Oi gente, tudo bem?
Eu até mudei o texto da notícia sobre o Blow Up na página principal do site.
Como todos sabem, meu ramo não é impressão, é televisão, então, não sou um especialista em impressão, apesar de ter trabalhado alguns anos com isso.
Eu cheguei na TV onde trabalho e mostrei o Blow Up para um especialista na área, ele é muito bom e faz uma revista de alta qualidade sozinho naquela emissora.
O cara quase me bateu quando eu falei que o programa era incrível.
Com o olho treinado que ele tem, me mostrou facilmente os problemas que apareceram nos exemplos do Blow Up, ele achou o programa uma porcaria.
Me mostrou vários defeitos e pegou aquela imagem da mulher com a maçã no PhotoShop, ampliou 400%, passou uns filtros e chegou exatamente no mesmo resultado do Blow Up.
Então, realmente era muito bom para ser verdade.
A velha máxima que nunca se deve aumentar imagens raster continua valendo, e pelo jeito, velerá por muitos anos.
Também mostrei essas mensagens para ele, e ficou bem claro que não tem como ampliar imagem raster sem perda.
Ele disse que o rogério não percebeu a perda de qualidade na ampliação de 4 megapixel para 12 megapixel, porque certamente perdeu qualidade e a perda foi grande.
Ele disse que se fosse assim, ele não precisava ter pago sei lá quantos mil reais numa câmera que aceita 32 megapixel, que ele poderia ter pago 2 mil numa câmera de 6 megapixel e interpolar, mas ele perderia todos os clientes.
Realmente é fisicamente impossível, tanto que na página do Blow Up tem uma explicação de como ele faz para reduzir o problema do estouro dos pixels, porque o computador não tem como saber a cor do pixel que vai estar nos espaços que faltaram, então, tem que interpolar.
Se interpolou já ferrou, já não é mais uma imagem profissional, já não serve mais para trabalhos profissionais de qualidade.
O que o Blow Up faz é aplicar um fractal atrás da imagem para mesclar com os pixels interpolados, assim, diminui a sensação de perda de qualidade, mas na verdade perdeu, então, não serve.
Resumindo, o certo é como sempre foi, a imagem tem que estar no tamanho e na resolução exata para a impressão, qualquer outra gambiarra é gambiarra e já não pode ser considerado com qualidade profissional.
Claro que estou falando de impressão de alta qualidade, para uma revista, por exemplo.
Um outdoor é bem diferente, como esse profissional da TV mesmo disse.
Os pontos podem estar muito espaçados, porque será visto de longe, mas não pode estar borrado, sem definição.
Então, pode ter menos DPI, aliás, tem que ter menos DPIs, dessa forma pode ser impresso muito maior.
Mas nunca pode ampliar a imagem para chegar no tamanho que precisa, ela tem que ser renderizada com a quantidade de DPI e o tamanho adequado.
Pois se aumentar, vai borrar da mesma forma que qualquer imagem borra, se é vista de longe, fica pior ainda, porque perde definição.
Como imagem para outdoor usa poucos DPI, fica mais fácil de renderizar do que um Folder A3 com 300 DPI de resolução.
Sobre a pergunta do Caosdesign.
Não adianta nada, da exatamente na mesma.
Veja só, se render com 10 vezes mais DPI e o tamanho 10 vezes menor, será exatamente a mesma coisa do que render com o tamanho 10 vezes maior e 10 vezes menos DPI.
É isso que precisa entender para poder realmente "ver" claramente o que é resolução e tamanho.
Sei que é um assunto difícil no princípio, mas quando você "vê" o negócio, é como aquela cena do Neo em Matrix, quando ele "vê" a programação atrás do Smith e vira um Superman.
Quando você realmente "ver" o negócio, fica tão simples como 2+2.
O tamanho depende do DPI e o DPI depende do tamanho.
Se tem duas polegadas quadradas e em cada uma tem 100 pontos.
Se você muda isso para 50 pontos em cada polegada quadrada, precisa de mais polegadas quadradas para guardar os outros pontos que sobraram, ou seja, precisa de mais duas polegadas quadradas, sendo assim, vai dobrar o tamanho da imagem, porque dimiuiu pela metade a resolução.
Por outro lado, se colocar 200 pontos em cada polegada quadrada, precisará apenas de uma polegada quadrada para conter os 200 pontos, ou seja, a imagem terá a metade do tamanho, mas o dobro de resolução.
Consegue entender isso?
O Max só aceita render com 72 DPI, que é resolução de tela, não aceita render com 300 DPI nem pelo Print Size, ele na verdade renderiza com 72 e depois troca resolução por tamanho, como eu explico no artigo sobre impressão a 300 DPI.
O link é esse: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15351
Portanto, é impossível render com 600 DPI no Max, o que você pode fazer é o cálculo que explico no artigo citado acima para saber com quantos pixels precisa renderizar para ter essa resolução.
Assim, o Max vai renderizar uma imagem imensa em tamanho mas com apenas 72 DPI, no PhotoShop você vai fazer o que o Print Size faz, vai trocar tamanho por resolução, ficando com uma imagem bem menor mas com muito mais resolução.
Isso não perde nenhuma qualidade, porque nada foi processado na imagem, apenas colocou mais pontos em cada polegada quadrada, fazendo a imagem diminuir de tamanho e aumentando a resolução.
Entende?
O que você precisa saber é apenas o tamanho da impressão e a resolução que ele precisa.
Fazendo o cálculo você saberá a quantidade de pixels que precisa renderizar e assim saberá se pode ou não fazer.
Dependendo da quantidade de pixels que der no cálculo, a máquina aceita renderizar, dependendo a quantidade de pixels que for necessária, a máquina não vai aguentar renderizar.
Abraços