Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

roob88   dourados-ms - MS
Jean Carlos Flores   SC - Florianópolis - SC
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
Helio Lima   Taubaté - SP - SP

Portfólios Ver Mais

graciano   Indaiatuba
Leonardo   Poços de Caldas
wilgo   braslia

Organização de bibliotecas

Por: netroger  

Em: 24/07/2006 14:45

Olá colegas. Estou tentando fazer um planejamento para organização de minha bilblioteca para 3d. Para isso gostaria de fazer uma pesquisa sobre a organização de outras bibliotecas. Será que alguém ai teria passado por essa experiência de desejar planejar a sua biblioteca e poderia compartilhar algumas dicas? É uma gama bem grande de elementos, não é? Objetos, rpc´s, ies, bump´s, procedurais, hdr,.... pois é... se alguém tiver alguma dica, agradeço. Netroger
Oi Netroger...eu faço assim vou abrindo pastas...carros, rpc's, texturas, mobiliario, diversos...e assim por diante...e caso necessário subpastas..espero ter ajudado..abs
Vivendo e aprendendo!!!
Bom eu tb separo tudo, tenho a pasta geral chamada Biblioteca, e subpastas, do tipo, modelos, texturas, IES... E dentro dessas, subpastas como: chão - grama - terra - pedras - sujeira, madeiras - tabuas - chapas... Assim fica mais fácil de encontrar o que preciso. Mas pro precaução sempre que vou fazer um projeto novo, eu crio um pasta para o meu projeto (com o nome do projeto) dentro da pasta projetos é claro ( :lol: ) e ali crio subpastas: Max, texturas, AE, graphics, DPS, AV... E por ai vai.
Eu guardo todo arquivo para 3d nas pastas do diretório raiz do Max. Não sei se realmente é pra isso que serve, mas é o que faço. Tipo: tem as pastas "downloads", "Meshes"... daí, guardo meus HDRI's, RPC's na pasta Downloads, os .max's que baixo na NET dentro da própria pasta "Scenes", mas crio uma subpasta com um nome específico - estudo, personagem, etc - para separá-los dos demais arquivos, que são os que eu crio. Os .3ds e .obj coloco na pasta Meshes. Assim, todo o 3d fica em um só lugar da máquina. Só os vídeos que deixo na própria pasta "Vídeos" do Windows, mas dentro de uma subpasta chamada "3d". OBS: para salvar arquivos nas pastas ideais de dentro do diretório raiz do Max, basta vc reparar quando vc quer abrir ou salvar um arquivo diferente, qual pasta o Max abre como "default".
"Edson" disse: Eu guardo todo arquivo para 3d nas pastas do diretório raiz do Max. Não sei se realmente é pra isso que serve, mas é o que faço. Tipo: tem as pastas "downloads", "Meshes"... daí, guardo meus HDRI's, RPC's na pasta Downloads, os .max's que baixo na NET dentro da própria pasta "Scenes", mas crio uma subpasta com um nome específico - estudo, personagem, etc - para separá-los dos demais arquivos, que são os que eu crio. Os .3ds e .obj coloco na pasta Meshes. Assim, todo o 3d fica em um só lugar da máquina. Só os vídeos que deixo na própria pasta "Vídeos" do Windows, mas dentro de uma subpasta chamada "3d". OBS: para salvar arquivos nas pastas ideais de dentro do diretório raiz do Max, basta vc reparar quando vc quer abrir ou salvar um arquivo diferente, qual pasta o Max abre como "default".
Olha só Edson, existe 2 grandes problema em se fazer isso. O primeiro é que se vc tiver que formatar a máquina vc vai ter que ficar catando todos os seu projetos no meio da pasta do max, que fica na pasta arquivos de programas, lugar esse destinado pra instalação dos softwares. O segundo é que essa pasta fica na unidade C, e hoje em dia como os hds são grandes normalmente se particiona o mesmo, então o ideal é se deixar todos os arquivos particulares na unidade secundária, deixando o C apenas para programas e o sistema operacional. Por que isso? Pelo simples fato de que se vc pegar um vírus os seus arquivos estarão seguros na unidade secundária. ;)
Boa, Tiago! Só esqueci de contar que gravo tudo em cd. Desde os "Meus Documentos" até meu queridos arquivos, tutoriais, tudo, tudo, do meu querido Max. Nunca perdi nada! Fica essa dica também pra galera! O gravador de CD é duas mãos na roda.
Ah, isso é verdade, backup é muito importante. Infelizmente aqui na empresa a gente não tem como ficar fazendo backup, o que a gente faz é gravar os projetos arquivados em cd, se a gente fosse fazer backup cds não dariam conta teria que ser dvds, pq um projeto de vídeo fica em GB, ai inviabiliza, por isso a gente usa esse esquema, sem falar que os pc aqui ficam sempre conectados, embora a gente tenha firewall, ati-virus, não da pra facilitar. Outra coisa que a gente tem em separado são os hds do Hardware de vídeo, aqui no caso a gente usa a velocity.
Valeu gente. tiagodmed: Quer dizer que vc cria subpastas no projeto em desenvolvimento e para elas vc copia os elementos da biblioteca que vc aplica no projeto, afim de não danificar os caminhos para as texteuras e etc caso sua biblioteca original seja movida ou coisa do tipo. É isso? Edson: Tb pensei em fazer isso, pricipalmente porque agente pode alterar as pastas default para outras quaisquer... mas to em dúvida ainda. Miha intenção é organizar de uma forma que novos elementos possam ser inseridos nessa biblioteca, sem modificar a ordem de arquivamento e ter objetos mais prontos para inserir nas cenas e ganhar tempo de produção. Obrigado gete. Vou continuar minha pesquisa.
E ai netroger, blz, na verdade eu faço isso de puxar as texturas para a pasta do projeto, pq eu uso o backburner para renderizar, usando ele eu tenho 2 opções ou eu coloco o caminho dos materiais todos pelo endereço da rede, assim todas as máquinas se acham na hora do render, ou eu faço uma cópia inteira do projeto em questão para as outras máquinas. Eu prefiro a segunda opção da menos trabalho. :-P
Netroger, costumo gravar meus blocos de acordo coma categoria que pertence, por exemplo, crio uma pasta chamada móveis, dentro desta, subpastas como camas, cadeiras, etc... Então denomino os arquivos como cadeira 01, cadeira 02, cad ... Dentro da mesma pasta gravo as imagens em jpg com o mesmo nome dos arquivos de bloco para evitar que tenha de abrir diversos arquivos até encontrar o desejado. Abraço.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711065.

Total de membros registrados: 138544

Últimos membros registrados: brunovidart, breno915, gustavovladson, Ronson, emerson_di, Nicole_felix15, ukhovit, lumileanprüfen.

Usuário(s) on-line na última hora: 1062, sendo nenhum membro e 1062 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Nenhum.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.