Dúvida com o Pivot.

Por: Anderson_schinke  

Em: 19/11/2005 22:50

Reeditei o título pois o que eu chamava de Gizmos na verdade é Pivot. Colegas, eu estava acompanhando um tutorial do max, algo básico, mas surgiu uma dúvida, eu estou acostumado com as coordenadas do AutoCad, mas no Max se eu não estiver errado o que é UCS é Pivot. Pois bem, tenho notado que a relação de quem é X, Y ou Z muda conforme a Viewport selecionada. Como nas figuras abaixo. Por quê ocorre essa mudança ? Não tem como deixar fixo a posição do pivot? Por exemplo o que é Length definir como X e assim por diante, idependente da view que eu quiser trabalhar. Obrigado.
Oi Anderson, tudo bem? Esquece UCS no 3ds max, é totalmente diferente e não tem nenhuma relação entre UCS e Pivot. O AutoCAD não é 3D de verdade, por isso que você precisa colocar o UCS no plano onde deseja desenhar. No Max você desenha onde quiser sem ter que mudar nada, pode desenhar em qualquer plano independente do modo usado nas coordenadas do Pivot. A única relação entre o Pivot e o UCS é que eles definem a posição do eixo de coordenadas, mais nada. No AutoCAD você precisa muito do eixo de coordenadas, porque nele tudo é feito sobre medida e usando as coordenadas. No Max tudo é feito no olho, de forma artística, na proporção, sem medidas, portanto, não precisa saber onde está X para desenhar na direção de X, entende? Só é importante o eixo de coordenadas no Max quando precisa fazer ligações complexas entre objetos para animação, para desenhar não precisa disso, pode desenhar onde quiser. A primeira coisa que você precisa se acostumar para trabalhar legal no Max é esquecer as medidas, a precisão do AutoCAD. Quem está acostumado com o AutoCAD apanha mais do Max do que uma pessoa que nunca viu um programa 3D na frente, porque o costume com coordenadas e medidas prejudica muito o entendimento da "forma de pensar" do 3ds max. Mas respondendo a sua pergunta efetivamente, você deixa o eixo de coordenadas fixo escolhendo World na lista View que está na barra de icones superior do 3ds max. Mas é raro usar isso, normalmente usa-se View, que muda o eixo de coordenadas conforme a vista ou então usa-se o Local, que preserva o eixo de coordenadas de cada objeto selecionado. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711056.

Total de membros registrados: 138530

Últimos membros registrados: Jardsonl, Gebio, MARCELO1977, breno001, erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11.

Usuário(s) on-line na última hora: 1351, sendo 4 membro(s) e 1347 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Luana Chen, Jhio Design, Jardsonl, klogg.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.