Fator de escla

Por: netroger  

Em: 06/10/2006 16:38

Colegas: Como posso, no 3dstúdio, efetuar uma alteração de escala através de um fator de escala? Por exemplo, quero aumentar um modelo 1.45 vezes. No cad agente pode digitar esse fator de escala, e no Max, tenho esse controle por fator de escala? Agradeço. Netroger
Olá Netroger. No max tem sim como controlar isso. Basta voce selecionar o objeto e clicar com o botão direito no icone do scale ( à direita do move e do rotate). Daí vai abrir uma janela e do lado direito tem a escala em porcentagem para voce escolher. Por exemplo, se voce quer dobrar um objeto de tamanho, deve digitar 200%. Se quer o seu objeto 50% maior, digita 150% e assim por diante. Espero ter ajudado. Abraço.
No caso, tu escolhe Select and Uniform Scale na barra superior e na barra inferior, tu coloca o valor no X. Tem um botão entre o X e o cadeado. Se não tiver marcado ele mostra o valor absoluto do objeto, se tiver marcado, ele marca o relativo. No caso, vc clica nesse botão pq ai vc vai querer aumentar 45% do valor atual. Pq vai ta 100, ou seja, ali eh 100%, como vc quer um aumento de 45%, ficaria 145. Toda vez q vc confirmar a alteração, o valor volta para 100. Se voltar o botao "desclicando" vai poder ver qtos porcentos o objeto foi acumulando.
Lindoia e Heuew, obrigado pela ajuda básica!!!! Aproveitando.... Quando estou ajustando a extrusão de um objeto, o contador do campo height, por exemplo, caminha com um passo determinado, por exemplo: se ele marca 1,523 e eu clico uma vez nele ele pula para 1,598, e passa do ponto que eu desejo... como ajustar esse passo? Valeu gente!!!!
OI Netroger, tudo bem? Você pode ajustar os Steps dos Spinners na janela Preferences, dentro do Customize, fica logo na primeira ficha, a General. Mas sinceramente, é muito trabalhoso usar o Max dessa forma, como um programa de CAD, ele não oferece facilidades para trabalhar com medidas. Se você modelar isso num programa de CAD, qualquer um, será muito mais fácil e muito mais rápido, bastará entrar com a medida pelo teclado que a linha será feita precisamente. Se não gosta do AutoCAD, dá uma testada no Rhino, é demais. Em qualquer programa de CAD é super fácil trabalhar com medidas assim, no Max é muito trabalhoso e demorado. Abraços
Valeu André. Quanto ao Cad, já sou macaco velho... É que tenho que ajustar um painel numa fachada e não estava conseguindo fazer o limite do painel coincidir com o limite do prédio, em função do agora conhecido "Step dos Spinners" he he. Obrigado.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711074.

Total de membros registrados: 138555

Últimos membros registrados: nagrorn, gu.mesquita, carlosborlin, Endoterec, Jurants, lumileanbefehl, Asssilem, NowSlimKapselndePreis.

Usuário(s) on-line na última hora: 720, sendo nenhum membro e 720 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Nenhum.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.