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Render imagem para painel

Por: sandrolm  

Em: 04/10/2006 12:12

Gente, brigadão pelas dicas, esse Blow up parece ser promissor ein!?
André, aproveitar este tópico que é parecido com um que criei que vc já postou lá tirando minhas dúvidas, agora tenho outra dúvida , como faço para render com mais de 600dpi que é o maximo que tem no print zise do max???? Quero mais que isto pois vou fazer uma imagem com 720dpi e o cara da gráfica vai ampliar 10 vezes a imagem, então ele disse para eu fazer com 10 vezes mais qualidade de que ele vai plotar que serão 72 dpi, então vou render 10 vezes menor so que com 10 vezes mais DPI e na plotagem vai ficar o desenho 10 vezes maior e 10 vezes menos DPI....entende? valeu...
Oi gente, tudo bem? Eu até mudei o texto da notícia sobre o Blow Up na página principal do site. Como todos sabem, meu ramo não é impressão, é televisão, então, não sou um especialista em impressão, apesar de ter trabalhado alguns anos com isso. Eu cheguei na TV onde trabalho e mostrei o Blow Up para um especialista na área, ele é muito bom e faz uma revista de alta qualidade sozinho naquela emissora. O cara quase me bateu quando eu falei que o programa era incrível. Com o olho treinado que ele tem, me mostrou facilmente os problemas que apareceram nos exemplos do Blow Up, ele achou o programa uma porcaria. Me mostrou vários defeitos e pegou aquela imagem da mulher com a maçã no PhotoShop, ampliou 400%, passou uns filtros e chegou exatamente no mesmo resultado do Blow Up. Então, realmente era muito bom para ser verdade. A velha máxima que nunca se deve aumentar imagens raster continua valendo, e pelo jeito, velerá por muitos anos. Também mostrei essas mensagens para ele, e ficou bem claro que não tem como ampliar imagem raster sem perda. Ele disse que o rogério não percebeu a perda de qualidade na ampliação de 4 megapixel para 12 megapixel, porque certamente perdeu qualidade e a perda foi grande. Ele disse que se fosse assim, ele não precisava ter pago sei lá quantos mil reais numa câmera que aceita 32 megapixel, que ele poderia ter pago 2 mil numa câmera de 6 megapixel e interpolar, mas ele perderia todos os clientes. Realmente é fisicamente impossível, tanto que na página do Blow Up tem uma explicação de como ele faz para reduzir o problema do estouro dos pixels, porque o computador não tem como saber a cor do pixel que vai estar nos espaços que faltaram, então, tem que interpolar. Se interpolou já ferrou, já não é mais uma imagem profissional, já não serve mais para trabalhos profissionais de qualidade. O que o Blow Up faz é aplicar um fractal atrás da imagem para mesclar com os pixels interpolados, assim, diminui a sensação de perda de qualidade, mas na verdade perdeu, então, não serve. Resumindo, o certo é como sempre foi, a imagem tem que estar no tamanho e na resolução exata para a impressão, qualquer outra gambiarra é gambiarra e já não pode ser considerado com qualidade profissional. Claro que estou falando de impressão de alta qualidade, para uma revista, por exemplo. Um outdoor é bem diferente, como esse profissional da TV mesmo disse. Os pontos podem estar muito espaçados, porque será visto de longe, mas não pode estar borrado, sem definição. Então, pode ter menos DPI, aliás, tem que ter menos DPIs, dessa forma pode ser impresso muito maior. Mas nunca pode ampliar a imagem para chegar no tamanho que precisa, ela tem que ser renderizada com a quantidade de DPI e o tamanho adequado. Pois se aumentar, vai borrar da mesma forma que qualquer imagem borra, se é vista de longe, fica pior ainda, porque perde definição. Como imagem para outdoor usa poucos DPI, fica mais fácil de renderizar do que um Folder A3 com 300 DPI de resolução. Sobre a pergunta do Caosdesign. Não adianta nada, da exatamente na mesma. Veja só, se render com 10 vezes mais DPI e o tamanho 10 vezes menor, será exatamente a mesma coisa do que render com o tamanho 10 vezes maior e 10 vezes menos DPI. É isso que precisa entender para poder realmente "ver" claramente o que é resolução e tamanho. Sei que é um assunto difícil no princípio, mas quando você "vê" o negócio, é como aquela cena do Neo em Matrix, quando ele "vê" a programação atrás do Smith e vira um Superman. Quando você realmente "ver" o negócio, fica tão simples como 2+2. O tamanho depende do DPI e o DPI depende do tamanho. Se tem duas polegadas quadradas e em cada uma tem 100 pontos. Se você muda isso para 50 pontos em cada polegada quadrada, precisa de mais polegadas quadradas para guardar os outros pontos que sobraram, ou seja, precisa de mais duas polegadas quadradas, sendo assim, vai dobrar o tamanho da imagem, porque dimiuiu pela metade a resolução. Por outro lado, se colocar 200 pontos em cada polegada quadrada, precisará apenas de uma polegada quadrada para conter os 200 pontos, ou seja, a imagem terá a metade do tamanho, mas o dobro de resolução. Consegue entender isso? O Max só aceita render com 72 DPI, que é resolução de tela, não aceita render com 300 DPI nem pelo Print Size, ele na verdade renderiza com 72 e depois troca resolução por tamanho, como eu explico no artigo sobre impressão a 300 DPI. O link é esse: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15351 Portanto, é impossível render com 600 DPI no Max, o que você pode fazer é o cálculo que explico no artigo citado acima para saber com quantos pixels precisa renderizar para ter essa resolução. Assim, o Max vai renderizar uma imagem imensa em tamanho mas com apenas 72 DPI, no PhotoShop você vai fazer o que o Print Size faz, vai trocar tamanho por resolução, ficando com uma imagem bem menor mas com muito mais resolução. Isso não perde nenhuma qualidade, porque nada foi processado na imagem, apenas colocou mais pontos em cada polegada quadrada, fazendo a imagem diminuir de tamanho e aumentando a resolução. Entende? O que você precisa saber é apenas o tamanho da impressão e a resolução que ele precisa. Fazendo o cálculo você saberá a quantidade de pixels que precisa renderizar e assim saberá se pode ou não fazer. Dependendo da quantidade de pixels que der no cálculo, a máquina aceita renderizar, dependendo a quantidade de pixels que for necessária, a máquina não vai aguentar renderizar. Abraços
Eu tenho uma dúvida sobre trabalhar com outdoors ou grandes renderizações. Quanto cobrar, não sei se é uma pergunta válida por que percebo que nínguém fala nisso, isso por que não existe uma média de mercado ou por que realmente é um pergunta indiscreta e nínguém comenta? Uma verdade é que tem aquela coisa de que cada caso é um caso, as vezes pode ser um outdoors, mas com uma cena simples, e pode ser uma folha A3 a 300 dpi, acredito que a imagem A3 deverá ser mais cara, pelo menos a princípio, também depende do computador, enquanto um pode levr meia hora outro pode levar três dias, mas mesmo assim, não existe um valor de mercado, se eu tenho um computador fraco, e vou demorar mais tempo renderizando o problema é meu, vou ganhar menos em relação ao que poderá renderizar em meia hora, o cliente não pode pagar mais para mim só por isso. Bom, são dúvidas de quem está fora do mercado, perdoe a ignorância. rs*. Abraços...
Oi Bisewski, tudo bem? Não é nenhum tabu falar sobre preço, mas não tem como dizer um valor, porque são muitas variáveis, é um trabalho artístico, não é um produto feito em grande escala, "é manual". Então, não importa o computador e também não importa muito o tamanho da imagem, o que importa é a qualidade da mão de obra do artista. Se ele faz imagens realistas, ele cobra mais caro, esse caro é de acordo com a região do país onde ele está, tem que pesquisar o preço na sua região. Agora, o computador vai dizer o quanto você pode detalhar a sua cena e o tamanho máximo que poderá renderizar. Sendo assim, o tamanho da imagem depende do poder computacional que tem, dependendo do tamanho e da resolução vai dar ou não para fazer. Agora, o tamanho da imagem a ser renderizada consome hora de máquina, então, você vai determinar o quanto custa a hora da sua máquina parada para renderizar, pense no que poderia fazer com ela para ganhar grana neste tempo e cobra esse valor de render a mais em cima do valor do projeto. Abraços

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