Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

julioras   Curitiba
Shal   São Paulo
ardiarqui   Argentina Buenos Aires - AC
Antonio   São Paulo - AC
mdpontes   Macapá - AP

Portfólios Ver Mais

ADRIANO TOSTA   SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP
Cleber Luiz Beraldo   Santo André, SP - SP
betoboo   Rio de Janeiro

No sufoco arquivo sobrecarregados

Por: Perceb  

Em: 01/09/2006 16:44

:? Caros amigos estou com problemas em uma cena no max 7 que nao renderiza, alega falta de memoria, sendo que o a cena aberta da Pico de 1.6 Gb, na memoria e quando uso o render ele vai ate o Pico de 1.7 GB e aborta, meu pc esta com 2GB, porem espetei mais 2 GB passando pra 4 GB, e ele aborta o render no mesmo pico do que se estivesse com 2GB, estou com a cena montada para imagens e animação, mas nao consigo renderizar, peço socorro :!: :!: :!: :?
Existe algum RPC na cena? Se existir tenta remover os últimos q adicionou e faz um teste. Blz!?
Pequenas diferenças no seu desempenho, trazem grandes diferenças nos seus resultados
Oi Perceb, tudo bem? A coisa mais importante do mundo e otimizar ao máximo a cena, não gastar nada desnecessariamente, porque tudo vai reverter em custo do equipamento e tempo de render. Isso vale tanto nos modelos quanto nas texturas e configurações do render, o que acaba dependendo de uma boa experiência com o mesmo. Não adianta colocar 4 GB de RAM, porque nenhum programa no Windows 32 bits pode usar mais do que 3 GB, na verdade só pode usar 2 GB, para usar 3 GB tem que modificar manualmente a configuração do arquivo boot.ini que está invisível na raiz da unidade C. 4 GB é impossível de usar, só em sistemas de 64 bits. Agora, precisa ver o que está pesando na cena para poder resolver. E depende também do render que estiver usando. No render padrão: Se for geometria, habilite a opção Conserve Memory na ficha Renderer da janela Render Scene Se for textruas, habilite a opção Bitmap Pager na ficha Render da janela Preferences. Se for RayTrace, diminua a quantidade de luzes RayTrace na cena, diminua a quantidade de materiais RayTrace da cena, diminua o valor do Maximum Depth na ficha Raytrace da janela RenderScene. Abraços
:) Valeu ai pessoal, e andre vou dar uma olhada aqui se consigo entao com suas dicas derrepente consigo, assim que terminar dou um retorno, e se tudo der certo vou postar as imagens ai pra vcs. Valeu mesmo :!: :!:
Se os OBJETOS estiverem pesados, procure neste mesmo forum sobre o título TELHADO, eu pus um tutorial super simplificado que TALVEZ possa ajudá-lo, principalmente se os objetos da cena forem importados de outros softwares para o 3D Stúdio.
Oi Andre..tudo bem? Fiquei interessado na configuraçao Bitmap Pager...tem 3 setagens ao lado.Poderia explicar do q se tratam? Desde ja fico grato pela atençao..abs
Vivendo e aprendendo!!!
Oi Gaucho, tudo bem? Quando você habilita o Bitmap Pager, o Max vai paginar as texturas e as sombras Shadow Map na HD, não vai deixar na memória, assim, libera espaço e evita dar o problema de Out Of Memory quando está trabalhando com muitas texturas em alta resolução. Mas certamente aumentará muito o tempo de render, porque a HD é muito mais lenta que a memória e o Max terá que ler toda hora as texturas. Pelo menos não dá falta de memória neste caso, demora mas renderiza. As configurações definem o espaço destinado para isso, normalmente não precisa modificar, mas você pode ver a descrição detalhada de cada um dos 3 parâmetros no Help do Max, digita Bitmap Pager que ele encontra na hora. Lá fala que é jogo usar para render imagens em grande formato também. Abraços
"Andre Vieira" disse: Oi Perceb, tudo bem? .........No render padrão: Se for geometria, habilite a opção Conserve Memory na ficha Renderer da janela Render Scene ... Abraços
8:) neste caso ele conserva oq? :00:
DEUS é maior!
"Andre Vieira" disse: Oi Perceb, tudo bem? .....para usar 3 GB tem que modificar manualmente a configuração do arquivo boot.ini que está invisível na raiz da unidade C. ......... Abraços
8:) para quem quiser testar... aogra não me responsabiliso por qualquer danos q possam vim a acontecer com seu PC :lol: :seila: é o seguinte: 1) acha o arquivo boot.ini 2) abre ele no bloco de notas 3) Linha de comando: multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Pro with /3GB" /fastdetect /3GB obs>: digita esta linha de comando logo abaixo das outras linhas q ja estavam lá. 4) salva e fecha o bloco de notas! 5) da proxima vez q reinicializar o PC ele vai perguntar de vc quer entrar pelo metodo normal - default do win.... ou pro win tal, tal, tal, :-P :lol: 3G... dai vc vai no teclado (setinhas) e escolhe para ele começar por win... 3GB. 6) agora é so abrir o max e renderizar! obs>: todo vez q for renderizar cenas pessadas deve-se deixar somente aberto o programa q vc utilizará para fazer o render... neste caso especifico o MAx. Favor fechar o restante dos programas! obs2> qndo vc abre o (win XP Professional SP2 - 32bits) por 3GB oq vc esta dizendo é para o sistema operacional liberar ate 3GB por aplicativo... isso se o aplicativo suportar! tem isso tb! no caso do max e mental ray eles suportam ;) ..... mas por exemplo: se for um outro programa q não suporta utilizar mais de 2GB de ram, não adinata nada vc utilizar "aquela linha de comando" no boot.ini ! entedeu? ;) alem do sistema liberar o programa tem q suportar! obs3> aconselho usar este modo de operação (...3GB...) apenas para o momento do render... pq de certa forma a utilização do win fica mais instável. bem... tudo q disse ai em cima é fruto de experiências e conversas com amigos q ja passarm por estes mesmos problemas. Com minha pessoa funcionou! mas se falei alguma coisa equivocadamente... favor me corrigir :-P :lol: :seila: ;) ate mais pessoal! o caminho é este! conversando a gente se entende!
DEUS é maior!
Aí Perceb, vou dar uma ajuda a você que passo constantemente em meus trabalhos. Estou trabalhando em cima de usinas hidrelétricas que criam o mesmo problema que o seu. A solução neste caso é a seguinte (relatando minhas ações): Deve-se diminuir o número de figurações na cena, como por exemplo árvores. Eu as uso do plug-in Itoo (procure aqui no site da Três D1) para gerar elas. Neste caso ele necessita de que se crie lines para o lugar que se vai colocá-las. Como os meus terrenos tem bosques dispersos tenho que criar vários para poder simulá-los. Bem, o problema é que quando se tem muitos bosques, não pelo fato de serem muitas árvores geradas, mas por serem muitos bosques distintos. Quando se tem muitos objetos em cena fica horrível até para editar a cena nas viewports. A solução neste caso, como as árvores fazem apenas figurações é atachar todas as linhas como um objeto só e então depois aplicar o plug-in. Todas as árvores geradas neste caso ficam sendo apenas um objeto, e por mais complexo que ele seja, fica fácil a edição nas viewports. Este é um caso que ajuda bastante. Outro caso, ainda nestas usinas, é o fato de se atachar vários objetos como sendo um só. Depois de editá-los tanto no formato quanto na textura eu os atacho através deste processo. Neste exemplo eu pego as edificações do lugar que foram geradas no cad, e como são muitas eu as atacho, depois de editar as texturas, as paredes, as janetas, os telhados, etc... e crio um objeto só. Qual é o benefício disto? - Diminuição de cáuculo de render por objetos, pois é assim que o render trabalha. - Diminuição de tamanho de arquivo .max - Diminuição de tempo de edição nas viewports (aposto que você tem este problema). Digamos assim tudo fica mais ágil no max e o trabalho rende mais sem estressar. Experimente aí e me fale depois. Mas tome o cuidade de atachar somente depois de ter certeza que não existe mais modifição alguma a ser feita nos objetos. Abração. Israel.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711073.

Total de membros registrados: 138553

Últimos membros registrados: carlosborlin, Endoterec, Jurants, lumileanbefehl, Asssilem, NowSlimKapselndePreis, condriflexpro, Kevinsdiemer.

Usuário(s) on-line na última hora: 1094, sendo 2 membro(s) e 1092 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Daniel Monteiro, Carlos E. Nogueira.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.