Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Nei _Frederico   Barreiras - BA
Ricardo 3D   Brasil - BA
An3dre   Araras / SP - SP
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
danilovfx   Marilia - SP

Portfólios Ver Mais

IgorVannucci   São Paulo SP - AC
Matheus Maia   Recife - PE
crbezerra007   salvador - AC

Auto Cad - Planificando perspectivas.

Por: netroger  

Em: 20/01/2006 18:06

Aos cadistas. Com certa frequência faço trabalhos de ilustrações técnicas, gerando desenhos no cad e exportando para o corel draw para colorí-los. Em alguns casos, faço isso com perspectivas esquemáticas. Para tanto, vou ao paper space, abro uma viewport, posiciono uma ISOMÉTRICA, aplico o SOLPROF (para projetar as linhas da perspectiva ISOMÉTRICA em um plano) e depois, finalmente, exporto. Porém, ao tentar esse procedimento com uma perspectiva com pontos de fuga (ajustada por uma câmera VPOINT), não consigo obter um desenho projetado ao plano com os pontos de fuga. PERGUNTO: Alguém sabe como tranformar uma perspectiva com pontos de fuga em um desenho plano? Valeu.
olha, nunca precisei fazer isso não, mas agora que tu tocou no assunto eu fiz um teste com um retangulo extrudado na SW Isometric e então exportei com *.wmf (metafile) e então importei no COREL12 e vei do jeito que acho que tu quer, vê aí...hehehee abraços... ;)
...isométrico eu consigo, agora com ponto de fuga, nem a pau!. Valeu pela ajuda.
Oi Netroger, tudo bem? Você já tentou fazer essas ilustrações pelo PhotoShop? Pode ser muito mais rápido, não ter problemas com paus, não ter problemas com impressão, ficar com o arquivo mais leve, e mais bonito. Testa um dia ai para você ver, acho que vai gostar. E acho que daria mais certo nesse caso que está com problemas, porque não precisa planificar nada, vai "imprimir" na vista que tiver em EPS, sai plano no arquivo, como se fosse uma impressão. Para levar para o PhotoShop você exporta em EPS do AutoCAD, tem um procedimento meio chato, mas depois que faz uma vez fica tranquilo. Você precisa criar uma Plotter de EPS, ai manda imprimir por essa Plotter para arquivo. No PhotoShop você abre o EPS na resolução que quiser, depois, pinta em cima. Tem um tutorial na Três D1 explicando esse lance da Plotter de EPS. Eu já vi cada trabalho maravilhoso feito assim, um cara me mandou umas coisas essa semana que eu babei, justamente nessa área ai. Abraços
Valeu André. Vou testar. Abraços.
Caro amigo. Estive testando algo parecido com o sua duvida, fiz uma pespectiva teste e usei este caminho: 1º passo = Menu Tools - Draftings settings - snap and grid - isometric snap e desenvolve a pespectiva 2º passo = Exporta o arquivo com extensão "metafile (*.wmf) 3º passo = No Corel, qualquer versão vc abri o arquivo que foi exportado, as linhas estaram separadas, para tornar um só desenho basta agrupa-lo. Boa sorte.
Fala meu amigo!!! tdo legal.. Seguinte, n sei se eh seu problema.. mas sauas linhas teim ficado paralelas perfeiras qdo vc traça a teh o ponto de fuga??? se eh isso, seu desenho está em paralelo com a vista e entaum eh preciso deixar em parspectivz (mta gt confundo perspectiva com isométrico).. entaum.. a perspectiva vai dar a noção de discancia e comprimento distorcidos pelo ponto de fuga.. cara, nunca fiz isso mas desconfio que va da certo.. Um detalhe, eh mto ruim trabalhar com a tela em perspectiva.. qse todas as ferramentas n funcionam. Então o segredo esta em copiar a vista gerada pelo solprof ainda na vista perspectiva edepois em uma vista top colar ela... entaum as linhas vaum estar planificadas Qualquer duvida da um grito Abraço cara!!
Até aqui o Senhor nos ajudou...
Obrigado pelas respostas: ZELMAR: O fato é que quero partir de um desenho realmente tridimensional (não simulado com o isometric snap). Mas, obrigado. RAMON: Pois é, Ramon. Eu tento usar o solprof para planificar uma perspectiva (com pontos de fuga) vista de uma câmera, porém, ao usá-lo nessa perspectiva, ele gera um ISOMÉTRICO planificado e não a vista que eu tinha através da câmera (com pontos de fuga), compreende? Valeu!!!
netroger, pq vc naum imprimi o seu desenho em DXB, naum sei se vc conhece, mas esse tipo de impressão gera um arquivo Cad novo 2d, a partir do 3d. Basta criar um impressora DXB e manda imprimir o q vc quiser no ângulo q quiser. Depois insere no desenho a partir da aba Insert/Drawing Exchange Binary procura o arquivo onde salvou e pronto, eu sempre faço assim e dá ccerto, naum importa a perspectiva/zoom ou qualquer coisa. Vale notar q quando vc inserir ele vai estar pequenininho lá na origem do UCS q vc estiver usando. não dá pra mudar a locação ou tamanho na hr de inserir, só depois. qualquer dúvida tamus aí.
Ô Murcegão... Matou a pau! Obrigado a vc e a todos que responderam. Rogério.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711056.

Total de membros registrados: 138530

Últimos membros registrados: Jardsonl, Gebio, MARCELO1977, breno001, erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11.

Usuário(s) on-line na última hora: 1318, sendo 4 membro(s) e 1314 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Luana Chen, Jhio Design, Jardsonl, klogg.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.