Oi Eduardo...tranquilo? Bom...eu agora to um pouco mais sossegado! Olha so...realmente o q tu falou faz sentido..no mundo real ocorre a transferencia de cor...mas tinha q haver uma maneira de controlar isso no 3D! Pois..se fosse algo involuntario e fora de controle..imagina como ficariamos...a merce! Entao..pelo menos ate agora...tu pode testar ai tb...a maneira q eu descobri e a seguinte...pra fazer a grama q era o q tava ocasionando transferencia grande de cor verde pras paredes eu use um VrayGIMtl...dai..no Base Material tu faz tua grama normal...usa textura, bump..enfim...como quiser...e no GI Material no meu caso aki...usei branco total (isso vai ser a cor q o render vai pegar pra fazer o GI desse objeto o plane da grama) bom...so nesse procedimento ja melhorou 90%...mas..minhas paredes da frente ainda estavam um pouco cinza em relaçao as de tras..(eu quero 100% igual)..entao selecionei o plane e no Vray Proprieties, Generate GI passei do default 1,0 pra 1,3..e ta feito...controle total! Espero ter ajudado...segue imagem do Material...abs.