Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

renatoconti   Londrina - PR - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Lucas   Campos dos goytacazes - RJ
Alexandrino.Pereira   São Paulo - SP

Portfólios Ver Mais

RafaelJRM   Caxias do Sul (UCS) - RS
Rafael Coelho   Lages / SC - SC
Fabiano M.   Santos - SP - SP
Bergi   Manhuaçu / MG

Light tracer não reconhece vidro ou material transparente ?

Por: Bisewski  

Em: 31/12/2005 18:00

Light tracer não reconhece vidro ou material transparente ?
Oi Bisewski, tudo bem? Claro que reconhece, tanto com luzes comuns como com a luz SkyLight. A única coisa que não reconhece transparência no Max é a sombra Shadow Map. Então, com certeza absoluta você está usando luzes com sombra Shadow Map, sendo assim, não vai reconhecer nem no Light Tracer, nem no Radiosity e nem no render padrão. Abraços
Então eu ainda não devo ter entendido para que realmente serve o light tracer , por que eu estou usando o ray tracer shadow , que reconhece a transparência , mas colocando qualquer luz fora do ambiente , ativando o light tracer , a cena fica escura e clarea mais ou menos onde a porta esta aberta , onde tem vidro não passa a sensação que a luz atravessou ... Nessa imagem abaixo no link na que nunca consigo colocar uma imagem aqui no fórum , acredito que devo colocar a imagem de maneira errada na página do site , nessa imagem eu usei uma target spot 1,0 e uma skylight 1,0 com light tracer.... Se eu almentar o global multiplier ou a skylight estoura a iluminação da cena , e mesmo assim ainda não fica bom dentro de sala , por que essa é a meta , colocar uma luz fora da sala imirando o sol , e com o light tracer fazer com que esses raios se espalhem na cena... http://testpage.ds4a.com/
Oi Bisewski, tudo bem? O Light Tracer não é para ser usado em cenas internas, ele é indicado para cenas externas, como explica o Help do 3ds max. Para cenas internas é melhor usar o Radiosity, o Light Tracer foi feito para criar GI rapidamente em cenas externas. Agora, não basta apenas aplicar o Light Tracer sem configurar seus parâmetros, no Bounce você define quantos "ricochetes" a luz vai dar pelo ambiente, só com mais Bounces que será possível perceber a luz rebatendo no ambiente e ajudando a iluminá-lo. Sò que usando o Light Tracer vai ter vários problemas com manchas e artefatos indesejados se for uma cena interna. Acho melhor você dá uma lida na parte do Light Tracer do Help do Max, você está bem perdido. Abraços
Eu estou com o mesmo problema, e eu sei configurar o Licht Tracer, sei as funçoes de seu menu e regulalas, mas quando ativo a Light Tracer nenhum tipo de luz passa pelo vidro. Nao sei pq isso, ja fiz ate um teste de criar uma parede de vidro, de um lado por um spot e do outro lado uma esfera, tudo isso sobre um plano q deveria receber a sombra, bem, oq ocorre e q antes da parede de vidro tudo ocorre normalmente, ate posso ver a luz tocar o plano, mas do outro lado fica tudo escuro, a luz nao passa por ele, e a confuguraçao de sombra esta em Ray Traced Shadowns. Alguem sobe pq isso? MUITO OBRIGADO
Oi Iv1xii, tudo bem? Eu já cansei de testar isso aqui e sempre funciona perfeitamente. Se você sabe mesmo configurar e usar o Light Tracer, não era para dar este problema. A não ser que tenha um bug no software, eu testei no Max 7 e 8, funcionou perfeitamente. Agora, como já disse na mensagem acima, o Light Tracer é para cenas externas, não é para ser usado em cenas de interior. Então, se está com a câmera dentro de um ambiente e tem uma janela para entrar luz, deve usar o Radiosity e não o Light Tracer. Não tem como errar nisso. Eu coloco um Plane na cena, coloco uma esfera e um Box fino simulando uma parede de vidro. Aplico material de vidro, com Ray Trace no Reflexo e na refração, opacidade e tal. Coloco uma luz Spot com sombra tipo Ray Traced habilitada. Abro o Light Tracer, diminuo os Rays para ir mais ráido, coloco 2 bouces e mando renderizar, as sombras são geradas perfeitamente, com opacidade de acordo com o vidro. Coloquei uma SkyLight junto na cena para testar, também funcionou perfeitamente. Abraços
Tudo joia comigo tresd1, espero q com vc tambem. Eu tenho o max 8, deve ser algum bug, irei reinstalar o max, e baixar o sp1. Mas de qualquer forma obrigado pela atençao. Gostei muito dessse forum, e 10!
Oi iv1xii, tudo bem? Olha a imagem do meu teste, eu esqueci de postar na mensagem anterior. Coloquei o Teapot para ver que está gerando GI e tudo mais. O resto, é exatamente como descrevi acima. Abraços
caramba vwl Andre, ja ia perguntar isso tambem hehehe!
Poxa, agora esta tudo certo, eu peguei aqui com um amigo outro cd de instalaçao do max 8, agora ta dando certo. Valeu pela a tençao! Obrigado

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711056.

Total de membros registrados: 138530

Últimos membros registrados: Jardsonl, Gebio, MARCELO1977, breno001, erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11.

Usuário(s) on-line na última hora: 1294, sendo 4 membro(s) e 1290 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Luana Chen, Jhio Design, Jardsonl, klogg.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.