Vou tentar passar um tuto aqui...
Aqui temos um bloco modelado com 3d1 vazado
Aqui a origem do UCS(Sistema de Coordenadas do Usuário) foi mudada e foi girado 45º no eixo X
Command: UCS (menu - Tools: New UCS)
Current ucs name: *WORLD*
Specify origin of UCS or [Face/NAmed/OBject/Previous/View/World/X/Y/Z/ZAxis]
<World>: O (o de origem)
Specify new origin point <0,0,0>: (aqui clicamos na quina do bloco como mostra a figura)
Command: UCS
Current ucs name: *NO NAME*
Specify origin of UCS or [Face/NAmed/OBject/Previous/View/World/X/Y/Z/ZAxis]
<World>: X (vamos girar no eixo X)
Specify rotation angle about X axis <90>: 45
Aqui o resultado do fatiamento com o SLICE e a parte q desejamos
Command: SLICE (Modify menu: 3D Operations » Slice)
Select objects to slice: selecione o bloco
Specify start point of slicing plane or [planar
Object/Surface/Zaxis/View/XY/YZ/ZX/3points] <3points>: XY (aqui desejamos fatiar no plano xy)
Specify a point on the XY-plane <0,0,0>: Enter. Pode ser esse ponto mesmo.
Specify a point on desired side or [keep Both sides] <Both>: selecione o lado que deseja que permaneca no fatiamento, se for both, ficam ambas as partes
Aqui damos o FACETRES com valor 10 p ficar mais suaves a curvas. Depois o HIDE
Command: FACETRES
Enter new value for FACETRES <0.5000>: 10
Command: HIDE
Nesse momento, é importante alinhar o UCS à vista pois eh essa que nos interessa mais a frente.
Command: UCS
Specify origin of UCS or [Face/NAmed/OBject/Previous/View/World/X/Y/Z/ZAxis]
<World>: VIEW
Indo para o PAPER SPACE, vamos apagar a vista que já e criada por default, ela não nos servirá. A janela para essa tarefa so pode ser feita pelo SOLVIEW.
Usando o comando SOLVIEW vamos criar uma vista
Command: SOLVIEW (Menu Draw: Modeling » Setup » View)
Enter an option [Ucs/Ortho/Auxiliary/Section]: U
Aqui vamos usar a vista do UCS
Enter an option [Named/World/?/Current] <Current>: ENTER
Usaremos a corrente, a que deixamos paralela à nossa vista.
Enter view scale <1>: ENTER
Aqui é pedida uma escala para a vista, dê apenas enter.
Specify view center:
Clique em um ponto para ser o centro da nova vista.
Specify view center <specify viewport>: ENTER Pois o ponto já foi especificado e não queremos mudar. Se quiser e só clicar em outro ponto.
Specify first corner of viewport: Clique um ponto que será o canto da vista
Specify opposite corner of viewport:
Clique um canto oposto
Enter view name: V1
Aqui é pedido um nome para a vista. Usemos V1
Enter an option [Ucs/Ortho/Auxiliary/Section]: ENTER
Para sair do comando use ENTER
Aqui entramos na janela e damos um ZOOM Extents
Command: ZOOM
Specify corner of window, enter a scale factor (nX or nXP), or
[All/Center/Dynamic/Extents/Previous/Scale/Window/Object] <real time>: E
Agora vem o comando SOLDRAW, e ele pede q selecionemos a vista
Command: SOLDRAW
Select viewports to draw..
Select objects: Selecione a janela criada.
Pronto, ja foi tudo desenhado. Observe que foram criadas 3 layers, com nome da vista e com terminações DIM, HID e VIS, para dimensão(cotas), linhas escondidas(HIDE) e as linhas visíveis, respectivamente. Essa camada de linhas invisíveis é importante em desenhos técnicos mecânicos onde elas aparecem tracejadas.
Voltemos para o MODEL SPACE e lá vamos apagar todos os layers, exceto com terminação VIS.
Podemos então ver o resultado.
Perceba que o desenho foi feito todo num plano só com entidades de 2D.