MAQUINAS PARA ESTAÇÃO DE TRABALHO

Por: marcio.alain  

Em: 12/02/2025 10:18

Ola a todos...

Estou abrindo meu studo de archviz e gostaria de saber qual o set mais apropriado para as estações de trabalho. Maquinas que darão conta do trabalho/produção diariamente.
Estou com algumas duvidas em relação a configuração, mas eu nao queria que fosse nada menos, mas tambem, nada mais do que precisa. Apenas do que pode dar conta tranquilamente da rotina de trabalho.

Qual a setagem mais apropriada. CPU, Ram, VGA??

Valeu gente...
Então... Depende muito dos softwares que você vai utilizar e do tipo de trabalho que você presta, se são imagens ou vídeos, fachadas ou interiores... Nos dê mais detalhes para gente poder te ajudar.
Ola WeRx. Obrigado por responder.

É um studio de archviz, trabalhamos com imagens, videos, planta humanizada... estou implementando unreal aos poucos. Imagens internas e externas.

Já tenho um pc com performance suficiente, mas preciso agora para estação de trabalho, aonde os funcionarios irao trabalhar diariamente.

Trabalhamos com os softs populares do mercado, max, corona e PS

Acho que eu iria para um i7, 64gb de ram e uma placa de vídeo de 3070 com 8GB...

Talvez pegue uma fonte boa de uns 800W para poder fazer um upgrade de uma placa de vídeo melhor já que você pretente implementar Unreal.

Já trabalhei com processadores AMD e Intel, sinto mais segurança trabalhando com Intel, me parece que os AMD são mais instáveis.

Legal.. me parece bem interessante esse setup. Vou fazer um orçamento pra ter uma ideia do valor final.

Valeu...
Oi Márcio, tudo bem?

Realmente depende do tipo de trabalho que vai fazer e dos programas que vai usar, por exemplo, o Corona não renderiza por GPU, neste caso é melhor um processador mais poderoso e a placa de vídeo pode ser mais fraca, porém, se for usar o V-Ray já vale a pena investir na GPU para renderizar mais rápido, mas o processador ainda será muito importante, agora, se for renderizar no Unreal, D5 Render e Twinmotion, é mais importante a placa de vídeo do que o processador.

Também sugiro uma placa da linha RTX 30x, pois a 40x é bem mais cara, 64 GB de RAM é um bom valor para ambos os casos e uma fonte de 800W ou mais é de suma importância, ainda tem que ser do padrão Gold, porque hoje em dias as fontes são muito ruins e se não comprar uma Gold vai perder bastante intensidade com o tempo.

Sobre processadores, a minha experiência foi a oposta do Werx, eu sempre usei Intel e faz alguns anos que mudei para AMD, estou achando o processador da AMD excelente, por exemplo, não teve os problemas com o Unreal 5.4 que os Intel i7 e i9 tiveram.

Eu montaria um Ryzen 7 ou 9 com uma RTX 3070 ou 3090 da ASUS, MSI ou Gigabyte, 64 GB de RAM Kingstom ou Corsair, fonte XPG Gold de 800 ou 850W, uma placa mãe boa da Gigabyte, MSI ou ASUS tomando o cuidado de ver se o Slot M2 não reduz o desempenho do PCI-E 4.0 quando instalado, se não reduzir, colocaria também um M2 para o Windows e os programas.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 712714.

Total de membros registrados: 139992

Últimos membros registrados: nunosb2025, paulamirela, doug_assilva, Anthonyjright, barbaraboava, Nourix96, rusaealschadar, nourixhinta.

Usuário(s) on-line na última hora: 732

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.