Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
lord3ddesigner   Goiânia - GO
Max Idalgo   são paulo - SP
dpi3d   Recife - PE
Fabio   Brasil - AC

Portfólios Ver Mais

izabellima   Vitorino-PR - ES
jjacq   são paulo - AC
César Augusto   São Paulo - Itapevi - SP
carlozcg   rio de janeiro

COMO CRIAR UMA COMPRESSAO DE CESAR ?

Por: anonymumm  

Em: 06/09/2023 09:54

Oi Anonymumm, tudo bem?

Não pode usar um objeto côncavo, tem que ser um objeto convexo e sem interpenetrações, portanto, não pode ser um Torus porque vai dificultar muito para ele sem necessidade e não pode ser uma estrela porque tem interpenetrações e vai dar problema nas colisões.

Entretanto, poderia ser um Dodecaedro ou um Icosaedro, mas tem que aplicar o Tessellation nele para poder usar, porque precisa ter bastante vértices para poder deformar, não pode ser o Turbo Smooth porque ele vai tentar suavizar as quinas, enquanto que, o Tessellation permite aumentar a resolução sem arredondar os cantos, como mostra a primeira imagem em anexo.

Eu fiz alguns testes com outros Presets de tecidos e com configurações manuais, notei que não pode ser um tecido super duro igual o Heavy Leather e não pode ser um tecido super mole igual o cetim, um tecido com valores intermediários entre os dois cria mais cantos vivos, como mostra a segunda imagem em anexo.

Também fica melhor quanto mais vértices tiver no objeto, só que dai demora mais na simuação.

Depois que vi a sua mensagem fiz um teste com um Dodecaedro subdividido com o Tessellation, ficou com mais cantos vivos como mostra a última imagem em anexo.
Mas ficou muito facetado, então, no final eu apliquei um TurboSmooth com 1 no Interations para suavizar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Viva Andre, Desde ja obrigado pela tua interveção: Vou ja testar e seguir a tua pista...
HP Z820 Desktop Workstation : Dual XEON E5-2643 ( 4+4 x 3.30 GHz ) - 64GB RAM 120GB SSD 2TB HDD QUADRO DUAL K4000 3GB GDDR5
Viva Andre,

Como podes ver retomei passa a passo o teu execicio. So alterei o formato do HEDRA para tentar obter uma foma mais rectangular. E depois converti em Poly.

Retirei a opção de gravidade mas como podes ver, depois de lançar a simulação, nada aconteceu...O obejecto nao se alterou

Esqueci me de alguma coisa ?? Não era suposto comprimir com ajuda das duas BOX alterando o tamanho das mesmas para « esmagar » o HEDRA ??

Consegues me ajudar ?

Obrigado
HP Z820 Desktop Workstation : Dual XEON E5-2643 ( 4+4 x 3.30 GHz ) - 64GB RAM 120GB SSD 2TB HDD QUADRO DUAL K4000 3GB GDDR5
Oi Anonymumm, tudo bem?

É assim mesmo, pois ele não vai fazer o tecido cair ou se mover sem ter gravidade na cena, mas é isso que queremos, pois precisamos empacotar o tecido no Box menor e quem faz isso é o Box maior, então, tem que animar a escala do Box maior para ir diminuindo aos poucos até ficar próximo do Box menor, mas dando um certo espaço entre eles para o tecido se acomodar, ficando contido entre os dois Boxes.

Para funcionar tem que inverter as faces do Box maior, para colidir pelo lado de dentro e não pelo lado de fora igual acontece com o Box menor.

Foi só isso que faltou, liga o AutoKey, coloca no Frame 100 e diminui a escala do Box maior, depois, toca de novo a simulação que vai funcionar.

OBS: Eu lembrei que existia um Script antigo, chamado Cubify, que conformava os objetos com um Box, mas era comercial e não sei se roda nas versões atuais, ele ajudaria a comprimir mais as dobras e deixar o objeto mais quadrado, principalmente nas quinas.
Procurei na internet mas não encontrei mais nada sobre ele, só este link desatualizado no Turbosquid: https://www.turbosquid.com/FullPreview/158968

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Obrigado Andre....Vou pequisar....
Oi Anonymumm, tudo bem?

Desculpe a demora para responder, a semana passada foi difícil aqui.

Eu notei agora que no seu teste você deixou os dois Boxes do lado de fora da malha da Hedra, o Box menor tem que estar dentro da Hedra e o maior fora, para diminuir o maior e fazer ele chegar perto do menor, deixando a Hedra entre eles.

Eu coloquei no Mediafire o arquivo MAX do teste que fiz para você estudar, tem os vários exemplos que fiz com formas diferentes e tem a simulação configurada e ativa para você ver como funciona.

Qualquer dúvida é só falar.

OBS: Coloquei numa conta gratuita, então, não sei quanto tempo dura, acho que são 10 dias.
Foi salvo no Max 2022.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711048.

Total de membros registrados: 138518

Últimos membros registrados: Mvyeira , luciano pr, Davis123, diabecode, aldiriank1, nexagenkopen, GoldenRevivePlus, TroviranKapselnPreis.

Usuário(s) on-line na última hora: 1339, sendo 16 membro(s) e 1323 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Adalberto Rocha, HALTTEMBERG, Eduardo Ramos, Anderson Miguel, Gabriel.C, marcelo de moraes, Pedro Juliato, skalucard, Duda, Ronaldo, Paulo Rodrigues Lima, Ricardo Paranhos, Eber.Silva, Frederico Wagner N. R., Luis Antonio, Diego Dneo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.