Oi Anonymumm, tudo bem?
Eu também achei feio este detalhe na lateral do carro, mas a modelagem dele é legal. rsrsrs
Eu tenho problemas mentais, não identifico carros modernos, acho todos iguais, só reconheço carros até a década de 90, então, nem sei qual é esse. rsrsrsrsrsrs
Entendo a sua preferência pelo Boolean, todo mundo que é acostumado com CAD prefere modelar com Boolean, sei disso porque também iniciei com CAD.
Mas em programas tipo DCC como 3ds max, Maya, Modo, Houdini, Cinema4D e similares, Boolean é o menos usado.
Agora estão surgindo recursos que permitem modelar com Boolean obtendo boa qualidade como os Plug-ins Smooth Boolean e Hard Mesh, que divulguei estes dias nas notícias do site.
A modelagem em Poly parece que tem vários procedimentos, mas não tem não, são apenas 2, mover as Edges segurando o Shift para criar novos polígonos e chanfrar as quinas para controlar o arredondamento quando aplicar o Turbo Smooth.
Porém, para deixar os polígonos certinhos e dar a forma do objeto, você precisa soldar e cortar conforme a necessidade.
Na modelagem Poly você pensa no objeto bruto, todo quadradão, não no objeto suavizado, pode ser essa a sua dificuldade.
Sobre as suas dúvidas:
1- É muito mais fácil criar um Plane só com 2 x 1 Segment, como mostra a imagem 1 em anexo, depois só precisa converter em Poly, selecionar a Edge de cima e mover pela vista Left até ficar no ângulo que deseja, como mostra a imagem 2 em anexo, também pode mover usando o Vertex como você disse em vez da Edge, dá na mesma, mas com a Edge precisa selecionar apenas uma Edge e com Vertex precisa selecionar dois vértices para não entortar o Plane quando mover.
2- Você tem razão, aparentemente é mais fácil porque já sabia que precisaria destas Edges logo a frente, mas imagine que fosse modelar o carro inteiro, mesmo sabendo que precisaria daquelas Edges ali, não iria criar logo no início, pois certamente atrapalhariam muito a modelagem, só iria criar na hora necessária com o Connect para sempre trabalhar com a menor quantidade possível de polígonos.
Este é o segredo da modelagem em Poly, usar sempre a menor quantidade possível de polígonos, sempre que colocar 1 Loop de Edges a mais, terá mais trabalho do que o necessário.
Justamente por isso é importante você visualizar o objeto quadradão na cabeça para modelar em Poly, pois primeiro vai fazer este objeto bruto e só no final que vai adicionar os detalhes, como os chanfros que arredondam os cantos.
Por exemplo, se fizer algum chanfro antes da hora, vai ser muito mais difícil continuar modelando.
Outro detalhe importante, principalmente na modelagem de retopologia, quando você arrasta as Edges normalmente você também distorce o mapeamento que estiver aplicado na malha, a não ser que habilite uma opção para preservar, se esquecer, já era, não dá para voltar atrás, mas quando você cria Edges com o Connect o mapeamento é preservado automaticamente.
Abração e tudo de bom.
André Vieira