Instalar biblioteca de materiais vray5 no vray 3

Por: Douglas3D  

Em: 24/08/2025 12:40

Bom dia a todos, após muito tempo de inatividade, estou retomando os estudos e gostaria de saber se alguém sabe se é possível Instalar biblioteca de materiais vray5 no vray 3...se alguém tiver um link ou tutorial ou puder me explicar agradeço. Tenho baixada a biblioteca do  vray 5, mas meu vray é o 3.
Oi Douglas, tudo bem?

Seja bem-vindo novamente e qualquer coisa que precisar eu estou à disposição.

Você está falando do Cosmos?
O Cosmos é instalado junto com o V-Ray, mas ele acessa uma biblioteca on-line que pode ser usada em várias versões diferentes.
É a melhor forma de acessar modelos e materiais para o V-Ray.

Agora, se estiver falando de uma biblioteca de modelos que baixou da internet e foi salva no V-Ray 5, realmente não vai funcionar no V-Ray 3, precisa ter a versão 5 ou superior.

Se está voltando agora aos estudos, as coisas mudaram muito nos últimos tempos, pode não valer a pena voltar a estudar o V-Ray, porque a Era dele está acabando.

O lance agora é renderizar em Real-Time ou com AI, então, programas de Render como D5 e Twinmotion estão atraindo muita gente que usava V-Ray e Corona, principalmente o D5, pois são gratuitos para iniciantes e muito mais velozes, além de permitir trabalhar vendo a cena com boa qualidade gráfica em vez de Wireframe e Shading simples igual no Max.

Além de tudo isso o D5 oferece diversos sistemas de AI que ajudam muito e tornam a imagem realista, por exemplo, faz o paisagismo da cena sozinho, configura a iluminação do ambiente sozinho, você mostra uma foto de referência e ele cria o material, é muito mais fácil e eficiente do que o sistema antigo.
Hoje em dia até um retardado consegue criar imagens realistas se usar a ferramenta certa!!!! rsrsrsrs

Você poderá continuar usando a sua biblioteca de modelos com materiais do V-Ray se instalar a versão 5 ou superior, também poderá continuar montando a cena no 3ds max igual antigamente, mas no final você usa o Live Sync com o D5 para transferir a cena para ele, onde vai iluminar e renderizar vendo tudo em tempo real.
Ele é um programinha super simples, muito mais fácil que o V-Ray.

O Download gratuito do D5 e do Plug-in para o Max fica neste link: https://www.d5render.com/download

Qualquer coisa que precisar é só chamar!

Abração e tudo

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716880.

Total de membros registrados: 142972

Últimos membros registrados: inca_cps, CAROL SF, EpiCooler345, VultrioxTrimmer435, ZUCORYNGlucose, paulovini0315, RootzCollagen, VultrioxTrimmer4355.

Usuário(s) on-line na última hora: 291

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.