Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

D2_Unrio   Sao Paulo - S.P. - RJ
Línea Design   Itapema/SC - AC
Sandro Medeiros   Santa Isabel - SP - AC
Heder Perdigão   Belo Horizonte - AC
resident11   Piracicaba - SP

Portfólios Ver Mais

Lamary Projetista   ibirataia - BA
VisualStudio   Florianópolis SC
Adilson projecto   lisboa portugal

Background visivel em alguns frames

Por: Rocha  

Em: 07/02/2024 11:20

Estou a fazer uma animacao de uma escola. Mas alguns frames veem com problemas, o background fica visivel atraves das paredes... parece que tem um vidro na frente da camera com reflexos, mas na verdade e background.
Alguma ideia porque isso acontece e como evitar?
Obrigado e abracos.

PS. usei Unreal engine.
Oi Rocha, tudo bem?
 
A única coisa que me passa pela cabeça é não ter feito o Warm Up na renderização.
 
Mas o mais importante de tudo é saber se está acontecendo também na Viewport em Real-Time?
 
Se não estiver, então, é certeza absoluta que está ocorrendo uma sobreposição na hora de renderizar pelo Movie Render Queue.
Neste caso é simples resolver, você precisa deixar vazar um pouco o Camera Cut e todos os outros Tracks do Sequencer nos dois lados da animação, no início e no final.
Então, se a animação vai de 0 a 500, tem que colocar todos os Tracks entre -32 e +532.
 
Veja um exemplo na primeira imagem em anexo.
 
Dai é só marcar as opções de Warm Up no Antialiasing, como mostra a segunda imagem em anexo, assim, não terá mais estas sobreposições.
 
Basicamente é só marcar a opção Render Warm Up Frames, dai ele vai exigir que tenha no mínimo 32 Frames sobrando de cada lado, você pode configurar este valor dentro do Advanced.
Mas eu costumo habilitar o Use Camera Cut For Warm Up, assim, ele vai usar a quantidade que eu deixar sobrando no sequencer, mesmo assim, é bom deixar sempre sobrar mais do que 32.
 
Agora, se não for isso, dai realmente é muito estranho e eu nunca vi este problema, mas tem várias coisas que poderiam causar isso em tese, então, preciso de mais informações da cena para tentar entender o que aconteceu.
 
Por acaso você está usando algum material de pós-produção no Post Process Volume?
Por acaso você aplicou a imagem de fundo como reflexo em algum material?
Está usando a Cine Camera Actor ou a câmera comum?
Aplicou algum arquivo de lente ou habilitou o Plug-in Camera Calibration?
 
Abração e tudo de bom.
 
André Vieira
Usei warm up sim, isto acontece em frames aleatoreos, a meio da animacao.
Nao sei se sera alguma coisa com memoria, reparei que durante o anti aliasing, as paredes desapareceram e voltaram a aparecer quando muda para o frame seguinte. E quando faco re-render desses frames, o efeito muda ligeiramente e zonas diferentes ficam visiveis... muito estranho.

Agora vou sair do escritorio, mas neste ultimo teste desactivei a "console variable" para screen percentage. estava a 150% num render full hd, ou seja estava a fazer render a 3k e downsample para 2k. Mas este computador deveria aguentar, tem uma RTX 3080 Ti, threadripper 3970x e 192 GB RAM....
Oi Rocha, tudo bem?
 
Realmente é estranho, a cena não parece pesada, então, não deve ser problema de memória, ainda mais na sua máquina, era para aguentar tranquilo com 150 de Screen Percentage.
 
Você aumentou o valor do TDR Delay no registro do Windows como é recomendado?
 
Se não aumentou, é bom testar para ver se resolve.
 
Você acessa o registro digirando Regedit no Windows.
 
Dai precisa acessar o endereço mostrado na imagem em anexo, é: HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Control\GraphicsDrivers
 
Cliando com o botão direito em cima do TDR Delay vai aparecer o menu com a opção Modificar, entrando nela vai abrir a janela com o valor, o padrão é 8, tem que subir para 60.
Dai é só dar OK e fechar o registro, mas é bom reiniciar antes de testar.
 
Abração e tudo de bom.
 
André Vieira
 
Bom dia Andre.
Nao experimentei mudar chaves de registo, tenho que experimentar.
Ontem deixei renderizando com o screen percentage desabilitado e este problema nao ocorreu, mas ocorreu outro problema estranho... renderizou os 1000 frames da sequencia, mas os ultimos 300 a camera parou quando deveria mover... nao sei porque.
A maioria dos problemas comecaram quando adicionei as pessoas com o AXYZ Anima, as 4D sao terriveis de usar e fazem o render super lento. 
Tambem sou noob em Unreal e provavelmente fiz ou organizei elementos de forma menos eficaz.

hoje mais um dia a corrigir os renders... tenho que enviar algo para o cliente amanha :S.
Bom, alterei a chave de registo e vou deixar renders a fazer durante a noite. um sem o screen percentage (para nao correr riscos porque preciso da animacao amanha), outro a 2k 200% screen percentage, outro a 4k. depois digo se o problema era o tdr.
Oi Rocha, tudo bem?
 
O TDR Delay define o tempo que a placa de vídeo aceita esperar durante os cálculos até o Windows achar que ela travou.
Se deixar um valor baixo o Windows vai achar que a placa travou durante a renderização e vai tomar providências para ela voltar a funcionar.
É importante aumentar em qualquer renderizador por GPU.
 
Agora, se percebeu o problema depois que adicionou as pessoas da AXYZ, a melhor opção é substituir por outras, pois realmente já ouvi dizer que as pessoas 4D da AXYZ são super pesadas.
Tem algumas pessoas gratuitas da Render People para download no Marketplace do Unreal, são as mesmas que usei no projeto do prédio, então, já tem o Animation Blueprint delas e o Blueprint para elas andarem por caminhos feitos com Spline, você pode pegar lá no projeto do prédio nos downloads do curso.
Vai servir para qualquer pessoa com Rig da Render People, caso você tenha outros modelos deles.
Certamente são muito mais leves do que as pessoas 4D da AXYZ porque são animados com Bones, não tem aquele Cache gigante de Meshes que ocupa muita memória.
 
Você pode baixar o Pack completo das pessoas da Render People neste link: https://www.unrealengine.com/marketplace/en-US/product/9c3fab270dfe468a9a920da0c10fa2ad

Abração e tudo de bom.
 
André Vieira
 
Alterar a chave de registo nao resolveu. ainda apareceram random frames com o BG visivel. A unica coisa que me ocorre e este projeto ja estar uma confusao e possivelmente tem algum conflito.
O que me safou foi o Davinci resolve com a opcao de substituir frames, no after effects iria demorar muito mais.

As pessoas neste projeto foi uma chatice, o cliente na realidade queria estudantes (entre 13 a 18 anos) com a farda... eu disse que a unica opcao seria ir filmar em green screen porque criar personagens especificos iria demorar muito. fizemos subscricao na AXYZ anima 4 all, mas neste momento estou a considerar character creator com iclone (para futuros projetos)
Oi Rocha, tudo bem?

Desculpe a demora para responder, tirei uns dias de folga neste carnaval.

Que pena que não resolveu aumentar o TDR Delay e teve que editar os Frames no Davinci, mas deixe com o TDR Delay em 60 para não parar no meio das renderizações mais pesadas.
Seria bom exportar tudo para um projeto zerado como você falou, apenas para testar se realmente era algum conflito, mas sugiro que exporte sem as pessoas da AXYZ para ver se era culpa delas.
 
Imagino o nível da chatice e exigência do cliente por querer crianças com farda escolar!!!!
Quando acontece comigo eu passo o telefone da Disney. rsrsrsrsrs
 
Agradeço pelas informações que passou sobre os problemas de usar as pessoas da AXYZ, você não é a primeira pessoa que vejo reclamando.
Também acho uma ótima idéia tentar o iClone, porque vai aceitar qualquer pessoa 3D que estiver em pose T ou A, nem precisa de Rig, pois o AccuRig deles faz automaticamente.
Certamente será muito mais fácil atender um cliente que pede pessoas específicas, pois poderá escanear com fotogrametria, fazer a retopologia automática no 3ds max, gerar o Rig e usar no sistema de multidões do iClone.
 
Abração e tudo de bom.
 
André Vieira
 

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707732.

Total de membros registrados: 135328

Últimos membros registrados: Blacklord55, Brinkmantyson, Baruto026, Monizze.o, lhsousac95, [email protected], vsanbrva, pmmng.

Usuário(s) on-line na última hora: 472, sendo 12 membro(s) e 460 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: gilson antunes, xamusquinha, Blacklord55, Willmitnick, Thiago Couto, Duda, Le_Andro, Reinaldo Silva, Ronaldo Junior, Jorge Henrique, Elis, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.