Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Uel Winner   Maracanaú /Ceará/ Brasil - CE
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Joao   Itapetininga-SP - SP
Anisio   São José do Rio Preto - SP

Portfólios Ver Mais

fabiospinasse   Vitória - AC
SulivanSS3   Cubatão-SP
talita.design   Goiânia - GO

Duvida de esfera em ambientes externos

Por: rbs  

Em: 06/12/2005 21:59

Boa Noite Estou renderizando uma cena bem grande (parque) onde o numero de photons necessarios é impossivel para este meu computador, ele acusa falta de memoria. Para tentar driblar este problema tentei por uma esfera para ver se conseguia diminuir o numero de photons em cena, pois assim elas não se perderiam no infinito rebatendo na mesma. Acontece que colocando a esfera da o erro 361053 (no photons stored after emitting 1000000 photons (canceling emission job). Essa "truque" é impossivel ou eu que fiz algo errado??
Acho q colocar a esfera ficou foi pior. Pq os photons vão se multiplicar quando ricochetearem nela. Se tiver usando o Mental Ray sugiro um PC mais potente. Ou então vc consegue bons resultados com menos máquina no Light Tracer. Ele é muito bom pra cenas externas e fácil de configurar.
Athlon 64 3200+ ASUS A8N-SLI GF 6600GT 128 MB 1GB DDR400 LCD 17" Flatron
Oi Rbs, tudo bem? Foi uma ótima sacada sua, num dos artigos que escrevi para a Digital Designer e não sei quando será publicado, falei justamente sobre isso. No Mental Ray, trabalhando com Photons e não apenas com o Final Gather, a melhor opção é sem dúvida criar essa esfera envolvendo a cena, pode até diminuir a escala dela em Z para baixar a altura do céu, ajudando mais ainda na reflexão dos Photons. Eu só não entendo porque deu esse erro com você, tem alguma coisa errada ai, porque não era para dar esse erro, muito menos por causa da esfera. A primeira coisa que me passa pela cabeça é que a luz está do lado de fora, veja isso, pode parecer que está dentro, mas a luz vale o ponto superior do cone amarelo, ele tem que estar todinho dentro da esfera. Por acaso tem Caustics na cena? Se tiver é certeza absoluta que a luz não está atingindo o objeto que gera caustics na cena. Numa cena assim, você pode aumentar o Radius dos Photons para permitir que use menos deles, mas se for uma imagem, porque se for uma animação vai flickar o GI. Abraços
Rbs, se Vc conseguir ajustar a cena, podia disponibilizar ela em algum lugar ou mandar pra mim, estou estudando Mental e pôxa! muito detalhesin pra cada cena, to penando e tipo, as vezes consigo un resultado legal, aí vou criar outra cena já parece que tudo oq usei e aprendi na anterior naum serviu de nada. tenho vontade de deixar um cenário +- pronto também, tipo esse que está criando com uma esfera e um plane grande fazendo o horizonte e tal.. MSN: [email protected] caso num queira mandar direto pra mim, pode colocar nessee site, é bem facin nem precisa se cadastrar: http://www.rapidshare.de/ tresd1 , poxa se tiver sugestões e dicas porfavor, são muito bem vindas, to aqui com algumas de tuas materias da dgital dsigner, to fuçando nos tuto que vem no max apesar deu naum ter achado os .max dos tuto do max8, só os pdf,,....perguntando na net, mas mei penando, to me achando andand mei devagar , num sei. té agora, acho que só aprendi mesmo a ajustar o antaliasing ( hauhauuhau), sei que dá pra iluminar bacaninha só com GI(mexendo no" Global energy multiply, no decay e no photons per light ") mas é umaluta e o finalgather sei que melhora a qualidade ,mas naum sei exatamente oq ele faz a mais. e tipo qual units vcs usam, influencia né?! Ha e tipo tem uma cena aqui que ta tudo cinza só tem a esfera usada como céu que é azulada, já exclui ela de causar ou receber GI, mas mesmo assim o chão e o Box que usei como predio taficando azulado num sei da onde?!?! o eviroment ja chequei tb ta preto. Quando eu desligo o final gather é que naum fica azulado. suspeita do q seja?!?!? Po galera , monte de pergunta, eu sei... Mas agradeço antecipadamente qquer ajuda! quero muito aprender Abraço Ricmage
Oi Ricmage, tudo bem? O Mental Ray não é difícil, na parte de configuração do Render eu acho que é muito mais fácil que o V-Ray, que o Final Render e que o Brazil Render, porque tem poucos parâmetros, os outros tem uma burduada. Mas precisa entender a forma de pensar do Mental Ray, precisa entender como funcionam os Photons, ai começa a ficar mais fácil. Fora tudo isso, é muito importante ter uma certa base nos recursos padrões do 3ds max, conhecer muito bem de materiais no render padrão mesmo, conhecer muito bem de luzes e técnicas de iluminação, caso contrário, fica muito mais difícil mesmo. Nenhum render profissional tem uma receita para configurar uma cena. Os valores que ficam bons numa cena, certamente não ficam em outras, porque depende dos objetos, dos materiais, da iluminação, e em cada cena isso é diferente. Você falou sobre unidades, então deixa eu te dar a melhor dica de todas para quem está iniciando. Não mude de forma alguma as unidades, trabalhe nas unidades genéricas padrão do programa. Para mudar de unidade tem que conhecer tudo do 3ds max, porque muitos parâmetros que não precisam ser alterados em diversas áreas do programa, vão ter que ser alterados para se ajustar a escala que está trabalhando, então, vai ter muitos problemas sem nem saber porque. Sobre ir devagar com o estudo de Mental Ray, um usuário experiente, que usa diariamente o 3ds max nos últimos 4 anos, vai levar um ano para dominar medianamente os recursos do Mental Ray. Sobre a sua cena, certamente você está usando uma SkyLight, por isso que some o azulado quando desliga o Final Gather. Abraços
rbs Desculpa eu mei que ficar me apropriando do teu tópico. tresd1, Sério to usando skylight naum; olha as imagens abaixo, e coloquei o arquivo .max tb, do Max8 . sei que deve ser muito ocupado mas se tiver um tempim, agradeço muito. O Arquivo do Max8 ta hospedado nesse link abaixo é só clicar escolher o modo Free e digitar o nome escrito na imagem que ele pede, que aí ele baixa: http://rapidshare.de/files/9176939/cenario01Test.max.html Imagem sem Finalgather: Imagem com Final Gather: Êi , eugosto do Mental,to doido pra aprender, e noção sobre luzes e materiais no max padrão ja tenho alguma, assim não demais, mas o suficiente pra eu me deixar escrever uma apostila introdutória de max, falei isso pra me gabar naum, é q sou muito precupado com essas coisas e se eu achasse que num soubesse mesmo o inicio não teria me permitido escrever sobre,e tal. Sobre as unidades vou começar a seguir teu conselho. e se precizar de dois anos pra ficar um pouco fera em mental, la vou eu nessa! quero aprender. e agradeço qualquer ajuda. Abração! Ricmage
Oi Ricmage, tudo bem? Putz!!! Tem uma esfera com um gradient azul em volta da cena!!!! É obvio que vai ficar azulado com o Final Gather, ele suaviza e faz um super-sampling dos Photons. O principal componente do GI é justamente o Blend de cores. Se o céu fosse vermelho a cena ficaria avermelhada!!!! Por isso que falei para você estudar melhor os efeitos antes de ficar batendo cabeça assim no Mental Ray. Isso é muito importante, porque facilita demais. Leia os artigos que estão na seção "Matérias" no site www.3d1.com.br. Lá fala o que é GI e como funciona, o que é SSS, o que é Caustics e tudo mais. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711056.

Total de membros registrados: 138530

Últimos membros registrados: Jardsonl, Gebio, MARCELO1977, breno001, erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11.

Usuário(s) on-line na última hora: 1353, sendo 4 membro(s) e 1349 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Luana Chen, Jhio Design, Jardsonl, klogg.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.