Modelo 3d- rede de dormir ( 3ds Max 2019 ou qualquer outro software )

Por: Danilo  

Em: 07/12/2020 11:13

Ainda bem que ajudou Danilo, depois posta ai o resultado.
Grande abraço
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!

Fernando Cunha.: oi Fernando! Tudo bem? Mais uma vez gostaria de te agradecer pela ótima ajuda que sempre nos dá ( a mim e a todos os demais leitores do site 3d1 ), que sempre aparece uma dúvida de como fazer um efeito mais refinado ( no caso aí as laterais da rede de dormir )... rsrs

======================================================================

Pode deixar que assim que terminar o meu modelo da rede de dormir, pretendo postar ela aqui pra você dá uma conferida, ok? Seu tutorial do "Vimeo" no Marvelous Designer ficou muito bom mesmo e com certeza vai me ajudar bastante... ^^

** Não notei que tinha algum defeito ou problema na emenda da textura das laterais da rede com a malha original dela... rsrs. Pelo menos não notei esse problema no seu 1o. render... rsrs

O seu 2o. render ficou muito bom também. Achei ele tão bom quanto o primeiro. Única coisa que senti falta de um refinamento "melhor" no material do bojo da rede.

Acho que um bump, ou um normal map no material da rede para mostrar melhor os detalhes das microfibras do tecido, iria deixar bem mais realista... rsrs

======================================================================

Mas do jeito que está, já está ótima mesmo. Gostei bastante.

Obrigado pela ajuda e pela força.

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Oi Danilo, tudo bem?

Agora o Fernando matou a pau com vídeo e tudo!!!
O exemplo dele ficou excelente!!!

Eu indiquei o Cloth porque você perguntou no Max, mas se puder usar o Marvelous certamente será muito mais rápido, prático e fácil.
É possível chegar no mesmo resultado em algumas situações com o Cloth do Max, mas dá trabalho perto do Marvelous, em outras é impossível como simular eslásticos, por exemplo.
Com este lance de elástico você enruga fácil em vez de ter que criar esferas, anexar vértices e animar como é necessário no Max, mas se ainda quiser eu explico como fazer.

Sobre a lateral da rede, eu iria indicar justamente a mesma coisa que o Fernando, não vale a pena modelar de verdade.
Na melhor das hipóteses vai aplicar um Displacement junto com a opacidade para dar mais volume, como o Fernando também sugeriu.

Inclusive, quando vi a sua mensagem mostrando os exemplos da rede, na mesma hora lembrei da última imagem que o Fernando postou aqui no site, onde ele reproduziu estas decorações com opacidade e Displacement, se você não viu, vale a pena, está neste link: https://3d1.com.br/forum/imagens-e-animacoes/imagens-finalizadas-de-maquete-eletronica/103778

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Fernando, tudo bem?

Adorei a rede!!!!
Você está fera neste tipo de decoração que só o Veríssimo publicava aqui, aquelas imagens do quarto que indiquei para o Danilo ficaram lindas.

Posso colocar o ótimo tutorial que você fez na seção de tutoriais do site?

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!

André Vieira.: olá mestre André! Tudo bem? Gostaria de agradecer a ajuda que sempre me dá para sanar possíveis dúvidas que vão surgindo à gente, no decorrer dos nossos trabalhos de C.G ( Computação Gráfica )... ^^

====================================================================

** Imaginei mesmo que seria mais fácil modelar os dois tecidos das laterais da rede usando displacement + opacidade. Realmente com displacement fica bem melhor do que com normal map... rsrs

Se fosse para modelar mesmo as 2 laterais da rede, teria que usar o Z-Brush 2020 ou superior, se quisesse um nível incrível de realismo na modelagem, ou então usar o Substance Designer para criar esses materiais de tecido das 2 laterais da rede, mas aí teria que entender muito de "nodes" do Substance Designer 2020... rsrs

Eu vi esse post do nosso amigo e colaborador "Fernando Cunha" desse quarto maravilhoso que ele fez. Sempre que posso e tenho tempo, tento acompanhar ao máximo os trabalhos dele, pois ele é um ótimo artista gráfico e gosto muito dos trabalhos dele, sem falar que ele sempre tira algumas dúvidas que tenho... rsrs

Esse quarto todo decorado que ele fez usando o Corona renderer do 3ds Max 2020 ou superior, ficou muito bom mesmo e bem bonito. Adorei, até comentei no post dele... kkkkkkkkkk

** Realmente André fazer no Marvelous Designer essa parte do tecido da rede é muito melhor mesmo do que no 3ds Max 2020...

Mas gostaria que mesmo assim, se você pudesse, postasse um pequeno tutorial de como fizesse esse "bojo" central da rede enrugado somente no 3ds Max com a animação das esferas que você falou e gostaria de saber como conectar os 2 tecidos da lateral da rede no "bojo" central dela, usando SOMENTE o 3ds Max 2020.

====================================================================

Desde já agradeço a ajuda e todo o suporte que todos vocês sempre nos dão.

Muito obrigado mesmo.

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Oi Danilo, tudo bem?

O problema de modelar estes detalhes de verdade é o tempo que vai gastar, mas daria para fazer no Max mesmo, desenhando linhas em cima da renda, pingentes com fios soltos podem ser feitos com o Hair and Fur e depois transformar em Splines ou Cards para aplicar opacidade.

Mas só vale a pena fazer isso se for fotografar a rede bem e perto, se for para uma loja que vende este produto exibir em close no site e coisas do tipo.

Até mesmo para animar é melhor fazer como o Fernando mostrou, pois pode recortar os pingentes na malha, como ele disse, e simular o tecido normalmente para eles mexerem de forma idependente.

Sobre o quarto do Fernando, ele usou esta técnica em vários objetos da decoração e olha como ficou perfeito.

Sobre a modelagem da rede no Max, vou fazer o tutorial para você, mas se não se importar, vou postar só em Janeiro quando o site retomar as atividades normais, pois vamos "tirar férias" a partir deste sábado.
Coloco o férias entre aspas porque na verdade vou trabalhar feito um filho da #!@%*# durante os próximos 30 dias, só não será no site

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Boas André, já falei com a Elis acerca do tuto e do modelo da cama de rede que refiz por completo para disponibilizar para todos aqui na 3d1.
Eu enviei a cena completa com todas as texturas e a hdri que é gratuita, portanto o render sai igual aos deste post, faltando somente a pós no photoshop mas só tem um pouco de contraste.
Abraço a todos e é sempre uma honra colaborar com a 3d1.
Nossa Fernando, muito obrigado pelo modelo, é bem difícil mesmo encontrar uma rede no estilo brasileiro
artstation.com/pou556
Nada, eu achei pertinente demais aquela rede lá XD.. A primeira eu achei a mais bonita mesmo principalmente as 'rendas' q são bastante delicadas, e o aspecto acetinado do tecido principal... Talvez por vc ser de Portugal vc teve essa estética aí um tanto diferente das redes que se vê por aqui, a segunda tá um pouco mais proxima do q se vê por aqui mas a primeira realmente é coisa de outro nivel, realmente n é coisa q vc vai ver em qualquer choupana fuleira n XD... Se falasse que é uma 'rede élfica de descanso' eu acreditava heheh... 
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi Danilo, tudo bem?

Como te prometi no final do ano, estou postando o passo a passo para fazer o bojo da rede com o modificador Cloth do 3ds max.

1- Primeiro precisa criar um Plane com mais ou menos o tamanho real de uma rede aberta, eu fiz com 250cm x 300cm, como mostra a imagem 1 em anexo.
Depois criei 7 esferas de cada lado com uma certa distância entre elas e não chegando até as pontas do Plane, para deixar uma parte do pano dobrar para fora nas laterais da rede, onde poderá aplicar a textura de renda.

É possível fazer esta lateral separada e costurar na simulação igual o Fernando fez no Marvelous, assim, o vinco entre a lateral e o bojo ficará mais definido, mas para agilizar eu fiz tudo num Plane só.

2- O segundo passo é animar as esferas para puxarem o tecido como desejar, pois o Max não tem as facilidades do Marvelous para manipular o tecido, você precisa usar objetos como alfinetes para segurar ou mover vértices com precisão durante a simulação.
Portanto, imagine que as esferas são dedos ou prendedores que vão segurar o tecido e para formar o bojo da rede com as ondulações precisamos aproximar as esferas e criar um formato de V inclinado para baixo, igual fica o canto do pano de uma rede quando está presa no gancho da parede.

Inicialmente eu animei as esferas se aproximando durante 100 frames, ou seja, 3.3 segundos, coloquei a barra de Frames no 100, habilitei o AutoKey e movi as esferas para se aproximarem pela vista Top, não animei a esfera do meio, apenas as 3 de cada lado para aproximarem da esfera central, como mostra a imagem 2 em anexo.

3- Em seguida animei as esferas formando o V olhando pela vista Top, é só manter o AutoKey habilitado, a barra de Frames no quadro 100 e mover as esferas para criar o V, iniciando pela esfera do meio e não movendo as das pontas.

4- Olhando pela vista Left, mantendo a barra de Frames no 100 e o Autokey habilitado, movi as esferas para baixo iniciando pela esfera do meio, fazendo o V inclinar para baixo e não movendo as das pontas.
No final selecionei todas as esferas de um dos lados e movi um pouco em direção ao tecido, depois fiz o mesmo com as esferas do outro lado, assim, o tecido não ficará esticado e vai formar o bojo da rede.

Também aumentei a quantidade de Frames na animação para 150, desta forma, ainda sobram 50 Frames para o tecido se acomodar depois da movimentação, portanto, apesar da animação das esferas parar no Frame 100, vamos simular até o 150.

5- Agora é só aplicar o Cloth no Plane, abrir o Object Properties dele, selecionar o Plane na lista e marcar como Cloth, no caso eu também escolhi o Preset Cotton para simular algodão.
Em seguida precisa clicar no botão Add Objects e adicionar todas as esferas, também precisa selecionar todas elas no quadro e marcar como Inactive, igual mostra a imagem 5 em anexo.

OBS: Converta o Plane em Editable Poly antes de aplicar o Cloth.

6- Para anexar vértices do Plane nas esferas você precisa abrir as opções do Cloth no Edit Stack e selecionar o Group, assim, aparecem diversos botões no menu Group.
Selecione um vértice próximo de uma das esferas e clique no botão Make Group do Cloth, como mostra a imagem 6 em anexo.
Assim, vai aparecer o grupo no quadro do próprio Cloth, igual mostra a imagem 6.

7- Logo em seguida, com o grupo ainda selecionado no quadro do Cloth, clique no botão SimNode e clique na esfera próxima do vértice selecionado anteriormente, como mostra a imagem 7 em anexo.
O nome da esfera aparece na frente do nome do grupo no quadro do Cloth, que antes estava com Unassigned.

Faça o mesmo com todas as outras esferas, criando um grupo com um vértice selecionado e aplicando o SimNode para lincar com a esfera.

8- No final é só clicar no botão Simulate para ele iniciar a simulação e a rede vai se formando na tela, mas é bem mais lento do que o Marvelous.

9- Depois que a simulação terminar você pode escolher o Frame que achar melhor e criar um Snapshot do Mesh, que fica no menu Tools do Max, ele vai gerar uma cópia do Mesh naquele Frame sem o Cloth nem nada para você usar normalmente e editar com o Poly.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707119.

Total de membros registrados: 134880

Últimos membros registrados: joaoddt, Guifaleta, isabella19, Luciana Pereira, bia199612, Wiliams, Jacson Combos, Henrique Silva.

Usuário(s) on-line na última hora: 410, sendo 5 membro(s) e 405 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Le_Andro, Andrezão de Paula, KEYUR007, Edu_Sousa, nildoe.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.