Oi Állan, tudo bem?
O Unreal é muito mais incrível do que você imagina, a parte gráfica é o mínimo, só para ter uma idéia, uma pessoa com boa experiência em programação no Unreal consegue fazer um programa igual o Promob para rodar de forma independente com um EXE igual o Promob, pode ter formatos exclusivos também, importar coisas de CAD e tal, dá para fazer tudo que imaginar.
O programa Twinmotion foi feito assim.
Eu que não conheço tanto fiz um programinha de arquitetura por diversão, você pode ver imagens, vídeos e baixar para testar neste link:
https://3d1.com.br/forum/comentarios-e-grupos/grupos-de-estudo-e-dicas/97341Portanto, independente do que sua esposa faça no Promob, é possível reproduzir o sistema e até melhorar migrando tudo para o Unreal, mas dai é outra história, não é para qualquer um e depende de personalizar o Unreal completamente para esta tarefa.
Ficando apenas no básico, provavelmente você precisará passar o objeto exportado em DXF por algum programa para exportar com o Datasmith para o Unreal, pode ser o SketchUp, Rhino, Revit, ArchCAD, 3ds max, Blender, entre outros.
Depois disso poderá aplicar materiais e iluminar vendo tudo em tempo real, renderizar imagens em alta resolução imediatamente e animações levando o mesmo tempo de duração do vídeo ou passear livremente por tudo usando o PC ou até em VR se quiser.
A questão é que você pode exportar estes projetos 3D interativos em EXE, celular, Web ou console de Game para o cliente navegar por si mesmo no ambiente, abrir gavetas e portas, trocar materiais, só para citar alguns exemplos.
Sobre usar o Unreal em lojas para os projetistas ou mesmo para mostrar o projeto na Viewport para os clientes, ele é totalmente gratuito para isso, não precisa de licença nenhuma, só paga Royalties se a organização faturar mais de 100 mil dólares por ano ou se produzir Games para vender.
Sobre objetos que o Promob não exporta, você pode modelar um objeto similar em qualquer programa 3D e deixar numa biblioteca no Unreal, inclusive, este é o Workflow ideal, ter todos os objetos que usa numa biblioteca já prontos para aplicar na cena, exatamente igual faria no SketchUp ou 3ds max para ter agilidade.
Só que no Unreal a biblioteca não é apenas formada por Meshes com materiais e texturas, tem também a interatividade, por exemplo, um abajur acende e apaga de vedade, uma TV liga e toca vídeos de verdade, um rádio toca música e por ai vai.
Sobre usar para criar ambientes, é uma pena que não dá para te mostrar um exemplo ainda, mas dentro de pouco tempo eu vou postar aqui na 3D1 alguns exemplos de ambientes sendo montados automaticamente com decoração, iluminação e tudo mais, você só precisa dar as paredes, piso e teto, não precisa nem de portas e janelas se deixar tudo preparando e bem organizado em bibliotecas, pois o Unreal vai nas bibliotecas que você definir e pega os objetos para decorar automaticamente.
Por exemplo, no caso de uma cozinha planejada, se fizer o sistema correto, que exige um certo conhecimento pelo menos de Blueprints, você pode entrar com as paredes, piso e teto, definir a área da cozinha planejada com uma Spline e o Unreal criará a cozinha sozinho com os módulos que estiverem na biblioteca, depois, obviamente você poderá escolher qualquer módulo e trocar por qualquer outro para personalizar como quiser, se trocar por um módulo menor os outros se ajustam automaticamente para manter a posição, como falei na outra mensagem, é outro mundo, poderia colocar seus filhos pequenos para fazer o trabalho e vocês ficariam curtindo na piscina!!! rsrsrsrs
O Unreal acaba sendo muito melhor para um trabalho igual o da sua esposa do que para quem faz a casa interia, pois quanto mais específico for o trabalho, mais fácil é de automatizar completamente a ponto de poder treinar um macaco para fazer o serviço no seu lugar. rsrsrsrs
Mas não quero te enganar, não é qualquer um que faz isso no Unreal, precisa conhecer bem o programa e só é fácil depois que aprende, melhor ainda, se torna super divertido, mas leva um certo tempo para aprender.
Abração e tudo de bom.
André Vieira