erro no chaos scatter

Por: brunacharadia  

Em: 18/02/2025 10:38

Olá, colegas. Espero que estejam bem.
Estou com uma dúvida com relação ao chaos scatter, tô tentando colocar vegetação em uma superfície com formato irregular e fica desse jeito como na imagem anexa. A vegetação se espalha no espaço vazio, sem superfície, e fica voando no render. 

O que estou fazendo de errado?

Outra coisa que tá me incomodando é o tamanho idêntico da vegetação... tô colocando uma variação de escala de 30 pra 120 e rotação de 360, mas parece tudo igual. Só tenho um bloco de vegetação que se aproxima da referência pedida pelo meu chefe, esse é o problema? tenho que variar os blocos?

E por último, vocês tem indicações de onde posso comprar bons blocos de vegetação?

Muito obrigada! 

Oi Bruna, tudo bem?

Realmente não é normal, pois você pode escolher distribuição por Spline, por superfície 2D e por objeto 3D no segundo menu dele, já que no primeiro é para adicionar os objetos, como mostra a primeira imagem em anexo.

Ele vai distribuir os objetos de acordo com a opção que escolher e os objetos que indicar, então, não é para sair para fora.
Entretanto, se a escala do objeto estiver alterada, estiver negativa ou coisas deste tipo, pode afetar o resultado.
Neste caso você resolve aplicando o Reset-X-Form no objeto e colapsando.

Se o seu canteiro é um Mesh só com a grama e a mureta juntas, é melhor separar a grama para aplicar o Scatter.

Sobre a escala, basta ajustar os valores mínimo e máximo no menu da transformação igual você falou que fez e olhando na sua imagem, os Dummies dos objetos parecem estar com tamanhos diferentes, então, também é estranho se na renderização estiver saindo tudo igual.

Também pode excluir áreas da distribuição criando linhas e adicionando no painel Areas, como mostra a segunda imagem em anexo.

Sobre ter apenas um bloco da vegetação escolhida, isso deixa o canteiro muito igual, o ideal é ter algumas variações para ficar mais natural, mas usar apenas um bloco não vai dar estes defeitos que comentou.

Sobre blocos de vegetações, o mais conhecido do mundo é o MaxTree: https://maxtree.org/

Se quiser modelar as vegetações que não encontra, a melhor opção é o SpeedTree: https://store.speedtree.com/

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Boas Bruna, tem a opção edge trimming no scatter, na aba surface scattering e tem um mapa na aba chaos scatter chamado edge trimming que pode ajudar também.
Fernando Cunha:
Boas Bruna, tem a opção edge trimming no scatter, na aba surface scattering e tem um mapa na aba chaos scatter chamado edge trimming que pode ajudar também.
Agradeço imensamente pelas respostas! 
O problema era no arquivo (muuuitas alterações). Passei a modelagem pra um novo arquivo e refiz os elementos que receberiam a vegetação, deu certo!

Obrigada pela paciência! hehe
Abraços
Andre Vieira:
Oi Bruna, tudo bem?

Realmente não é normal, pois você pode escolher distribuição por Spline, por superfície 2D e por objeto 3D no segundo menu dele, já que no primeiro é para adicionar os objetos, como mostra a primeira imagem em anexo.

Ele vai distribuir os objetos de acordo com a opção que escolher e os objetos que indicar, então, não é para sair para fora.
Entretanto, se a escala do objeto estiver alterada, estiver negativa ou coisas deste tipo, pode afetar o resultado.
Neste caso você resolve aplicando o Reset-X-Form no objeto e colapsando.

Se o seu canteiro é um Mesh só com a grama e a mureta juntas, é melhor separar a grama para aplicar o Scatter.

Sobre a escala, basta ajustar os valores mínimo e máximo no menu da transformação igual você falou que fez e olhando na sua imagem, os Dummies dos objetos parecem estar com tamanhos diferentes, então, também é estranho se na renderização estiver saindo tudo igual.

Também pode excluir áreas da distribuição criando linhas e adicionando no painel Areas, como mostra a segunda imagem em anexo.

Sobre ter apenas um bloco da vegetação escolhida, isso deixa o canteiro muito igual, o ideal é ter algumas variações para ficar mais natural, mas usar apenas um bloco não vai dar estes defeitos que comentou.

Sobre blocos de vegetações, o mais conhecido do mundo é o MaxTree: https://maxtree.org/

Se quiser modelar as vegetações que não encontra, a melhor opção é o SpeedTree: https://store.speedtree.com/

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Tudo bem e você, André?
Obrigada pela ajuda, sempre muito paciente e didático rs

O problema estava no arquivo, quando passei pra um novo e refiz os elementos, esses bugs foram corrigidos.
Muito obrigada pelas indicações também! laughing

Até mais, abraços, André!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 712714.

Total de membros registrados: 139992

Últimos membros registrados: nunosb2025, paulamirela, doug_assilva, Anthonyjright, barbaraboava, Nourix96, rusaealschadar, nourixhinta.

Usuário(s) on-line na última hora: 808

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.