos) é um formato de 8 bits (256 cores) desenvolvido pela Informix para o serviço de informações CompuServe ® . Foi originalmente concebido para minimizar tempos de transferência de arquivos nas linhas telefônicas.

• Arquivos IFL

Um arquivo IFL (Lista de Arquivo de Imagem) é um arquivo ASCII que constrói uma animação ao listar arquivos bitmap de quadro único a ser usado para cada quadro renderizado. Quando se atribui um arquivo IFL como um bitmap, as etapas de renderização por cada quadro especificado, resultando em um mapa de animação.

• Arquivos IMSQ

O formato de sequência de imagem do Autodesk ME (IMSQ) é um arquivo XML usado pelos produtos Cleaner e Toxik da Autodesk É possível gerar arquivos IMSQ no grupo Renderizar Saída da caixa de diálogo Configuração de renderização Lançamento de parâmetros comuns ao ativar lista(s) de aruivo de imagem em caminho(s) de saída e, em seguida, clicar em Criar agora.

• Arquivos JPEG

JPEG (arquivos .jpeg ou .jpg) seguem os padrões definidos pelo Grupo de especialistas fotográficos conjuntos. Estes arquivos usam um método de compressão variável denominado compressão de perda, devido à perda da qualidade da imagem à medida que se aumenta a compressão. No entanto, o esquema de compressão JPEG é extremamente bom e às vezes é possível comprimir o arquivo até 200:1 sem uma perda grave da qualidade da imagem. Por conseguinte, JPEG é um formato popular para postar arquivos de imagem na Internet para um tamanho de arquivo mínimo e um tempo de download rápido.

• Arquivos MOV (filme QuickTime)

O QuickTime ® é um formato de arquivos padrão criado pela Apple ® para armazenar os tipos de mídia digital comuns, como áudio e vídeo. Quando você escolhe QuickTime (*.mov) como Salvar como tipo, a animação é salva como um arquivo .mov.

• Arquivos MPEG

O formato MPEG é um padrão para arquivos de vídeo. MPEG significa Grupo de Especialistas em Imagens com Movimento (Moving Picture Experts Group). Os arquivos MPEG podem ter uma extensão de nome de arquivo.mpg ou .mpeg. MPEG é suportado somente como formato de arquivo de entrada. É possível usar arquivos MPEG como mapas de textura.

• Arquivos OpenEXR

O 3ds Max pode ler e gravar arquivos de imagem no formato OpenEXR. O OpenEXR é um formato de arquivo de imagem e uma API geral de código aberto para leitura e gravação de tais arquivos.

• Arquivos de imagem (PIC)

O 3ds Max pode importar e exportar arquivos de imagem de radiância (PIC). O arquivo PIC é um formato de análise de iluminação utilizado para a mesma finalidade dos arquivosTIFF do LogLUV.

• Arquivos PNG

PNG (Portable Network Graphics) é um formato de arquivo de imagem fixa desenvolvido para uso com a Internet e a World Wide Web.

• Arquivos PSD

PSD é a extensão de nome do arquivo para arquivos de gráficos nativos do Adobe ® Photoshop ® . Este formato de imagem suporta múltiplas camadas de imagens sobrepostas para obter a imagem final. Cada camada pode ter qualquer número de canais (R, G, B, máscara, e assim por diante) É um formato de arquivo poderoso porque múltiplas camadas podem contribuir para uma variedade de efeitos especiais.
 
• Arquivos de imagem dinâmica de alta resolução (faixa).

O formato de um arquivos de imagem de radiância é usado para imagens de grande alcance dinâmico (HDRI). A maioria das câmeras não tem a capacidade de capturar o intervalo dinâmico (a gama de luminosidade entre as regiões escuras e claras) que existe no mundo real. No entanto, o intervalo pode ser recuperado tirando uma série de fotos do mesmo objeto com diferentes configurações de exposição e combiná-las em um arquivo de imagem.

• Arquivos RLA

O formato RLA (Run-Lenght Encoded, version A) é um formato popular SGI ® que suporta a habilidade de incluir canais de imagem arbitrários. Ao configurar um arquivo de saída, se selecionar Arquivo de imagem RLA na lista e clicar no botão Configurar, você irá para a caixa de diálogo Configurar RLA. Em seguida, é possível especificar quais canais (e em que formato) deseja gravar o arquivo.

• Arquivos RPF

 O RPF (Rich pixel Format) é o formato compatível com a habilidade de incluir canais de imagem arbitrária. Ao configurar um arquivo de saída, se você selecionar um arquivo de imagem RPF a partir da lista, você irá para a caixa de diálogo Configuração de RPF. Em seguida, é possível especificar os canais que você deseja gravar para o arquivo.
 
• Arquivos de imagem SGI

O formato de arquivo de imagem SGI™ é um tipo de arquivo bitmap criado por Silicon Graphics ® . O suporte do Arquivo de imagem SGI no 3ds Max permite carregar e salvar arquivos em uma profundidade de cor de 8 e 16 bits, com canais alfa e compressão RLE.
• Arquivos TGA (Targa)

O formato Targa (TGA) foi desenvolvido pela TrueVision para suas placas de vídeo. O formato suporta true color de 32 bits. Ou seja, cor de 24 bits mais um canal alfa, e é normalmente usado como formato true color.

• Arquivos TIFF

TIFF (Tagged Image File Format) é um formato de bitmap multiplataforma originado no Macintosh® e em aplicativos de desktop-publishing. TIFF é uma escolha usual quando se planeja enviar a saída para uma agência de serviços de impressão ou importar a imagem para um programa de layout de páginas. ( Melhor formato para impressão )

• Arquivos YUV

Os arquivos YUV são arquivos gráficos de imagem fixa no formato de disco digital Abekas ® . YUV é suportado somente como um formato de arquivo de entrada. É possível usar arquivos YUV como bitmaps de uso geral, mas não pode renderizar para um arquivo YUV.
 

===================================================================

Espero ter ajudado de alguma forma.

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...



 
Oi Márcio, tudo bem?

A culpa é do 3ds max, que se recusa a salvar a imagem das duas câmeras em JPG, use qualquer outro formato que vai dar certo.
Eu sugiro que use sempre TGA para vídeo em 8 bit Color e EXR para 16 bit Color.
JPG é imagem para internet com compressão alta, ou seja, você gasta tempo renderizando com qualidade e perde qualidade quando salva a imagem, sugiro que nunca salve em JPG coisa alguma, só quando for publicar na internet.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Valeu Danilo e Andre. 
A gente quer economizar no fim sai mais caro!! hehehe

o Problema agora é que não salva com o VrayDenoiser :(
q lokura
Oi Márcio, tudo bem?

Eu sinto sinceramente, mas vou ficar te devendo essa, em teoria era para funcionar normalmente.
Eu sei que ele não atua em todos os Render Elements, mas na renderização completa deveria funcionar.
Se eu encontrar alguma coisa sobre isso te aviso aqui.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!

MarcioBottega.: oi Marcio! Tudo bem? Na verdade todos os efeitos especiais do render V-Ray que você cria com a janela própria do renderizador, eles geralmente aparecem na janelinha com uma setinha preta de cabeça pra baixo, a mesma janela do VFB do render... ^^

=======================================================================

A seguir anexo as imagens de um simples tutorial que fiz rapidamente pra você, ok? Vou comentar rapidamente o passo-a-passo, mas é algo bem simples, só você acompanhar com atenção as 3 imagens que anexei e seguir os números em amarelo, ok?

** 1a. Imagem.:

Na 1a. imagem, você tecla F10 para abrir a janela do render scene do 3ds Max 2019 ou superior, depois vai na ficha superior "render elements", depois clica no botão "ADD" para adicionar os elements que você quer pra sua cena, e escolhe o element "VRayDenoiser" ok?

** 2a. Imagem.:

Na 2a. imagem, depois que você adicionou o element "VRayDenoiser", você desce lá embaixo e no parâmetro "Advanced Denoiser Parameter", no campo -->> Mode, você escolhe a opção: "show denoiser result channel", porque por padrão o V-Ray deixa esse campo já marcado como padrão com essa opção: "hide denoiser result channel"... rsrs

Por isso quem não tem a curiosidade ou a praticidade de ir lá embaixo nas configurações do element Denoiser, fica realmente confuso quando renderiza a cena e ele não aparece na janela do VFB... kkkkkkkkkk

** 3a. Imagem.:

Depois que você marcou a opção: "show denoiser result channel" no parâmetro "Advanced Denoiser Parameter" ( 2a. imagem ), aí basta você renderizar a sua cena 3d, que o element do Denoiser irá aparecer na janelinha do VFB do V-Ray, conforme aparece na minha 3a. imagem anexada, ok?

=======================================================================

Bem, é isso e espero que tenha sanado a sua dúvida e que tenha ajudado de alguma forma...

Abraços e sucesso!


__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...








Olá pessoal.
Obrigado pela força

Danilo: Fiz como vc falou, mas mesmo assim os arquivos salvos (.tga) não são salvo com o Denoiser! 
Tenho que salvar um por um! Quadro a quadro! Até agora só salvei 230 de 1200 no total! 

No curso da 3D1 o Cleber Machado  ensina a salvar em .exr sendo que o Denoiser salva em um arquivo separado dai ele usa o Denoiser tool pra juntar
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!

MárcioBottega.: oi Márcio! Tudo bem? Agora entendi qual seu objetivo final, você quer é salvar o element "denoiser" dentro dos frames de cada animação do 3ds Max 2019 ou superior...

===================================================================

Entendi que você quer salvar todos os elements de "denoiser" em cada frame de sua animação no 3ds Max 2019 ou superior, pensei que era para imagens estáticas...

** Para salvar o element de "denoiser" em cada frame separado de animação no 3ds Max 2019, você precisa do "denoiser tool", um pequeno programinha que salva em cada frame do 3ds Max, o seu element de "denoiser".

Neste vídeo aqui do canal oficial da Chaos Group, o autor ensina a salvar o element de "denoiser" em cada frame de animação do 3ds Max 2019, que é tudo o que você precisa, ok?

Não há necessidade de você salvar o element de "denoiser" em cada frame não, se não cada animação que você fizesse seria muito trabalho fazer isso manualmente...

** OBS.: O link para o vídeo é este aqui --->> V-Ray for 3ds Max – Quick Tutorial: Denoiser

Neste outro link aqui da Chaos Group, eles disponibilizam um código ( acho que em Maxscript ) em que você digita ele na linha de comando do 3ds Max 2019 e o executa...

2.0- Denoiser Tool ( Chaos group- 3ds Max )

3.0- Using V-Ray denoiser tool (vdenoise.exe) with send to scripts + Backburner submission.

** Neste vídeo aqui, o mestre Adán Martín mostra como utilizar o "vdenoise" via script para eliminar noises em animações usando o V-Ray do 3ds Max...

Script vDenoise: Eliminación de ruido en animaciones para V-Ray

** OBS-2.: Na imagem em anexo que coloquei aqui, na ficha do render V-Ray adv. 3.60 ou versão superior, você pode renderizar com o Noise threshold= 0,005 que ele já sai ótimo e com muito mas muito pouco noise nas imagens finais... ^^

Acho que nem precisa você aplicar o denoiser nos seus frames de animação. Com o noise threshold= 0,005, a imagem final já sai ótima e com muito mas muito pouco noise, o ideal também seria você renderizar com Type= bucket no lugar do progressive.

Tome muito cuidado ao aplicar o element denoiser em seus frames de animação, se eles não forem bem configurados ( com os pressets de "strong" ), eles acabam aplicando um blurry na imagem, e ele acaba desfocando as quinas vivas do seu projeto, e isso acaba meio que deixando a imagem irreal, a meu ver...

Acho que o Type= bucket limpa bem melhor os noises na cena do que o progressive ( claro que com uma boa configuração de noise threshold ) que citei anteriormente...

===================================================================

Espero ter ajudado de alguma forma. Boa sorte.

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Valeu Danilo!
Era isso mesmo que precisava!laughingsmile
Muito Obrigado!

Forte Abraço!!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710681.

Total de membros registrados: 138161

Últimos membros registrados: neyandre, Miudooo, xenoprostactive, diaquilin, davidtwins1, Auiospmame, pIS, ChargecardChargerPriceUK.

Usuário(s) on-line na última hora: 1342, sendo 26 membro(s) e 1316 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Carla Franco, felipemattoli, Bruno, claro_lima, Joao Barreto, jessicatorres, Henrique Ribeiro, Ricardo Paranhos, Gabriel.C, Hot, Eber.Silva, Renatto, Thiago Couto, gilson antunes, KevinP, Duda, glaucejane, DeividRobert, Eduardo Ramos, Bruno8302, Ronaldo, Le_Andro, Gibran Farfud, ricardo duarte, Marco Rocha, Vlady.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.