Oi Márcio, tudo bem?
Realmente depende do tipo de trabalho que vai fazer e dos programas que vai usar, por exemplo, o Corona não renderiza por GPU, neste caso é melhor um processador mais poderoso e a placa de vídeo pode ser mais fraca, porém, se for usar o V-Ray já vale a pena investir na GPU para renderizar mais rápido, mas o processador ainda será muito importante, agora, se for renderizar no Unreal, D5 Render e Twinmotion, é mais importante a placa de vídeo do que o processador.
Também sugiro uma placa da linha RTX 30x, pois a 40x é bem mais cara, 64 GB de RAM é um bom valor para ambos os casos e uma fonte de 800W ou mais é de suma importância, ainda tem que ser do padrão Gold, porque hoje em dias as fontes são muito ruins e se não comprar uma Gold vai perder bastante intensidade com o tempo.
Sobre processadores, a minha experiência foi a oposta do Werx, eu sempre usei Intel e faz alguns anos que mudei para AMD, estou achando o processador da AMD excelente, por exemplo, não teve os problemas com o Unreal 5.4 que os Intel i7 e i9 tiveram.
Eu montaria um Ryzen 7 ou 9 com uma RTX 3070 ou 3090 da ASUS, MSI ou Gigabyte, 64 GB de RAM Kingstom ou Corsair, fonte XPG Gold de 800 ou 850W, uma placa mãe boa da Gigabyte, MSI ou ASUS tomando o cuidado de ver se o Slot M2 não reduz o desempenho do PCI-E 4.0 quando instalado, se não reduzir, colocaria também um M2 para o Windows e os programas.
Abração e tudo de bom.
André Vieira